Arquivo

Mostrar mensagens com a etiqueta Olímpiadas 2012. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Olímpiadas 2012. Mostrar todas as mensagens

Moçambique: Voleibolistas nacionais já estão no terreno

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os voleibolistas moçambicanos que estarão envolvidos nas eliminatórias da Zona Africana de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, na modalidade de voleibol de praia, já iniciaram a preparação. 
A equipa nacional estará representada em masculinos e femininos com duas duplas cada. 

Délcio Soares/Justino Tovela e Carlos Acácio/Carlos Macamo formam a turma moçambicana, em masculinos, enquanto a feminina é composta por Amélia Cumbi/Rezia Cumbi e Guilhermina Cossa (Guigui)/Marília Magaia. 

Os treinos dos combinados nacionais decorrem às segundas, terças, quintas-feiras e domingos na Praia da Costa do Sol (Zona da Miramar). 

Ambas as selecções treinam sob as ordens de Raul Romero, técnico cubano que continua ao leme depois de ter vivido uma experiência não muito agradável nos Jogos Africanos na medida em que não conseguiu levar os moçambicanos a um dos lugares do pódio. 

Em masculinos, a fase final africana de qualificação para as olimpíadas decorrerá na Nigéria, a partir do próximo dia 28, sendo que os adversários são Angola, Gâmbia, Burundi e a selecção anfitriã. Nigerianos e angolanos são os opositores a ter em conta, visto que nos Jogos Africanos exibiram muita qualidade. 

Em femininos, a prova realiza-se na Argélia. As voleibolistas moçambicanas terão pela frente duplas da Serra Leoa, Uganda, Argélia e Namíbia. Refira-se que na primeira fase das eliminatórias (Zona Austral), realizada na capital do país, em Julho último, a selecção masculina ocupou o segundo lugar e a feminina o primeiro.


Vasco Zacarias
Colaborador de Moçambique


Ler Mais

Cabo Verde: Selecção masculina de voleibol de praia compete no Togo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Federação Caboverdiana de Voleibol confirmou que irá participar no Pool 3 Masculino, da Fase ZONAL de Qualificação para os Jogos Olímpicos Londres 2012, em Volei de Praia que será organizado em Lomé - Togo de 13 a 17 de Outubro.

O calendário é o seguinte:

· 13 outubro de 2011: chegada das delegações

· 14-16 outubro: Competição

· 17 de outubro de 2011: partida das delegações


Os países participantes são:
· Em Masculinos - Pool 3: África do Sul – Cabo Verde - Egipto - Congo RDC - Togo



Ler Mais

Portugal: Seniores femininos perdem na qualificação para os Jogos Olímpicos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As selecções de seniores femininos da Dinamarca, Suécia e Áustria apuraram-se para a fase seguinte da Pré-Qualificação para os Jogos Olímpicos «Londres 2012», a disputar entre 8 e 13 de Novembro de 2011.

Na fase eliminatória, as dinamarquesas receberam, em Holte, e superaram a Bósnia Herzegovina com os resultados de 3-1, 2-3 e 15/13 no Golden Set.

As suecas bateram a Geórgia em Angelholm por duplo 3-0.

No primeiro jogo, a oposta austríaca Dianna Ojo, autora de 15 pontos, foi a melhor pontuadora do jogo, enquanto Fabiola Gomes (8 pontos, na foto) e Joana Polido (6) foram as portuguesas mais concretizadoras.
No segundo jogo, Dianna Ojo voltou a ser a melhor pontuadora do jogo, desta vez com 24 pontos, enquanto Fabiola Gomes (13) foi a portuguesa que se destacou no ataque.


 
COMITIVA PORTUGUESA
Daniela Loureiro (Libero) - 17.08.1987 - CF Belenenses
Beatriz Santos - 10.08.1995 - Leixões SC
Aline Timm - 05.09.1988 - CF Belenenses
Andreia Anselmo - 27.01.1982 - CF Belenenses
Núria Silva - 26.12.1991 - SC Espinho
Bonémia Gomes - 08.02.1992 - Leixões SC
Marta Hurst - 07.07.1992 - GDC Gueifães
Joana Neto - 04.01.1993 - GDC Gueifães
Joana Polido - 02.08.1992 - GD Sesimbra
Renata Guerreiro - 05.11.1991 - AV Portimão
Marta Andrade - 16.08.1983 - SC Espinho
Fabiola Gomes (Capitã) - 14.10.1989 - CS Madeira

Chefe de Delegação
Amélia Melo

Treinadora Principal
Gilda Harris Sarria

Treinadora Adjunta
Paula Semedo

Fisioterapeuta
Diogo Barata


Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu


Fonte: FPV


Ler Mais

Portugal: Seniores femininos / Fase de Qualificação para os Jogos Olímpicos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Áustria venceu (3-0: 21/16, 25/15 e 25/16) Portugal no primeiro dos dois jogos referentes à fase de Pré-Qualificação para os Jogos Olímpicos «Londres 2012», disputada na cidade austríaca de Graz.

A oposta austríaca Dianna Ojo, autora de 15 pontos, foi a melhor pontuadora do jogo, enquanto Fabiola Gomes (9) e Joana Polido (8) foram as portuguesas mais concretizadoras. [Ver equipas]

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Gilda Harris Sarria, defronta novamente a formação austríaca amanhã, pelas 17h00 locais, no ASKÖ-Sportcenter.

Caso Portugal vença, será disputado um set extra (Golden Set) para desempatar a eliminatória.

O vencedor da eliminatória apura-se para um dos três Torneios de Pré-Qualificação, a disputar entre 8 e 13 de Novembro de 2011.

O regresso da comitiva portuguesa está agendado para o dia 4 de Setembro, com chegada ao Porto pelas 10h30: voo LH 1176, proveniente de Frankfurt (Alemanha).

Contacto na Áustria

Hotel BOKAN «Exclusiv»: Tel.: +43-316-57 14 34 / http://www.bokan-exclusiv.at

 
COMITIVA PORTUGUESA
Daniela Loureiro (Libero) - 17.08.1987 - CF Belenenses
Beatriz Santos - 10.08.1995 - Leixões SC
Aline Timm - 05.09.1988 - CF Belenenses
Andreia Anselmo - 27.01.1982 - CF Belenenses
Núria Silva - 26.12.1991 - SC Espinho
Bonémia Gomes - 08.02.1992 - Leixões SC
Marta Hurst - 07.07.1992 - GDC Gueifães
Joana Neto - 04.01.1993 - GDC Gueifães
Joana Polido - 02.08.1992 - GD Sesimbra
Renata Guerreiro - 05.11.1991 - AV Portimão
Marta Andrade - 16.08.1983 - SC Espinho
Fabiola Gomes (Capitã) - 14.10.1989 - CS Madeira

Chefe de Delegação
Amélia Melo

Treinadora Principal
Gilda Harris Sarria

Treinadora Adjunta
Paula Semedo

Fisioterapeuta
Diogo Barata


Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu
 
 
Fonte: FPV


Ler Mais

Portugal: Fase Zonal da Taça Continental de Volei de Praia disputa-se de 9 a 11 de Setembro

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

José Pedrosa/Rui Moreira e Filipe Pinto/Luís Puga são as duplas portuguesas que vão representar Portugal na Poule C da Fase Zonal da Taça Continental de Voleibol de Praia, nos dias 9 a 11 de Setembro, na cidade dinamarquesa de Copenhaga.
 
O Chefe de Delegação da comitiva lusa será Henrique Gomes, Director da FPV, que recentemente exerceu as funções de Director de Competição no Europeu de Sub-23, realizado, de 4 a 8 de Agosto, no Porto, e de Supervisor Técnico da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) no Europeu de Sub-18, disputado em Vilnius (Lituânia), uma semana depois.

Portugal disputará a competição de masculinos, após ter sido 3.º classificado na fase anterior, disputada em Zrece, na Eslovénia.
As duplas lusas apuraram-se para a Fase Zonal ao vencerem, por 3-1, a Eslovénia, resultado que lhes permitiu assegurar o 3.º lugar final na Poule B da Fase Sub-Zonal Europeia, disputada em Setembro de 2010 na cidade eslovena de Zrece.

José Pedrosa (na foto) disputa o Circuito Mundial de Voleibol de Praia (World Tour) desde 1997.
Entre outros resultados relevantes, foi campeão europeu de Sub-23, em 2001, vencedor de 5 Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia, em 1999, 2004, 2005, 2007 e 2009, e medalha de ouro e de prata nos Jogos da Lusofonia, respectivamente em 2009 e 2006.

Rui Moreira é o Sub-23 português com mais experiência a nível internacional, constando do seu currículo o 9.º lugar no Europeu de Sub-23 (em 2011 e 2010), o 9.º lugar no Europeu de Sub-18 (2006), o 17.º lugar no Mundial de Sub-19 (2007), o 13.º lugar no Europeu de Sub-23 (2008) e a vitória no torneio turco Meydan Beach Volleyball Exibition Tournament 2010.

Luís Puga tem no seu currículo internacional o 13.º lugar alcançado no Europeu de Sub-23, em 2011, e o 19.º lugar no Europeu de Sub-20, em 2009.

Filipe Pinto é, tal como Rui Moreira e Luís Puga, um atleta proveniente dos Centros de Alto Rendimento para o Voleibol de Praia da FPV.
Embora a sua experiência internacional seja mais a nível de Indoor, em representação das selecções nacionais, Filipe Pinto classificou-se no 25.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-19, disputado em Alanya, na Turquia, em 2009.

Fase Zonal – Poule C

Dinamarca = Lars Mayland / Teis Corneliussen
Dinamarca = Bo Soderberg / Anders Lund Hoyer
Itália = Matteo Ingrosso / Paolo Ingrosso
Itália = Nicolai Paolo / Daniele Lupo
Holanda = Emiel Boersma / Daan Spijkers
Holanda = Reinder Nummerdor / Richard Schuil
Portugal  = José Pedrosa / Rui Moreira
Portugal  = Filipe Pinto / Luís Puga
Roménia = Bala Iulian Marian / Brinza Cristian
Roménia = Maskovits Marius /Abrudan Moisa Petru
Turquia = Murat Giginoglu / Nuri Sahin
Turquia = Selçuk Sekerci / Volkan Gogtepe

Com 32 Federações Nacionais inscritas, a Taça Continental compreende oito torneios de masculinos e de femininos, cada um disputado por um máximo de quatro países (cada país participa com duas duplas de masculinos e duas de femininos).

Os torneios são disputados segundo a fórmula de «país contra país» e à melhor de cinco vitórias.

No caso de haver igualdade, após terem sido realizados 4 jogos, será disputado o «Golden Set», por equipas escolhidas pelo respectivo Chefe de Delegação/Capitão de Equipa.

Os três países primeiros classificados em cada torneio qualificam-se para a Fase Zonal, agendada para 2011, que será disputada em quatro torneios de quatro países cada, à qual se seguirá a Fase Final, em 2012, que definirá o vencedor da Taça do Continente Europeu.

Os vencedores das cinco Taças Continentais de Voleibol de Praia, resultantes dos torneios realizados nos cinco continentes, qualificar-se-ão directamente para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Contacto na Dinamarca
Hotel Scandic Front ****
Skt. Annæ Plads 21
DK-1250 Copenhagen K
Tel: +45 3313 3400
Fax: +45 3311 7707
E-mail: front@scandichotels.com

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu
 
 
Fonte: FPV


Ler Mais

Moçambique: Selecção nacional feminina conquista medalha de ouro no voleibol de praia

terça-feira, 19 de julho de 2011

Entre os 14 e 18 de Julho o MAISVOLEIBOL esteve na praia da Miramar para presenciar inicio do Campeonato Zonal de Voleibol de praia para o apuramento dos jogos Olímpicos de Londres 2012, onde que apesar do mau tempo tudo correu segundo CAVB tinha programado e Moçambique esteve bem representada no pódio!

Com a conquista a selecção nacional passa á fase seguinte rumo aos Jogos Olímpicos de Londres.

A Selecção nacional de voleibol de praia de Moçambique em femininos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Africano da modalidade da zona seis que decorreu no último domingo na praia da Mira Mar na cidade de Maputo.

Participaram na competição seis países representados por quatro duplas, duas de masculinos e igual número em femininos.

O combinado nacional derrotou as Ilhas Maurícias por dois a zero com os parciais de 21-16 no primeiro set e 21-15 no segundo, mas para o efeito a final foi antecedida por duas partidas onde a dupla Guigui e Amélia venceu a primeira por dois a um e de seguida perdeu pelo mesmo resultado com Natasha Rigobert e Elodie Li Yak.

As atletas não esconderam a sua satisfação apesar do jogo ter sido difícil.

Mesmo com a derrota o técnico das Ilhas Maurícias gostou da competição.

A África do Sul posicionou-se na terceira posição.

Em masculinos a África do Sul foi o vencedor derrotando na final Moçambique por dois a um com parciais 21-16 no primeiro set , 13-21, no segundo e 16-14 no terceiro set.
Moçambique não conseguiu apurar-se a fase seguinte.

A competição serviu de qualificação para os jogos Olímpicos a realizarem-se em Londres na Inglaterra, no próximo ano entre os dias 27 de Julho a 12 de Agosto.
Vasco Zacarias
Colaborador de Moçambique

Para ver foto-reportagem consultar álbum no facebook, clicando AQUI !





Ler Mais

Moçambique: Campeonato Africano (Zona VI) de vólei de praia em Maputo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CAPITAL do país acolhe, a partir de hoje, sexta-feira, o Campeonato Africano (Zona VI) de vólei de praia. O evento serve para a qualificação aos Jogos Olímpicos a realizarem-se em Londres, Inglaterra, no próximo ano, entre os dias 27 de Julho e 12 de Agosto.

Cada um dos 11 países participantes, nomeadamente Moçambique, África do Sul, Suazilândia, Lesotho, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Namíbia, Botswana, Madagáscar e Maurícias, far-se-á representar por quatro duplas, duas de masculinos e igual número em femininos.

As equipas moçambicanas serão compostas pelos seguintes pares: Délcio Soares/Justino Tovela e Carlos Macamo/Carlos Amilton (Masculinos); Amélia Cumbe/Rezia Cumbe/Sátira Chongo/Guilhermina Cossa (Femininos). De referir que Délcio Soares, Justino Tovela e Carlos Macamo chegam hoje de Portugal, onde estiveram durante sensivelmente 45 dias a prepararem-se para disputar o “Regional” da Zona VI, bem como para os Jogos Africanos.

Ainda na manhã de hoje aguarda-se a chegada da selecção namibiana, a primeira a pisar o território nacional. As restantes equipas devem desembarcar amanhã.

Refira-se que as primeiras quatro duplas em masculinos e femininos garantem o apuramento para a fase final de qualificação para os Jogos Olímpicos. Nesta etapa, já estarão presentes os outros países do continente que igualmente disputam a nível das respectivas zonas o acesso às “olimpíadas”.

Vasco Zacarias
Colaborador de Moçambique
Ler Mais

Moçambique: Maputo recebe prova internacional de voleibol de praia

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Federação Moçambicana de Voleibol ira organizar a qualificação de Voleibol de praia para os jogos Olímpicos de Londres 2012 em parceria com a Confederação Africana de voleibol (CAVB) e onde participam os seguintes países:

Botsawana - Lesotho - Madagascar - Malawi - Mauricias - Moçambique - Namibia - Africa do Sul -Swazilandia -  Zambia e Zimbabwe.


Os campeonatos se realizarão a partir das seguintes datas:
13 de Julho de 2011:
Chegada dos oficias da CAVB
De 15 a 17 de Julho: Inicio das Competições
18 de Julho de 2011:Partida dos Participantes

Estarao presentes os seguintes oficias da CAVB nas competições:Presidente da CAVB- Dr Amr ELWANI
Director Tecnico-Howida MANDI
Supervisor Tecnico- Lahcen CHATER
Árbitro Internacional- Djamal BERGHEUL
Arbitro Internacional- Ihab NADER
Oficial de Impressa da CAVB- Dr Tarek Al Adwar

Vasco Zacarias
Colaborador de Moçambique

Ler Mais

Moçambique: Campeonato zonal de voleibol de praia do grupo E realiza-se em Maputo

domingo, 10 de julho de 2011

A cidade de Maputo será palco de 14 a 18 de Julho, do campeonato zonal do grupo E de voleibol de praia para apuramento aos jogos Olímpicos de Londres 2012.

Estarão na capital do país mais de 11 países com duplas em masculinos e femininos.

A Federação Moçambicana de Voleibol diz estar preocupada pelo facto de três atletas inscritos na prova, nomeadamente Délcio, Justino e Carlos ainda se encontrarem em Portugal.

Esta é uma boa prova para o combinado nacional que está a preparar-se para os jogos africanos. Os quatro primeiros classificados apuram-se a fase seguinte da competição.
Vasco Zacarias
Colaborador de Moçambique
Ler Mais

Cabo Verde: Selecção regressou da Continental Cup / Beach Volley

sábado, 9 de julho de 2011

A selecção Cabo-verdiana de Volei de Praia regressou de mais uma competição oficial e podemos considerar de BONS os resultados obtidos na CONTINENTAL CUP de Beach Volley (zona 2) , a contar para a qualificação Olímpica de Londres 2012.
 
Nesta competição, que decorreu em Serra Leoa  de 2 a 6 de julho, participaram 7 nações: Cabo Verde, Marrocos, Guiné Conacry, Guiné Bissau, Libéria, Gâmbia e Serra Leoa.



Selecção Masculina

A Selecção Masculina, devido à pontuação marcada na fase sub-zonal, entrou na competição, juntamente com Marrocos, como cabeça de serie.

A Selecção Masculina (Va-Vaty , Valdir - Jardel) , qualificou-se para a final, onde foi derrotada pela selecção Marroquina. 
Cabo verde ganhou assim a medalha de Prata, garantindo a sua presença nos Jogos Africanos de Maputo 2011 e na Fase Final (Top Ten) da Qualificação Olímpica
PRÓXIMOS JOGOS:
- JOGOS AFRICANOS 2011: loc. Maputo - Setembro 2011 
- FASE FINAL da QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA: loc. a definir - Outubro 2011



Selecção Feminina

A Selecção Feminina, não tendo participado na fase sub-zonal, entrou na competição, na ultima posição do ranking de zona.

A Selecção Feminina (Vi-Nelly , Irina - Leisa) , qualificou-se para a semi-final, onde foi derrotada pela selecção Marroquina. 
Cabo verde ganhou depois a medalha de bronze, ganhando , na final pelo 3º/4º lugar, a Selecção da Guiné Conacry . A Selecção Feminina foi apurada pela 3ª fase da Qualificação Olímpica




PRÓXIMOS JOGOS:
- 3ª FASE da QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA: loc. a definir - Outobro 2011
Ler Mais

Cabo Verde: Selecção vence a Libéria na Beach Volley - Continental Cup - 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Volei de Praia - Com a sua presença na final, em Serra Leoa, Cabo Verde garantiu, cumulativamente, a sua presença nos Jogos Africanos e na fase final da Copa Continental.

O seleccionado cabo-verdiano venceu a Libéria por 2-0 nos jogos disputados esta manhã e deverá jogar a final com o vencedor da partida que põe frente-a-frente as formações da Gâmbia e do Marrocos.
Ler Mais

Liga Mundial: Selecções de Portugal e da Argentina retidas em Madrid

segunda-feira, 13 de junho de 2011

As selecções nacionais de seniores masculinos de Portugal e Argentina estão retidas no aeroporto de Madrid, em Espanha, devido ao cancelamento de voos nos principais aeroportos da Argentina, situação provocada pela nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle.

A comitiva portuguesa encontra-se numa unidade hoteleira de Madrid, sem saber quando partirá, pois enquanto se mantiver o tempo instável e as cinzas pairarem nos céus, não haverá voos para o país das pampas.

A Selecção Nacional, orientada por Juan Diaz, chegou ontem à noite à capital espanhola proveniente de Belgrado (Sérvia) e deveria ter viajado às 1h05 de hoje para Buenos Aires (Argentina), a fim de disputar a 4.ª jornada da Liga Mundial.
Os jogos entre a Argentina e Portugal estão agendados para os dias 18 (21h00 locais) e 19 de Junho (18h00 locais), em Catamarca.

A comitiva portuguesa deveria ter seguido o seguinte itinerário:
Ontem: Belgrado-Frankfurt (Alemanha) - 14h05 / 16h05
Ontem: Frankfurt-Madrid (Espanha) - 19h20 / 22h00
Hoje: Madrid-Buenos Aires (Argentina) - 01h05 / 08h20
Hoje: Buenos Aires-Catamarca - 13h25 / 15h20

Nos dias 25 e 26 de Junho, a Selecção Nacional recebe a Sérvia no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, terminando esta Fase Intercontinental na Finlândia (30 de Junho e 1 de Julho).
 
Mais informações: www.fivb.org

Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Liga Mundial: Brasil vence os Estados Unidos em Belo Horizonte

sábado, 11 de junho de 2011

BELO HORIZONTE, 11.06.11

O jogo entre Brasil e Estados Unidos, neste SÁBADO (11.06), em Belo Horizonte, pela Liga Mundial de Vôlei, não valeu medalha, como disse o capitão Murilo durante a semana, mas a atuação da seleção brasileira foi digna de uma. Depois de sair perdendo, o Brasil mostrou força e bateu os norte-americanos por 3 sets a 1 (19/25, 25/21, 25/19 e 25/21), no ginásio do Mineirinho, diante de 14.800 torcedores, e permanece invicto na competição.


“Foi um jogo de duas faces. Eles conseguiram uma boa sequência de saques no primeiro set, abriram vantagem e, ainda que tenhamos melhorado, não conseguimos buscar. Nosso índice de recepções perfeitas ficou abaixo de 40% e, contra um time com bloqueio e defesa fortes, como os Estados Unidos, isso é mortal. Conseguimos melhorar neste sentido no segundo set, passamos a enfrentar menos o bloqueio e, com isso, permitimos que nosso sistema defensivo participasse do jogo também”, analisa o técnico Bernardinho.

Com a vitoria, o Brasil garante ainda a permanência na primeira colocação do Grupo A ao término da rodada, que será complementada neste DOMINGO (12.06), às 9h50, com mais um confronto entre Brasil e Estados Unidos na capital mineira. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo. Os ingressos para o confronto estão esgotados.

Com 15 pontos conquistados, o Brasil não poderá ser alcançado pelos Estados Unidos, que somam nove, e também não é ameaçado por Polônia, com seis, e Porto Rico, com zero. Europeus e caribenhos medem forças neste sábado, às 21h30, em San Juan.

“Jogamos sem três jogadores importantes, que são Giba, Dante e Gustavo, e sentimos um pouco a ausência deles. Diminuímos o número de erros a partir do segundo set, principalmente no ataque, e isso nos ajudou. Fizemos uma boa opção ao mudar do saque forte, que não estava funcionando, para o tático. Valeu pela vitória. Os dois times ainda não estão 100% e vão melhorar até a Fase Final”, acredita o capitão brasileiro Murilo.

Com 14 pontos, o oposto brasileiro Leandro Vissoto foi o principal pontuador a partida, seguido pelos norte-americanos Stanley e Priddy, que assinalaram 13 pontos cada.

Para o líbero Serginho, a equipe precisa iniciar o jogo de domingo da maneira que terminou o confronto de sábado.

Sabemos que eles têm muita força no saque e não podíamos ter tido tantas dificuldades no começo. Temos uma linha de recepção forte. O mais importante é que conseguimos reverter. Precisamos ter muito cuidado nos confrontos com os Estados Unidos”, adverte.

O JOGO
A seleção brasileira iniciou o jogo com muita dificuldade na recepção. Com isso, os atacantes não conseguiam escapar do forte bloqueio dos Estados Unidos que, após uma ótima passagem de Anderson pelo saque, abriram 11/4, o que fez o técnico Bernardinho colocar Marlon e Theo em quadra. O Brasil melhorou, reduziu a diferença para cinco pontos (16/11) após um bloqueio de João Paulo Bravo em Stanley, mas não teve tempo suficiente para buscar a virada e acabou perdendo o set por 19/25 após um ataque do central Millar.

No início do segundo set, a sorte mudou de lado e, aproveitando este fator, o Brasil fez 4/1, com um saque de Murilo que bateu na rede e caiu. Com muito volume de jogo, os norte-americanos reagiram e empataram no oitavo ponto, antes de irem para o segundo tempo técnico com 16/14 a favor, após um bloqueio simples de Stanley em Murilo. Em seu primeiro lance em quadra, Sidão bloqueou Anderson e empatou novamente: 19/19. Dois pontos de saque de Marlon deram ao Brasil três pontos de vantagem, fundamentais na vitória por 25/21, garantida com uma largada de Murilo.

Na terceira parcial, os Estados Unidos iniciaram em vantagem, mas o Brasil não demorou a reagir e, com dois bloqueios de Sidão e um erro norte-americano, abriu 9/6. Com um lindo bloqueio de João Paulo Bravo sobre Stanley, o Brasil tinha 16/12 a favor no segundo tempo técnico. Os Estados Unidos ameaçaram uma reação na reta final do set, mas um ataque para fora de Priddy deu fim à parcial e colocou o Brasil em vantagem no placar da partida: 25/19.

No quarto set, o Brasil não deu chances aos Estados Unidos. Depois de marcar os quatro primeiros pontos da parcial, a seleção foi para o primeiro tempo técnico com 8/3 no placar. Os norte-americanos caíram, passaram a cometer erros e facilitaram a vida do Brasil, que chegou a ter 15/10 a seu favor. No final, Murilo saltou do fundo para marcar 25/21 e garantir a quinta vitória do Brasil na Liga Mundial 2011.

EQUIPES
 
BRASIL – Bruno, Leandro Vissotto, João Paulo Bravo, Murilo, Rodrigão e Lucas. Líbero – Serginho
Entraram – Marlon, Theo, Thiago Alves e Sidão
Técnico – Bernardinho

ESTADOS UNIDOS – Thornton, Stanley, Priddy, Anderson, Millar e Lee. Líbero – Lambourne
Entraram – Patak, Holmes, Lotman e Suxho
Técnico – Alan Knipe

Outros jogos
Pelo mesmo grupo de Brasil e Estados Unidos, a Polônia derrotou Porto Rico, em San Juan, na noite de sexta, por 3 sets a 0 (25/21, 25/23 e 25/14), com 15 pontos do oposto Bartman.

No Grupo B, a Rússia venceu a Bulgária duas vezes em Surgut. N sexta, os russos fizeram 3 a 0 (25/15, 25/20 e 25/18) e depois repetiram o placar no sábado, com parciais de 25/14, 27/25 e 25/20. O outro confronto da chave, envolvendo Alemanha e Japão, acontecerá neste sábado, às 14h, e no domingo, às 15h, em Friedrichshafen.

Na chave C, os visitantes começaram a rodada em vantagem. Em Lathi, a Argentina contou com 24 pontos do ponteiro Conte para vencer a Finlândia por 3 sets 2 (25/17, 21/25, 25/20, 23/25 e 15/10), nesta sexta. Em Belgrado, Portugal surpreendeu e bateu a Sérvia pelo mesmo placar (25/22, 19/25, 28/26, 23/25 e 15/13), com 34 pontos de Valdir Sequeira. Os confrontos se repetirão neste sábado, às 13h e às 15h, respectivamente.

No Grupo D, Cuba derrotou a França por 3 sets a 1 (29/27, 25/27, 25/23 e 33/31), na quinta, em Tours, com 28 pontos do ponteiro Leon. O duelo se repete neste sábado, às 11h, em Toulouse. Em Incheon, a Itália fez 3 a 1 (23/25, 25/19, 25/21 e 25/20), com 25 pontos de Zaytsev. As equipes voltarão a se encontrar às 2h deste domingo.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO – GRUPO A:

http://www.fivb.org/EN/Volleyball/Competitions/WorldLeague/2011/Results.asp?Tourn=WL2011&Phase=A

Fonte: CVB
Ler Mais

Portugal: Selecção Nacional perde o segundo jogo e já pensa na Argentina

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos viaja amanhã para a Argentina, para disputar a 4.º jornada da Liga Mundial. Os jogos disputar-se-ão em Catamarca, nos dias 18 (21h00 locais) e 19 de Junho (18h00 locais).

Em relação aos jogos na Argentina, teremos de tentar a nossa «vingança». Os jogos em casa não correram como estávamos à espera e vamos tentar rectificar o resultado e vencer.
Já sabíamos que os argentinos eram jovens mas muito aguerridos, à semelhança daquilo que é o nosso estilo de jogo, mas a verdade é que eles surpreenderam-nos fisicamente e, a esse nível, não conseguimos explorar nenhuma fraqueza dos argentinos
”, salientou André Lopes.

A comitiva portuguesa seguirá o seguinte itinerário:
Amanhã: Belgrado-Frankfurt (Alemanha) - 14h05 / 16h05
Amanhã: Frankfurt-Madrid (Espanha) - 19h20 / 22h00
Segunda-feira: Madrid-Buenos Aires (Argentina) - 01h05 / 08h20
Segunda-feira: Buenos Aires-Catamarca - 13h25 / 15h20

Hoje, a Sérvia recuperou a segunda posição na classificação da Poule C ao vencer, por 3-0 (26/24, 25/18 e 29/27) Portugal, em Novi Sad, no segundo jogo da 3.ª jornada da Fase Intercontinental da Liga Mundial.

Nos dias 25 e 26 de Junho, a Selecção Nacional recebe a Sérvia no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, terminando esta Fase Intercontinental na Finlândia (30 de Junho e 1 de Julho).
Comitiva Portuguesa
2 Carlos Teixeira Libero
3 Manuel Silva Z4
4 João Malveiro Central
6 Alexandre Ferreira Z4
8 Tiago Violas Dist.
9 Carlos Fidalgo Dist.
12 João José Central
13 Valdir Sequeira Oposto
14 Flávio Cruz Z4
15 Rui Santos Central
16 Hugo Gaspar Oposto
18 André Lopes Z4

Team Manager
Nuno Nunes

Treinador Principal
Juan Diaz

Treinador Adjunto
Hugo Silva

Treinador Adjunto
André Sá

Médico
Ricardo Aido

Fisioterapeuta
Nélson Leitão

Scouter
Ricardo Teixeira
Mais informações: www.fivb.org
Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Portugal: Selecção Nacional vence a Sérvia em Belgrado

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Seleccionador Nacional, Juan Diaz, queria uma vitória na Sérvia; André Lopes «avisou» que se a Selecção Nacional de Seniores Masculinos fosse igual a si mesma (jogando com garra e determinação), poderia vir a somar pontos frente ao 3.º classificado do ranking mundial. E a verdade é que os portugueses estiveram irrepreensíveis em Belgrado e venceram a Sérvia por 3-2 (25/22, 19/25, 28/26, 23/25 e 15/13), no primeiro jogo da 3.ª jornada da Poule C da Fase Intercontinental da Liga Mundial.

As duas selecções voltam a defrontar-se amanhã, em Novi Sad, às 20 horas locais. O jogo tem transmissão em directo na Sport TV.

Portugal venceu e convenceu. Poderia ter vencido por 3-1, e somado três pontos, mas claudicou no quarto set pela diferença mínima, depois de ter passado quase o set todo sem cometer erros que dessem pontos directos ao adversário...
Na «negra», mostrou toda a sua fibra e determinação e venceu por 15-13... resultado que deveria ter sido de 15/12, já que o árbitro cometeu um erro ao assinalar fora um ataque de Portugal, mas Valdir voltou a facturar e a colocar justiça no resultado.

Valdir Sequeira foi o melhor pontuador do jogo, com 34 pontos, à frente do sérvio Sasa Starovic, com 27 pontos.

Portugal ocupa agora o 2.º lugar na classificação da Poule C, atrás da Argentina, que foi vencer à Finlândia por 3-2 (25/17, 21/25, 25/20, 23/25 e 15/10).

No final, o capitão João José mostrou-se "orgulhoso pelo que fizemos esta noite", enquanto Juan Diaz reconheceu: "A forma como jogámos hoje foi impressionante; a nossa performance esteve a um nível muito elevado".

No dia 12 de Junho, a Selecção Nacional viaja para Catamarca, onde vai disputar a 4.ª jornada da Liga Mundial (18 e 19 de Junho).
Nos dias 25 e 26 de Junho, a Selecção Nacional recebe a Sérvia no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, terminando esta Fase Intercontinental na Finlândia (30 de Junho e 1 de Julho).

Comitiva Portuguesa
2 Carlos Teixeira Libero
3 Manuel Silva Z4
4 João Malveiro Central
6 Alexandre Ferreira Z4
8 Tiago Violas Dist.
9 Carlos Fidalgo Dist.
12 João José Central
13 Valdir Sequeira Oposto
14 Flávio Cruz Z4
15 Rui Santos Central
16 Hugo Gaspar Oposto
18 André Lopes Z4

Team Manager
Nuno Nunes

Treinador Principal
Juan Diaz

Treinador Adjunto
Hugo Silva

Treinador Adjunto
André Sá

Médico
Ricardo Aido

Fisioterapeuta
Nélson Leitão

Scouter
Ricardo Teixeira

Mais informações: www.fivb.org


Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Portugal: Argentina volta a vencer e reforça liderança

domingo, 5 de junho de 2011

A Argentina venceu hoje Portugal por 3-1 (25/23, 25/21, 14/25 e 25/22), no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, e reforçou a liderança na Poule C da Fase Intercontinental da Liga Mundial.

Pese embora a réplica dada pelos portugueses, o triunfo dos argentinos foi merecido, já que se torna óbvio que Facundo Conte – um jogador completíssimo – encabeça uma equipa de jovens talentos mundiais, com grande potencial e margem de evolução.

Portugal esteve melhor do que na véspera e jogou de igual para igual até aos momentos finais dos sets, altura em que deixava o seu adversário exercer um certo ascendente… que normalmente se revelava fatal.

A excepção foi o terceiro set, no qual Portugal, partindo de uma situação de desvantagem, conseguiu evidenciar uma supremacia em todos os fundamentos do jogo, terminando com o merecido e desnivelado resultado de 25/14.

Resta agora a Portugal procurar pontuar fora, na Sérvia (a 10 e 11 de Junho) e na Argentina (dias 18 e 19), antes de receber a Sérvia (dias 25 e 26), e tentar colmatar os pontos cedidos.

O primeiro set apenas conheceu equilíbrio nos pontos iniciais (2-2, 5-5, 8-9). Depois, os argentinos, sob a batuta do criativo distribuidor Luciano De Cecco e apoiados na potência dos ataques de Facundo Conte e Federico Pereyra, construíram uma vantagem significativa (16-11, 18-13, 20-16) que não augurava nada de bom para os objectivos dos portugueses.

Contudo, um bloco individual de André Lopes a Conte (21-22) fez renascer as esperanças e a autêntica «bomba» no ataque de Hugo Gaspar - que foi de encontro à face de Rodrigo Quiroga - igualou o marcador a 22 pontos, deixando tudo em aberto quanto ao vencedor.

Os argentinos vacilaram, mas não caíram, tendo mostrado a frieza suficiente para vencerem por 25/23.

No segundo set, os sul-americanos voltaram a chegar primeiro à primeira paragem obrigatória (8-7), mas os portugueses, com Hugo Gaspar em destaque no ataque, chegaram à igualdade (10-10) e passaram para a frente (14-13) com um bloco de João José. E foi outro bloco do seu capitão que permitiu à equipa lusa chegar em vantagem (16-15) ao segundo tempo técnico. A Argentina respondeu na mesma moeda: Facundo Conte igualou a 16 pontos com um bloco e Rodrigo Quiroga o 20-18, após um serviço muito poderoso do mesmo Conte.

E a história do primeiro jogo repetiu-se e a Argentina voltou a mostrar-se mais forte na recta final do set, vencendo por 25/21.

No terceiro set, a Argentina liderou o marcador desde cedo (7-4, 8-6), mas a garra de Manuel Silva, autor de três pontos quase consecutivos no ataque, deu novo fôlego a Portugal e permitiu-lhe reorganizar-se e passar à ofensiva (16-12). E de que forma! Motivados e incentivados pelo incansável público, os portugueses só pararam no triunfo por um desnivelado 25/14.

O público acreditou no volte-face, mas, no quarto set, os pupilos de Javier Weber chamaram a si o comando do jogo logo desde os instantes iniciais (2-0, 8-5), tendo chegado ao último terço do set com uma vantagem de quatro pontos (16-12), distância pontual que alargaram pouco depois (19-14).

Estava traçado o destino do set e do jogo, que os argentinos, apesar de alguns pequenos sustos, fecharam com o resultado de 25/22.

Hugo Gaspar e o argentino Gabriel Arroyo formam os melhores pontuadores do jogo, com 15 pontos.

A guerra ainda não está perdida...

No final, Juan Diaz reconheceu: “O jogo de hoje foi diferente, pois jogámos melhor do que ontem, embora ainda tenhamos alternado alguns momentos altos com outros baixos. Ainda nos falta ritmo de jogo e… confiança, que é muito importante, pois a Liga Mundial é uma competição do mais alto nível.
As possibilidades estão ainda em aberto e vamos continuar a trabalhar para atingirmos os nossos objectivos”.


Hugo Gaspar salientou: “Foi um jogo mais equilibrado, embora a Argentina tenha sido superior.
Isto é uma guerra e perdemos algumas batalhas, mas ainda não perdemos a esperança de alcançar os nossos objectivos”.


Javier Weber confessou: “Esta vitória foi mais difícil. Portugal serviu muito bem e dificultou a nossa recepção. Hoje foi um jogo que esteve mais perto da realidade, pois a Argentina e Portugal têm equipas muito semelhantes. Estou muito feliz porque os jogadores souberam dar a volta por cima depois de terem perdido o terceiro set”.

E Facundo Conte concluiu: “Estou muito contente por termos conseguido somar seis pontos em Portugal, que tem uma selecção muito competitiva. Vamos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais”.
Mais informações: www.fivb.org / www.fpvoleibol.pt/WL2011

Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Portugal: Argentina vence primeiro embate na Liga Mundial

sábado, 4 de junho de 2011

A Argentina venceu hoje Portugal por 3-0 (25/21, 25/20 e 25/19), no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, e passou a liderar a Poule C da Fase Intercontinental da Liga Mundial, beneficiando da derrota (1-3) da Sérvia frente à Finlândia.

Uma vitória justa conseguida por uma equipa que parece fortalecer-se de set para set e de jogo para jogo e tem no ataque (Federico Pereyra, Facundo Conte, Sebastian Sole) e no serviço, extremamente agressivo, as suas melhores armas, alicerçadas numa boa recepção e numa defesa que abre poucas brechas. Portugal procurou lutar contra a maré, mas esteve longe de conseguir a exibição rubricada frente aos finlandeses, tendo, inclusive, pecado no serviço.

O primeiro set foi marcado por um grande equilíbrio. Como ambas as selecções se mostravam seguras na recepção, era no ataque que procuravam fazer a diferença, com Valdir Sequeira e Federico Pereyra a serem os «artilheiros» de serviço.

Portugal chegou ao primeiro tempo técnico em vantagem (8-7), mas na segunda paragem obrigatória era a Argentina quem liderava o marcador (16-14). Um bloco individual de Flávio Cruz amenizou a distância (18-19), mas os sul-americanos aproveitaram um momento de fraqueza dos portugueses e voltaram a tomar em mãos as rédeas do jogo (23-19), tendo Pereyra fechado o set com a obtenção do 7.º ponto da sua conta pessoal: 25-21.

Parecia que Portugal tinha aprendido a dura lição, pois no segundo set tentou distanciar-se no marcador desde o início e a verdade é que logrou atingir o primeiro tempo técnico em vantagem (8-6). Contudo, o bloco dos argentinos… e os ataques de Pereyra iniciaram uma reacção que deu os seus frutos e possibilitou aos argentinos a liderança no marcador (13-10, 15-12) e três pontos de vantagem à passagem do segundo tempo técnico (16-13).
A Argentina voltaria a fechar o set a seu favor (25/20), com a «estrela» Facundo Conte a ser decisivo com a sua eficácia no ataque.

No terceiro set, a Argentina transformou um resultado de 1-3 para 8-5. Impulsionado pelo numeroso público afecto, Portugal aproximou-se perigosamente (7-8), igualou (9-9) e passou para a frente com um ataque de Flávio Cruz.
O melhor momento da equipa de Juan Diaz (14-12) foi contrariado com êxito pelos sul-americanos, que chegaram ao segundo tempo técnico com uma diferença mínima (16-15), mas acabaram por vencer com tranquilidade por 25/19.

Federico Pereyra, com 15 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Valdir Sequeira, com 11 pontos, foi o melhor pontuador entre os portugueses.

No final, Juan Diaz salientou: “Parabéns à Argentina. As duas equipas são muito parecidas, mas a Argentina jogou melhor e criou-nos muitas dificuldades na recepção e defesa. Depois, quando o jogo entrava numa fase equilibrada, as falhas no serviço cortavam-nos as hipóteses de ganhar vantagem”.

Flávio Cruz reconheceu: “A Argentina tem uma equipa muito consistente. Exerceu sempre muita pressão sobre nós e nós não conseguimos responder à altura, pois falhámos muitos serviços”.
Javier Weber confessou: “Jogámos muito bem, sobretudo no serviço e na defesa. Estou satisfeito com a vitória porque é muito difícil jogar contra Portugal, pois tem uma equipa que nunca desiste de lutar.”
E Rodrigo Quiroga concluiu: “Foi uma vitória tão difícil quanto saborosa, pois soubemos ultrapassar algumas adversidades, a começar pela própria viagem, e conseguimos vencer uma equipa tão boa como a portuguesa”.

Uma história diferente no jogo de amanhã?

Amanhã a história do jogo pode ser bem diferente. Disso estão avisados os dois treinadores. A vantagem… e a pressão podem pender para qualquer dos lados, pois os argentinos tentarão segurar a liderança, enquanto os portugueses não podem perder mais pontos em casa, sob risco de se atrasarem na corrida ao apuramento para a fase final da Liga Mundial.

Sobre o jogo de amanhã, Juan Diaz promete: “Vamos lutar pela vitória. Queremos ganhar, mas temos consciência de que para isso é preciso jogar melhor, ter mais estabilidade e produzir um jogo mais consistente.
Vamos ter de recuperar os jogadores mentalmente”.


Em relação ao segundo jogo com Portugal, que poderá consolidar a liderança dos argentinos, o maior desejo de Javier Weber é que “os jogadores consigam manter o ritmo de jogo. Nesta fase inicial, todas as equipas estão à procura de estabilidade.
É preciso manter este nível no jogo de amanhã, pois sabemos que cada jogo tem uma história diferente”.


Mais informações: www.fivb.org / www.fpvoleibol.pt/WL2011 

Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Portugal: Projecto de cooperação entre a FPV e a CBV

sábado, 14 de maio de 2011

 
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) estabeleceram recentemente uma parceria de apoio mútuo, no âmbito do Voleibol de Praia, que, numa primeira fase, permite às duplas canarinhas de masculinos e de femininos estagiar no nosso país, minimizando os prejuízos físicos e as dificuldades inerentes à preparação dos atletas provocados por longas viagens durante o decorrer do Circuito Mundial de Voleibol de Praia.

A primeira dupla a usufruir das condições de treino proporcionadas pelo Centro Municipal de Treinos de Volei de Praia, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, com o apoio da Gaianima, Empresa Municipal, é a actual terceira classificada no ranking do Circuito Mundial.

Talita Antunes (28 anos) e Maria Elisa Antonelli (27 anos) estão em Portugal acompanhadas por uma equipa técnica composta por Abel Martins (Treinador), Felipe Bertozzi (Auxiliar-Técnico), Eduardo Ribeiro da Penha (Preparador Físico) e Luciana de Queiroz Peixoto (Fisioterapeuta).
A estadia em Portugal é supervisionada por Amilton Barreto de Barros Júnior, da CBV.
Nada é deixado ao acaso…

Após mais um treino intenso na praia gaiense, que foi seguido por Marcelino Calvo… ou Viseu – já que a sua família é oriunda dessa capital de distrito lusa –, o fisioterapeuta responsável pelas duplas de masculinos, que viajarão para o nosso país na próxima semana, Talita e Maria Elisa relembraram os momentos da década passada que passaram em Portugal, mais concretamente as etapas em Espinho e Porto Santo.

Talita Antunes (TA): “Sentimo-nos como em casa. Falamos português, a comida também é parecida com a nossa e gostosa. E é muito bom para nós podermos treinar diariamente numa semana em que não há etapas do Circuito Mundial”.

Maria Elisa Antonneli (MEA): “Parece mesmo a nossa casa, até as pessoas são muito parecidas. Fomos muito bem recebidas aqui em Portugal e estamos a beneficiar deste trabalho em conjunto entre a Confederação Brasileira e a Federação Portuguesa.
Esta praia [Centro Municipal de Treinos] é excelente, a areia é fofa e boa para fazermos a nossa preparação. Estão reunidas todas as condições para conseguirmos o nosso objectivo: realizar uma excelente semana de treinos e estarmos bem preparadas para disputar a próxima etapa, na Polónia [17 a 22 de Maio].

TA: “As viagens são muito longas. Estávamos na China e voltar ao Brasil para ficar apenas alguns dias e depois regressar à Europa é muito desgastante e tira horas e mesmo dias aos treinos. Depois da etapa de Roma [Campeonato do Mundo, de 13 a 19 de Junho] vamos voltar para cá. O Brasil fica muito longe e prejudicamos o nosso rendimento. E aqui temos um local de treinos semelhante ao que temos lá”.
 
MEA: “Desde que formámos a dupla, há dois anos, que procuramos sempre os melhores resultados e este ano queremos atingir as meias-finais e, quem sabe, as finais das etapas. Os dois quintos lugares não são excelentes, mas melhorámos o resultado do ano passado no Brasil e subimos ao pódio na China [em Sanya]. Sabemos que a nossa dupla é boa, somos a segunda dupla do Brasil, e que somos respeitadas pelas adversárias”.

– Quais são os grandes adversários das duplas brasileiras?

TA: “Os Estados Unidas, a China, a Alemanha, a Grécia tem uma boa dupla, a Holanda, que está a fazer um grande trabalho e acabou de ganhar, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Mundial [Xangai, na China].
Esses países estão de parabéns pelo seu trabalho. As equipas de Voleibol de Praia estão a mostrar muito profissionalismo, estão a renovar-se e a evoluir muito bem. Isto está a elevar o nível do Voleibol de Praia, que está mais forte e apetecível aos patrocinadores. Torna-se evidente que as medalhas olímpicas vão ser disputadas por muitas duplas e de vários países”.

MEA: “A Walsh e a May regressaram e isso é muito bom para o Voleibol de Praia, mas, infelizmente, a May lesionou-se. O Torneio AVP [Associação de Profissionais de Voleibol] nos Estados Unidos deixou de existir e as duplas norte-americanas estão em força no Circuito Mundial.
Este ano já ganharam a prata e o bronze e ninguém tem dúvidas de que são os adversários a bater”.

– E o que faz correr esta credenciada dupla?

TA: “O maior objectivo, sem dúvida, é a qualificação olímpica para Londres. Para isso acontecer, teremos de chegar sempre às meias-finais das etapas do World Tour. É uma boa briga, porque são equipas muito fortes.

MEA: “Os treinos aqui em Gaia têm sido bons. Já vimos que é melhor treinar com bola na parte da manhã (8h00) e à tarde fazer um treino mais físico, que é muito importante para entrarmos preparadas em qualquer competição e situação.
O clima tem estado excelente, nem sol de mais, nem frio. Está numa temperatura perfeita e estou adorando. Portugal e Brasil foram sempre unidos e a Confederação do Brasil, juntamente com a Federação Portuguesa, criou-nos as melhores condições. Temos connosco o treinador, fisioterapeuta, preparador físico e um Supervisor. E creio que temos tudo para tornar 2011 o melhor ano da nossa dupla”.

Talita Antunes começou a praticar Voleibol aos 14 anos, enquanto Maria Antonelli foi mais precoce, tendo-se iniciado na modalidade aos 8 anos de idade.

Abel Martins: “Este projecto já está a frutos”

Abel Martins, treinador da dupla Talita/Antonelli, tem raízes portuguesas, que tenta aprofundar sempre que se desloca ao nosso país.

Abel Martins (AM): “Já cá tinha estado em competições anteriores organizadas pela Federação Portuguesa de Voleibol. Portugal faz parte da nossa história. A minha família inteira é portuguesa, o meu pai é de Trás-os-Montes e a minha mãe é da Beira Alta, e tenho cá amigos, como o Miguel Maia.
Agora, surgiu esta oportunidade, devido ao investimento que a Confederação está a realizar no Voleibol de Praia, e nós estamos a adorar, pois viemos da China, numa viagem muito ruim, e aqui estamos praticamente no Brasil. Alimentamo-nos muito bem, falamos a mesma língua, as pessoas têm o mesmo jeito dos brasileiros e a impressão é a melhor possível”.

– Quando é que se prevê que o projecto federativo de apoio ao Voleibol de Praia dê resultados palpáveis?

AM: “Este projecto já está a dar frutos. Estou contente pelo facto de a Talita e a Maria serem as primeiras a usufruir destas condições e os resultados estão já a aparecer. Optámos por não viajar para o Brasil, por a viagem ser longa, e independentemente do resultado desportivo, o resultado físico e psicológico já está a ser um sucesso.
Agradeço muito à Confederação do Brasil e aos nossos primos portugueses, que nos abriram todas as portas para que nos sentíssemos em casa. Já nos reconhecem até quando vamos ao Shopping, isso dá um ar acolhedor e é óptimo para a Talita e a Maria”.

– E até onde poderá chegar esta jovem mas experiente dupla?

AM: “O nosso maior objectivo é garantir uma presença nos Jogos Olímpicos de Londres; não podemos deixar de pensar nisso em todos os momentos.
Nessa corrida, brigamos muito com os brasileiros, mas isso deve-se ao regulamento e não há nada a fazer.
Neste momento, podemos dizer que a dupla tem duas faces: o lado ruim é que ainda não estamos ao nosso nível, o lado bom é que ainda temos muito para evoluir.
Quando formaram a dupla, em 2009, elas conseguiram atingir rapidamente o pico da forma, e isso agora não está acontecer, mas não é só por sua causa, as outras duplas também melhoraram, sobretudo as europeias, que souberam estruturar-se.
É lógico que o Brasil é e vai ser sempre uma referência no Voleibol mundial. Os outros países «aprenderam» muito com o Brasil como organizar-se e formar boas duplas. E o Voleibol de Praia cresceu no mundo inteiro.
Por outro lado, como acabou o Campeonato Americano (AVP), as duplas norte-americanas, para jogarem ao mais alto nível, têm de defrontar equipas brasileiras e europeias e, como tal, disputar o máximo de etapas do FIVB World Tour.
A evolução quer das duplas europeias, quer chinesas, não surgiu do nada. Foi pensada e estruturada há mais de dois anos e meio para agora colher frutos. Perdemos com uma dupla holandesa, que já conhecíamos bem, mas as holandesas estão mais fortes do que há três anos, organizaram-se e tornaram-se profissionais no Voleibol de Praia, já não é uma brincadeira depois de sair do Indoor”.

Amilton Barros Jr.: “Atletas talentosos têm agora todas as condições”

Amilton Barros Junior é o Supervisor destacado pela CBV para zelar pela comitiva brasileira.
Homem de grande experiência no desporto – foi jogador de Voleibol e recordista estadual do Decatlo, bem como dirigente desportivo –, Amilton Junior salienta o poder de visão da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Amilton Barros Júnior (ABJ): “O projecto da Confederação Brasileira de Voleibol tem como objectivo dar todo o apoio e as melhores condições de treino para as duplas que estão a disputar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Então, seleccionámos quatro duplas de femininos e quatro de masculinos, a quem estamos a dar apoio, embora essas duplas não se possam sentir completamente titulares. Elas vão disputar o Circuito Mundial e a cada período de três meses serão avaliadas no seu desempenho e podem mesmo vir a ser substituídas.
As quatro primeiras posicionadas, as que estão em melhores condições, vêm para Portugal.
Se, porventura, outra dupla que não está a receber este apoio da CBV superar uma destas duplas, poderá haver uma troca, de acordo com o estipulado pelo Presidente Ary Graça”.

– E qual a importância de ter uma base brasileira na Europa?

ABJ: “A maior parte das etapas do World Tour são situadas na Europa e o objectivo do Dr. Ary, ao criar este projecto, aproveitando a excelente relação entre os nossos povos e principalmente entre a CBV e a Federação Portuguesa, é minimizar os prejuízos causados pelas longas viagens.
Se no intervalo de uma etapa para a outra, todas as duplas tiverem que ir ao Brasil, isso vai acarretar uma quantidade de horas de voo muito grande. E o voo é um grande inimigo do atleta. Com um voo que vai da Europa para o Brasil, de 10, 12 horas ou mais de duração, dependendo do ponto de partida, o atleta não se alimenta bem, não dorme bem e qualquer ser humano durante um voo sofre um processo de desidratação forte, além da necessidade de adaptação aos diferentes fusos horários.
Essa ideia da criação de uma base em Portugal, é para diminuir a necessidade desses voos. Os atletas mais antigos estão muito acostumados a ir para o Brasil, mas estamos, pouco a pouco, a procurar mostrar-lhes as vantagens de ficar aqui em Portugal, com alimentação excelente, um povo caloroso, receptivo e as condições de trabalho maravilhosas que temos aqui, pois podemos usufruir de salas de musculação, de campos de treino na praia e de todo o apoio que a Federação Portuguesa nos estar a dar.
Pela amizade e pelo carinho mútuo entre as duas comunidades do Voleibol, as duplas portuguesas sabem que podem contar com o apoio do Voleibol brasileiro nos seus mais diversos empreendimentos no sentido de crescer no panorama internacional”.

– Antigo atleta de Voleibol e do Decatlo, como é que Amilton Barros Júnior vê a forma como o desporto de alto nível é encarado hoje em dia?

ABJ: “Vejo essa mudança, essa evolução, com muita alegria porque no meu tempo isto era apenas um sonho. Tínhamos que comprar o nosso próprio calçado, a bola, trabalhávamos e/ou estudávamos na Universidade durante o dia e à noite, já cansados, é que íamos treinar. Hoje não, existe um profissionalismo que possibilita, através de prémios, de patrocínios, de subsídios de entidades públicas e privadas, um apoio aos atletas talentosos, que agora têm todas as condições para treinar no sentido de obter um rendimento de alto nível e atingir os melhores resultados que o talento de cada um possibilita”.

– Quais são os maiores rivais dos brasileiros?

ABJ: “Historicamente, a grande briga do Voleibol de Praia sempre foi entre o Brasil e os Estados Unidos. Se virmos os resultados dos mundiais e dos Jogos Olímpicos, vamos ver que quem disputava os títulos eram sempre os brasileiros e os norte-americanos. Mas este panorama está a mudar e de que forma! Os países todos, os comités olímpicos, as federações desportivas estão a começar a perceber que o Voleibol de Praia é uma modalidade valiosa, pois proporciona quatro medalhas olímpicas, enquanto o Voleibol Indoor proporciona duas, à semelhança do basquetebol, do andebol e do próprio futebol.
Como proporciona quatro medalhas, muitos comités olímpicos estão a voltar as suas atenções para o Voleibol de Praia, que tem cada vez mais visibilidade em todo o mundo.
Actualmente, vemos que a China, a Alemanha, a Itália, a Rússia, a Holanda e a Espanha estão com atletas de altíssimo nível e todos a trabalhar nesse regime de Selecção Nacional, unidos no amor à bandeira do seu país.
A ideia do Presidente da CBV é precisamente essa: unir os nossos atletas de Voleibol de Praia em torno de um objectivo único comum, que é tentar colocar o Brasil no pódio e ganhar essas medalhas para o Brasil”.
Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Moçambique: Duplas de Volei de Praia brilham em Maputo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011


Maputo, Moçambique, 08 de fevereiro de 2011 - Tanto os homens e as mulheres de Selecção de Moçambique ficaram em primeiro lugar na Pool E do BAVT Continental Cup de Vôlei de Praia, em Maputo, na fase sub-zonal da competição Africana e que terminou no último domingo.

O torneio de dois dias, fazia parte da qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e com a fase sub-zonal agora concluída em Benin, Togo, Ruanda, Sudão, Senegal, Namíbia, Serra Leoa e Camarões, as atenções se voltam-se já para a próxima seção zonal do torneio.

Esta competição realizada em Moçambique foi disputada por três países. A equipa masculina de Moçambique venceu a Suazilândia na final por 4-0 conquistando assim o ouro sem perder nenhum set durante toda a competição. Suazilândia levou a prata com uma vitória sobre o Zimbabwe.

Equipe feminina de Moçambique seguiu os passos de seus colegas da equipa masculino ao vencer o Zimbabué na primeira rodada e a Suazilândia, na final. Zimbabwe assegurou a prata à custa da vitoria sobre a Suazilândia.
Ler Mais

Guiné-Bissau conquista medalha de prata

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A primeira medalha do ano 2011 para a Guiné-Bissau é de prata e foi conquistada pela modalidade de Voleibol. 
Esta proeza (estreia do ano) foi conquistada pela selecção nacional feminina no torneio da sub-zona de Beach Volley (Voleibol de Praia) realizado em Dakar de 8 a 10 de Janeiro no jogo da final disputado entre o Senegal e a Guiné-Bissau.

O Torneio em que participaram duas duplas de cada equipa (quatro jogadores) enquadra-se na fase de eliminatória para os Jogos Olímpicos de Voleibol de Praia a ter lugar em Itália em 2012.

No torneio de Dakar que decorreu na praia de ARAMBI participaram cinco países, pertencentes ao grupo A da Zona II, nomeadamente, Senegal, Guiné-Bissau, Gâmbia, Cabo-Verde e Mauritânia. Além dos atletas, os árbitros (um de cada país) integraram a comitiva. No grupo B figuram as selecções da Guiné Conakry, Mali, Serra Leoa, Libéria e Marrocos.

A nível feminino só participaram as selecções do Senegal (país anfitrião) e a Guiné-Bissau.

Os restantes países não se fizeram representar nesta categoria por falta de meios para deslocação e/ou por não terem uma equipa à altura de competir a nível internacional.

Na categoria masculina, o Senegal ficou em primeiro lugar (medalha de ouro), segundo lugar Cabo-Verde (medalha de prata), terceiro lugar, Gâmbia (medalha de bronze), quarto lugar, Guiné-Bissau e na quinta posição a Mauritânia.

Os rapazes da Guiné-Bissau jogaram cinco jogos só num dia e ficaram esgotados porque não estão habituados a competir a esse nível e naquelas condições. A equipa senegalesa foi quem mais beneficiou com o programa. Os senegaleses jogaram no primeiro dia com a Gâmbia e ganharam e tiveram um repouso absoluto. Cabo-Verde jogou com Mauritânia e ganhou. No dia seguinte, a Guiné-Bissau que esteve de folga no primeiro dia, entrou muito cedo (7H30) na prova defrontando a poderosa equipa de Cabo-Verde e nunca mais descansou até à hora do jogo da final (18H00) entre o Senegal e Cabo-Verde tendo-se sujeitado a “ficar de pé” atendendo às sanduíches com as quais foram “presenteados”. Para quem conhece as regras da modalidade, jogar Voleibol de Praia, com muita areia, sol e vento não é fácil e muito menos para a equipa da Guiné-Bissau que por dificuldades logísticas, não treinou em nenhuma praia.

Aliás, a Guiné-Bissau participou neste torneio graças ao apoio do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, através duma verba da Solidariedade Olímpica. A Federação de Voleibol da Guiné-Bissau apesar de ter solicitado um apoio junto da Direcção-Geral dos Desportos e da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, não recebeu qualquer contrapartida do Governo, facto que os seus dirigentes lamentaram. “Viajamos via terrestre em condições muito fatigantes, daí que agradecíamos às nossas autoridades no sentido de, neste tipo de evento, envidarem mais esforços afim de minorar a tarefa de enfrentar uma competição internacional, em qualquer modalidade”, desabafou o Presidente da Federação de Voleibol.

Importa salientar que no final do torneio, todas as equipas participantes receberam 25 bolas, um apoio dado pela Confederação Africana de Voleibol (CAVB).

Segundo o regulamento da CAVB e da FIVB, todos os países que participaram no torneio da sub-zona garantiram o apuramento para o torneio da Zona que se realiza nos meados de Junho e Julho de 2011 em Marrocos. Depois deste seguir-se-á o torneio sub-regional e na final realizar-se-á uma prova a nível continental onde serão conhecidos os cinco países que liderarão o ranking mundial e que serão admitidos a participar nos Jogos Olímpicos de Itália.

A Comitiva para o torneio de Dakar foi composta pelos seguintes elementos: Amarante Sampa - Secretário-Geral da FVGB (chefe da Delegação), Wilson Macedo Ferreira (árbitro), Delfim Raimundo Cabral (atleta), Aníbal António Soares (atleta), Dicale E. Silva Cabral (atleta), Isnaba Correia (atleta), Esperança dos Santos (atleta), Lete Bassanguê (atleta), Filomena Nanque (atleta) e Aminata Camará (atleta). Além destes, integraram a comitiva, o Presidente da Federação de Voleibol, Aníbal Pereira Batista e o Fisioterapeuta, José Pedro Maria da Silva (Pipi).
INFO "jornalnopintcha.com"
Ler Mais
 

Moçambique

Portugal

São Tomé e Príncipe

Timor Leste