Arquivo

Mostrar mensagens com a etiqueta Treinadores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Treinadores. Mostrar todas as mensagens

PORTUGAL: Cursos de Treinadores

sexta-feira, 29 de março de 2013



A Federação Portuguesa de Voleibol, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores 2013, prevê a realização de 4 Cursos de Treinadores de Grau I – Porto, Lisboa, Açores e Coimbra, sendo este de âmbito nacional. Irá também realizar-se um Curso de Grau II, no Porto, mas de contorno nacional.

Assim anuncia-se a abertura de pré-inscrições, de modo a informar / alertar os treinadores e as Associações para as datas de realização dos Cursos de Grau I e II. A realização dos mesmos só será confirmada, quando estes forem aprovados pelo IPDJ, incluindo o apoio ao financiamento dos Cursos.

Porto Coimbra Lisboa
Curso Grau I Junho / Julho 20-29 Julho A definir
Curso Grau II 16-30 Julho - -

Curso de Grau I da Área Metropolitana do Porto/A.V. Porto está previsto em duas opções:
a) 5 fins de semana, começando a 14/15/16 de Junho e acabando a 13 de Julho; horário tipo: 6.ª f. 18h30//21h30 ou 19h00//22h00 – Sáb./Dom. – 9h00/13h00 – 14h30/18h30; ou
b) de 6 a 15 de Julho de 2013, em regime diário e intensivo de 10 dias, com o horário das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.
Local provável: FADEUP – Faculdade Desporto Universidade do Porto.
O preço da inscrição deverá ser entre 95 no caso da opção A, ou 120 € no caso da opção B.
Contacto de e-mail: formacao.fpv@fpvoleibol.pt

Curso de Grau I em colaboração com a A. V. de Coimbra, mas de nível nacional, realizando-se de 20 a 29 de Julho, em regime diário e intensivo (manhã e tarde 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 – 10 dias). Local: Coimbra/Condeixa. Participantes de âmbito nacional com apoio para estadia completa. Pré-inscrições a abrir mais tarde, bem como preço a definir com duas opções: curso + almoço e curso + alojamento e alimentação. AVC – e-mail: avcoimbra@sapo.pt

Curso de Grau I em colaboração com a A. V. de Lisboa, a realizar em regime diário e intensivo de 10 dias, com o horário das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. Pré-inscrições na AVL mais tarde e preço inscrição a definir. AVL – e-mail: geral@avlisboa.pt

Curso de Grau II de âmbito Nacional, a realizar no Porto de 16 a 30 de Julho (16 dias) em regime diário e intensivo, com o horário das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. Participantes de âmbito nacional com apoio para estadia completa. O preço da inscrição a definir com duas opções: curso + almoço (200 €?) e curso + alojamento e alimentação (340€?).

Grau I – Porto – solicita-se pré-inscrição.
Serve a presente para informar da abertura das pré-inscrições para o Curso de Treinadores de Grau – I, de acordo com o Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) e Lei n.º 40/2012 de 28 de Agosto.

A parte curricular, realizar-se-á no Porto e Área Metropolitana do mesmo (AMP), com abertura a toda a Zona Norte tendo em conta a escolha por opção de 1 de 2 regimes:
- Opção A: de 6 a 15 de Julho de 2013, em regime intensivo de 10 dias, com o horário das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30;
- Opção B: 4 fins de semana de 6.ª f. a Domingo + 1 Sábado, com o seguinte calendário: Junho - 14/15/16 – 21/22/23 – 28/29/30; Julho – 5/6/7 – 13 Sábado, sendo o horário – 6.ª f. 18h30//21h30 ou 19h00//22h00 – Sáb./Dom. – 9h00/13h00 – 14h30/18h30.

Em termos de funcionamento organizativo, privilegia-se a Opção A, sendo que a Opção B só se realizará desde que um numero relevante de candidatos (20%) o justifique e a escolha. Na ficha de pré-inscrição os formandos deverão indicar a sua preferência: Opção A intensivo ou Opção B fins-de-semana (4+1).
A sua realização está prevista para as instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O curso é composto por duas fases:
- A Primeira Fase - Curricular, com um total de 81 horas divididas entre Formação Geral (41 horas) e Formação Especifica (40 Horas). (Ver regulamento curso)
A primeira fase do curso inicia-se no dia 06 de Julho e termina no dia 15 de Julho 2013 (10 dias) – Opção A ou de 14 de Junho a 13 de Julho – Opção B (4 fins de semana + 1 Sábado). 
Será obrigatoriamente em regime contínuo Opção A (todos os participantes no curso têm direito a almoço (cantina universitária), durante todos os dias do curso) e intensivo (manhãs e tardes – 8h00 diárias/ 09h00 – 13h00 e 14h30 – 18h30). A Opção B (fins de semana) terá o seguinte regime: 6.ª f. 18h30//21h30 – Sáb./Dom. – 9h00/13h00 – 14h30/18h30.
- A Segunda Fase - Estágio, uma época desportiva – 100 horas prática presencial (550h total) – (Consultar regulamento de estágios). 
O estágio deverá ocorrer na época desportiva 2013/2014 ou 2014/2015.

Para procederem à sua inscrição os candidatos deverão reunir os seguintes pré-requisitos: 
• Possuir a escolaridade mínima obrigatória (de acordo com a idade); 
• Ter a idade mínima de 18 anos à data do início do curso ou 17 anos com autorização parental, mas 18 anos no fim do Curso (parte estágio).
Estão previstos um numero mínimo de 15 e um máximo de 30 formandos, sendo que em caso de excesso de inscrições, a selecção dos candidatos será feita em função da apresentação de documento (carta) indicando Clube / Entidade de Acolhimento onde será realizado o estágio, bem como o Tutor do mesmo (carta de disponibilidade), além da sua ligação à modalidade, seja como praticantes ou monitores, nas várias áreas da modalidade.

Procedimentos Relativos ao final do curso (parte curricular + estágio)
Os candidatos que concluírem o curso com avaliação de aptos, ser-lhes-á passado o respectivo Diploma de Qualificação (D.Q.) do Curso de Grau I.

Grau II – Porto/Nacional – solicita-se pré-inscrição.
O Curso terá duas partes: a parte curricular, com um volume de 123 horas e que se realizará de 16 a 30 de Julho de 2013, nas instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (ou no Colégio dos Carvalhos, caso o numero de participantes de nível nacional, o justifique a nível orçamental), e a parte de estágio profissional de uma época desportiva que deverá ser realizada num Clube/Entidade de Acolhimento, com supervisão de um Tutor (com o Grau - II) após a aprovação na parte curricular.
Devido ao seu elevado volume curricular, o mesmo será realizado em regime intensivo das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, durante os 15 dias da sua duração.
A parte de estágio profissional de uma época desportiva que deverá ser realizada num Clube/Entidade de Acolhimento, com supervisão de um Tutor (com o Grau –II), após a aprovação na parte curricular.
O volume horário previsto é de 800 horas (global), sendo 190 horas de prática presencial o mínimo considerado para uma época desportiva.
Para efeitos de realização da componente de formação prática sob a forma de estágio supervisionado, a Federação emitirá a Declaração de Treinador/a em Estágio que é um documento oficial aprovado pelo IPDJ e que permite que os Treinadores em Estágio possam orientar “oficialmente”, jogos da competição em que estejam inscritos.

Para procederem à sua inscrição os candidatos deverão reunir os seguintes pré-requisitos:
- Possuir a escolaridade mínima obrigatória (com excepções devido à idade) 
- Ter a idade mínima de 18 anos à data do início do curso;
- Ser possuidor do Título Profissional de Treinador/a Desporto de Grau I (ex-CTD); 
- Possuir pelo menos um ano de exercício profissional efectivo da função de treinador de Grau I ;
- Possuir o 12º Ano de escolaridade à data de emissão do Diploma de Qualificações (2014) do Grau II.

Estão previstos um numero mínimo de 15 e um máximo de 30 formandos, sendo que em caso de excesso de inscrições, a selecção dos candidatos será feita em função da apresentação de documento (carta) indicando Clube / Entidade de Acolhimento onde será realizado o estágio, bem como o Tutor (Grau II) do mesmo (carta de disponibilidade), além da sua ligação à modalidade, seja como praticantes ou monitores, nas várias áreas da modalidade.

Procedimentos Relativos ao final do curso (parte curricular + estágio)
Os candidatos que concluírem o curso com avaliação de aptos, ser-lhes-á passado o respectivo Diploma de Qualificação (D.Q.) do Curso de Grau II.

Local provável: FADEUP – Fac. Desporto Univ. Porto / ou / Colégio dos Carvalhos (se houver um numero elevado de candidatos de fora da AMPorto).

Fonte: AVP/FPV
maisvoleibol 2013

Ler Mais

Portugal: Acção de Formação Contínua de Treinadores

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012



A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), com a colaboração da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), realiza, nos dias 27 e 28 de Dezembro, mais uma Acção de Formação Contínua de Treinadores de Voleibol que terá lugar nas instalações do estabelecimento de ensino universitário portuense.

A acção visa a atribuição de créditos e a «Aquisição de conhecimentos referentes à metodologia do treino físico funcional e decisional na formação e alto rendimento» e será ministrada por António Guerra, Técnico do Departamento de Formação da FPV e Treinador dos seniores femininos do GDC Gueifães, e por José Afonso, docente na FADEUP e Treinador dos seniores femininos do Leixões SC, com a colaboração de Nuno Pereira, Treinador dos cadetes masculinos da AA S. Mamede.

Abordando temas teórico-práticos de enorme interesse, desde o Treino Funcional na prática diária do treino aos Jogos Reduzidos e Estruturantes, passando pelo Core - uma abordagem diferente do trabalho físico para a zona abdominal, a acção tem por destinatários os treinadores de Voleibol, licenciados e diplomados em Educação Física e Desporto, alunos das instituições de ensino superior de Educação Física e Desporto e outras pessoas relacionadas com a prática do Voleibol.

O prazo limite de inscrição é o dia 26 de Dezembro de 2012.

Fonte: FPV

maisvoleibol 2012


Ler Mais

Portugal: Acção de Formação Contínua de Treinadores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), com a colaboração da Associação de Voleibol de Viseu (AV Viseu) e com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), realiza, nos dias 7 e 8 de Dezembro, uma Acção de Formação Contínua de Treinadores de Voleibol que terá lugar nas instalações da AV Viseu e do Colégio de Lamego.

A acção é subordinada ao tema «Uma semana de treinos - Um ciclo de trabalho semanal nos escalões de formação» e tem "uma vertente essencialmente prática, centrada em dois aspectos fundamentais: a gestão do treino no espaço de treino, aplicação e controlo dos exercícios e das unidades de treino e a prática do treinador centrada no planeamento de um ciclo de treinos semanais", conforme salienta o seu prelector, António Guerra, Técnico do Departamento de Formação da FPV e Treinador dos seniores femininos do GDC Gueifães.

Abordando temas diversos mas interligados e de interesse crucial, como o Clube e a Equipa na nova realidade socio-económica, O microciclo de treino, O Dossier do treinador - Sebenta de exercícios e Uma unidade de treino tipo, a acção está orientada para treinadores, professores de Educação Física, preparadores físicos e fisioterapeutas.

As inscrições podem ser feitas na AV Viseu [contactos: secretaria.avv@gmail.com / 254 614 085]


Fonte: FPV



Ler Mais

Portugal: André Sá com projecto aliciante na Noruega

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Num momento, tudo muda.

André Sá, que na época passada orientava os seniores masculinos do Esmoriz GC e integrava a equipa técnica da Selecção Nacional, abraçou este ano um novo projecto na Noruega.
O treinador português mostra-se apostado em dar uma projecção internacional ao Stod Volley, uma equipa de seniores femininos.
Para já, tudo corre de feição, já que o Stod venceu, pela margem máxima, os dois jogos disputados na divisão Elite, o principal escalão daquele país escandinavo.


1.º O que é que foi mais aliciante nesta aposta em trabalhar na Noruega?
“O projecto apresentado pelo clube foi, realmente, o que mais me agradou, uma vez que o Stod Volley tem como objectivo fazer algo que jamais foi realizado aqui na Noruega, ou seja, tornar o clube uma referência da modalidade no país, assim como torná-lo competitivo a nível internacional. Este projecto é deveras aliciante, mas, ao mesmo tempo, requer muita responsabilidade e, como é óbvio, muito trabalho”.


2.º A adaptação tem sido fácil, em termos pessoais (familiares, etc.) e profissionais?
“A adaptação não tem sido difícil, pois conto com a minha esposa (Amanda Sá) para me ajudar nesse aspecto, uma vez que ela já aqui viveu há dois anos. Como é lógico, com a família do nosso lado, tudo fica mais fácil, tendo a minha esposa um papel muito importante, sendo que daqui a 2 meses a nossa família irá aumentar, já que vou ser pai, portanto, tudo tem corrido bem em termos de adaptação. A nível profissional, tudo tem sido bom, dado que o clube coloca à disposição tudo o que é necessário para um bom trabalho e a linguagem voleibolística é igual no mundo inteiro, por isso tudo fica mais fácil”.


3.º Quais as principais diferenças entre treinar em Portugal e na Noruega?
“Existem bastantes. Em Portugal, eu treinava uma equipa amadora; aqui é uma equipa profissional, logo, tudo é diferente. Contudo, existem pequenos detalhes culturais que tornam as coisas um pouco diferentes. Ainda existe um longo caminho a percorrer relativamente à cultura de treino, uma vez que para algumas das jogadoras é a primeira vez que são atletas profissionais, não sabendo ainda na totalidade como se comportar.
Ora, para ter uma equipa competitiva a nível internacional, temos de incutir uma mentalidade diferente e cultura de treino, no sentido de conseguirmos atingir um nível mais elevado. Metade da equipa é composta por jogadoras norueguesas, outra metade por estrangeiras, o que facilita todo este processo”.


4.º Quais as expectativas do clube relativamente às competições em que o Stod Volley está inserido (Elite, Taça da Noruega, Challenge Cup e Liga Nórdica)?
“Temos como objectivo vencer o Campeonato, a Taça da Noruega e a Liga Nórdica. São esses os grandes objectivos do clube. Como segundo objectivo, temos a participação na Challenge Cup, onde pretendemos alcançar a 2.ª ronda da competição e adquirir alguma experiência internacional, e tudo o que vier a mais do que isto será bem-vindo. As minhas expectativas são exactamente as mesmas do clube, uma vez que as construímos em conjunto.
Não temos tempo a perder, pois no próximo fim-de-semana vamos jogar na Suécia a primeira ronda da Liga Nórdica (competição para os países nórdicos), no dia 11 de Novembro, disputámos os Quartos-de-Final da Taça, com uma equipa da 2.ª Divisão, e no dia 14 de Novembro jogamos na Hungria, com o Obuda Vasas Budapeste, para a Challenge Cup. 
Devido à realização destes jogos é que só voltamos a jogar no dia 17 de Novembro para o Campeonato”.


Fonte: FPV



Ler Mais

Portugal: Curso de Treinadores de Grau II em Julho

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A Federação Portuguesa vai realizar um Curso de Treinadores de Grau II nos dias 17 a 31 de Julho. Este curso realizar-se-á a nível nacional, podendo para tal inscreverem-se treinadores de todas as Associações.

O Curso irá realizar-se em regime intensivo, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (ou no Colégio dos Carvalhos, em função do numero de inscrições de nível nacional, por motivos orçamentais).

O Curso tem um volume curricular de 123 horas, na sua primeira parte, e de estágio profissional (360 horas de pratica presencial de treino), na sua segunda parte. Os formandos com a classificação de Apto, na primeira parte, poderão avançar para o estágio profissional, treinando e orientando uma equipa até à II Divisão. O estágio poderá ser realizado na mesma equipa e clube por 1/2/ (máximo) estagiários, com a orientação de um mesmo tutor (de Grau - II).

Em caso do numero de inscrições exceder as vagas:
- 30, serão considerados os candidatos com maior ligação à modalidade – treinadores, jogadores, monitores, bem como os que apresentarem declaração de Clube/Entidade de Acolhimento para efectuarem estágio, bem como Tutor orientador do mesmo. O numero de inscrições mínimas para a realização do Curso deverá ser de 15.

O custo da inscrição é de 200,00 € e inclui alimentação (almoço) na cantina universitária, e de 300 €uros, para candidatos a nível nacional (incluindo almoço e jantar/cantina universitária, alojamento em quarto duplo).

O prazo de inscrição provisória é de 21 a 29 de Junho.

O pagamento da inscrição só deverá ser feito, após confirmação da aceitação da inscrição (2 de Julho), sendo o prazo máximo de pagamento do mesmo até ao dia 9 de Julho.


Fonte: AVP/FPV



Ler Mais

Portugal: Curso de Treinadores - Grau I

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A FPV vai realizar um Curso de Grau I.

Este Curso irá realizar-se de 7 a 16 de Julho, em regime intensivo, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Terá um volume curricular de 83 horas, na sua primeira parte, e de estágio profissional (270 horas de pratica presencial de treino), na sua segunda parte.

Os formandos com a classificação de Apto, na primeira parte, poderão avançar para o estágio profissional, treinando e orientando uma equipa até ao escalão de Juvenis. O estágio poderá ser realizado na mesma equipa e clube por 1/2/3 (máximo) estagiários, com a orientação de um mesmo tutor (de Grau - II).

Em caso do numero de inscrições exceder as vagas 30/40, serão considerados os candidatos com ligação à modalidade - jogadores, monitores, bem como os que apresentarem declaração de Clube/Entidade de Acolhimento para efectuarem estágio, bem como Tutor orientador do mesmo.

O custo da inscrição é de 120,00 € e inclui alimentação (almoço) na cantina universitária. O prazo de inscrição provisória é de 16 a 25 de Junho. A confirmação será enviada a 26 de Junho, e o pagamento da mesma deverá efectuar-se até 2 de Julho, o mais tardar.

Qualquer dúvida consultar site da AVP em www.avporto.pt



Fonte: AVP



Ler Mais

Volei de Praia: Academia de Praia realiza WorkShop

sábado, 30 de julho de 2011

A Academia Praia, através do CPVP e do seu Grupo de Trabalho em Volei de Praia e, mais especificamente a equipa Peoples’s (e)motion da Fisiogaspar, irá realizar um WorkShop em Setembro (data e hora a definir), no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia.

Esta actividade terá como principal prelectora a Dra Ana Ramires.

Licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e encontra-se em Programa de Doutoramento na Universidade das Ilhas Baleares, na área do Treino de Competências Emocionais.

Tem colaborado ao longo da sua vida profissional com diferentes modalidades desportivas na avaliação, preparação e aconselhamento de atletas/equipas de formação e alto rendimento. Colabora com diferentes performers (atletas, treinadores, árbitros, músicos, actores, bailarinos, médicos, militares, gestores, entre outros) na optimização da sua performance profissional e qualidade de vida, através da elaboração de planos de desenvolvimento individual (Coaching).

Tem longa experiência como formadora e consultora, colaborando com diversas Instituições Desportivas (Associações, Federações, Confederação de Desporto de Portugal, FormAnd), Estabelecimentos de Ensino Superior (ISPA, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto de Formação FCT/UNL) e consultoras nacionais e internacionais (Outcome, Academia de Tempo Activo, Grupo Pessoas & Soluções, IEFP, Associações Empresarias, Câmara de Lisboa, Grupo InMark – Makeateam, TMI) nas áreas da Comunicação, Controlo de Stress e Ansiedade, Concentração, Treino de Competências Psicológicas, Treino de Competências Emocionais, Treino de Liderança, Teambuilding, Gestão da Mudança, entre outras.

Decorrente desta última actividade teve oportunidade de trabalhar com variadíssimas empresas, sendo de destacar: Banco Espírito Santo (BES), Banco Popular Portugal (BPP), Renault Internacional, Portugal Telecom (PT), BP Portugal, Repsol, Tranquilidade Seguros, EDP – Energias de Portugal, Sport Lisboa e Benfica (SLB) e o Lisboa Ballet Contemporâneo (LBC). É, actualmente, Assistente Universitária, leccionando as disciplinas de Treino de Competências Emocionas, Psicologia do Desporto e da Performance e Seminário de Orientação de Estágios, no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA.

É, também, Docente e uma das responsáveis pela organização e estruturação do plano de estudos e conteúdos programáticos das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Actividade Física e em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas, no ISPA, bem como Coordenadora da área de projectos de intervenção do Núcleo de Psicologia do Desporto e da Actividade Física da mesma instituição. É autora de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance.

O seu projecto de carreira actual prende-se com a investigação e desenvolvimento de programas de formação/intervenção inovadores, assentes numa lógica de treino efectivo de competências psicológicas essenciais à optimização da performance humana e bem-estar.

Actualmente dirige o departamento de Recursos Humanos e Formação da Clínica FISIOGASPAR, a convite do reconhecido Fisioterapeuta da Selecção Nacional de Futebol AA, António Gaspar sendo responsável pelas Áreas de Psicologia Clínica, Optimização de Competências Humanas e de Desenvolvimento e Inovação, bem como pela criação do conceito people’s (e)motion®.

Estaremos, como sempre, disponíveis para esclarecer todas as questões. Convidamos-te a conhecer melhor o projecto Academia Praia (através do seu Site Oficial e da sua Página no Facebook) e agradecemos a sua divulgação.

Fonte: Academia de Praia


Ler Mais

Portugal: XIII Encontro Nacional de Treinadores

sábado, 18 de junho de 2011

A ANTV - Associação Nacional de Treinadores de Voleibol prepara-se para realizar o seu "XIII Encontro Nacional de Treinadores".

O local escolhido é o I.S.M.A.I.  - Instituto Superior da Maia, sendo que este evento acontecerá nos dias 25 e 26 de Junho.

Decorrerá também em simultâneo um importante curso internacional de preparação física no Voleibol.

Porque da troca de ideias e experiências sempre advêm bons resultados, é de todo importante e desejável que a adesão seja em grande numero. Serão dois dias que prometem ser bastante proveitosos para todos os treinadores de voleibol que venham a marcar presença neste evento.


Painel de oradores convidados:
André Lobo (enfermeiro/osteopata/fisioterapeuta)
Hélder Marcos (treinador SLB)
Alessandro Lodi (Itália)
Leonardo Paladino (Itália)


Transcrição completa do comunicado da ANTV
 
"Caros treinadores,

Apesar da conjuntura actual, a ANTV organiza, nos próximos dias 25 e 26 de Junho, o XIII Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol. Mais uma vez as instalações do ISMAI – Maia, acolherão este evento anual. Atendendo à época de contenção em que nos encontramos, a direcção decidiu que a inscrição no Encontro é gratuita para todos os sócios.

Este ano estabelecemos um protocolo de colaboração com a APIV (associação italiana de preparadores físicos de voleibol) e o encontro anual decorrerá em simultâneo com o “1° CORSO INTERNAZIONALE DI PREPARAZIONE FISICA QUALIFICA DI PREPARATORE FISICO DELLA PALLAVOLO”.

Com o tema central direccionado para a preparação física, incluímos também a sua relação com a prevenção e a reabilitação de lesões. Para desenvolver estes temas contaremos com dois prelectores estrangeiros, Alessandro Lodi e Leonardo Palladino e com os nossos conhecidos Hélder Marcos e André Lobo.

O mandato desta direcção está a chegar ao fim. Durante o Encontro realizar-se-á a assembleia-geral e a respectiva eleição dos corpos sociais para o próximo biénio.
Enquanto direcção estamos desgastados e sem energia, é preciso renovar e rejuvenescer a nossa associação. Sentimos que a nossa capacidade de trabalho e de mobilização tem decrescido e está a esgotar-se.

Era importante que aparecessem elementos e equipas para assumir a liderança, que rejuvenescessem e revigorassem a nossa associação. A ANTV só tem razão de existir se representar, efectivamente, os treinadores, se for de todos e para todos.

Sejam corajosos e candidatem-se.

Em anexo segue o cartaz, do XIII Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol, e em breve receberão o programa e demais informações.

Saudações desportivas
A Direcção"
Fonte: ANTV
Ler Mais

Portugal: Projecto de cooperação entre a FPV e a CBV

sábado, 14 de maio de 2011

 
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) estabeleceram recentemente uma parceria de apoio mútuo, no âmbito do Voleibol de Praia, que, numa primeira fase, permite às duplas canarinhas de masculinos e de femininos estagiar no nosso país, minimizando os prejuízos físicos e as dificuldades inerentes à preparação dos atletas provocados por longas viagens durante o decorrer do Circuito Mundial de Voleibol de Praia.

A primeira dupla a usufruir das condições de treino proporcionadas pelo Centro Municipal de Treinos de Volei de Praia, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, com o apoio da Gaianima, Empresa Municipal, é a actual terceira classificada no ranking do Circuito Mundial.

Talita Antunes (28 anos) e Maria Elisa Antonelli (27 anos) estão em Portugal acompanhadas por uma equipa técnica composta por Abel Martins (Treinador), Felipe Bertozzi (Auxiliar-Técnico), Eduardo Ribeiro da Penha (Preparador Físico) e Luciana de Queiroz Peixoto (Fisioterapeuta).
A estadia em Portugal é supervisionada por Amilton Barreto de Barros Júnior, da CBV.
Nada é deixado ao acaso…

Após mais um treino intenso na praia gaiense, que foi seguido por Marcelino Calvo… ou Viseu – já que a sua família é oriunda dessa capital de distrito lusa –, o fisioterapeuta responsável pelas duplas de masculinos, que viajarão para o nosso país na próxima semana, Talita e Maria Elisa relembraram os momentos da década passada que passaram em Portugal, mais concretamente as etapas em Espinho e Porto Santo.

Talita Antunes (TA): “Sentimo-nos como em casa. Falamos português, a comida também é parecida com a nossa e gostosa. E é muito bom para nós podermos treinar diariamente numa semana em que não há etapas do Circuito Mundial”.

Maria Elisa Antonneli (MEA): “Parece mesmo a nossa casa, até as pessoas são muito parecidas. Fomos muito bem recebidas aqui em Portugal e estamos a beneficiar deste trabalho em conjunto entre a Confederação Brasileira e a Federação Portuguesa.
Esta praia [Centro Municipal de Treinos] é excelente, a areia é fofa e boa para fazermos a nossa preparação. Estão reunidas todas as condições para conseguirmos o nosso objectivo: realizar uma excelente semana de treinos e estarmos bem preparadas para disputar a próxima etapa, na Polónia [17 a 22 de Maio].

TA: “As viagens são muito longas. Estávamos na China e voltar ao Brasil para ficar apenas alguns dias e depois regressar à Europa é muito desgastante e tira horas e mesmo dias aos treinos. Depois da etapa de Roma [Campeonato do Mundo, de 13 a 19 de Junho] vamos voltar para cá. O Brasil fica muito longe e prejudicamos o nosso rendimento. E aqui temos um local de treinos semelhante ao que temos lá”.
 
MEA: “Desde que formámos a dupla, há dois anos, que procuramos sempre os melhores resultados e este ano queremos atingir as meias-finais e, quem sabe, as finais das etapas. Os dois quintos lugares não são excelentes, mas melhorámos o resultado do ano passado no Brasil e subimos ao pódio na China [em Sanya]. Sabemos que a nossa dupla é boa, somos a segunda dupla do Brasil, e que somos respeitadas pelas adversárias”.

– Quais são os grandes adversários das duplas brasileiras?

TA: “Os Estados Unidas, a China, a Alemanha, a Grécia tem uma boa dupla, a Holanda, que está a fazer um grande trabalho e acabou de ganhar, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Mundial [Xangai, na China].
Esses países estão de parabéns pelo seu trabalho. As equipas de Voleibol de Praia estão a mostrar muito profissionalismo, estão a renovar-se e a evoluir muito bem. Isto está a elevar o nível do Voleibol de Praia, que está mais forte e apetecível aos patrocinadores. Torna-se evidente que as medalhas olímpicas vão ser disputadas por muitas duplas e de vários países”.

MEA: “A Walsh e a May regressaram e isso é muito bom para o Voleibol de Praia, mas, infelizmente, a May lesionou-se. O Torneio AVP [Associação de Profissionais de Voleibol] nos Estados Unidos deixou de existir e as duplas norte-americanas estão em força no Circuito Mundial.
Este ano já ganharam a prata e o bronze e ninguém tem dúvidas de que são os adversários a bater”.

– E o que faz correr esta credenciada dupla?

TA: “O maior objectivo, sem dúvida, é a qualificação olímpica para Londres. Para isso acontecer, teremos de chegar sempre às meias-finais das etapas do World Tour. É uma boa briga, porque são equipas muito fortes.

MEA: “Os treinos aqui em Gaia têm sido bons. Já vimos que é melhor treinar com bola na parte da manhã (8h00) e à tarde fazer um treino mais físico, que é muito importante para entrarmos preparadas em qualquer competição e situação.
O clima tem estado excelente, nem sol de mais, nem frio. Está numa temperatura perfeita e estou adorando. Portugal e Brasil foram sempre unidos e a Confederação do Brasil, juntamente com a Federação Portuguesa, criou-nos as melhores condições. Temos connosco o treinador, fisioterapeuta, preparador físico e um Supervisor. E creio que temos tudo para tornar 2011 o melhor ano da nossa dupla”.

Talita Antunes começou a praticar Voleibol aos 14 anos, enquanto Maria Antonelli foi mais precoce, tendo-se iniciado na modalidade aos 8 anos de idade.

Abel Martins: “Este projecto já está a frutos”

Abel Martins, treinador da dupla Talita/Antonelli, tem raízes portuguesas, que tenta aprofundar sempre que se desloca ao nosso país.

Abel Martins (AM): “Já cá tinha estado em competições anteriores organizadas pela Federação Portuguesa de Voleibol. Portugal faz parte da nossa história. A minha família inteira é portuguesa, o meu pai é de Trás-os-Montes e a minha mãe é da Beira Alta, e tenho cá amigos, como o Miguel Maia.
Agora, surgiu esta oportunidade, devido ao investimento que a Confederação está a realizar no Voleibol de Praia, e nós estamos a adorar, pois viemos da China, numa viagem muito ruim, e aqui estamos praticamente no Brasil. Alimentamo-nos muito bem, falamos a mesma língua, as pessoas têm o mesmo jeito dos brasileiros e a impressão é a melhor possível”.

– Quando é que se prevê que o projecto federativo de apoio ao Voleibol de Praia dê resultados palpáveis?

AM: “Este projecto já está a dar frutos. Estou contente pelo facto de a Talita e a Maria serem as primeiras a usufruir destas condições e os resultados estão já a aparecer. Optámos por não viajar para o Brasil, por a viagem ser longa, e independentemente do resultado desportivo, o resultado físico e psicológico já está a ser um sucesso.
Agradeço muito à Confederação do Brasil e aos nossos primos portugueses, que nos abriram todas as portas para que nos sentíssemos em casa. Já nos reconhecem até quando vamos ao Shopping, isso dá um ar acolhedor e é óptimo para a Talita e a Maria”.

– E até onde poderá chegar esta jovem mas experiente dupla?

AM: “O nosso maior objectivo é garantir uma presença nos Jogos Olímpicos de Londres; não podemos deixar de pensar nisso em todos os momentos.
Nessa corrida, brigamos muito com os brasileiros, mas isso deve-se ao regulamento e não há nada a fazer.
Neste momento, podemos dizer que a dupla tem duas faces: o lado ruim é que ainda não estamos ao nosso nível, o lado bom é que ainda temos muito para evoluir.
Quando formaram a dupla, em 2009, elas conseguiram atingir rapidamente o pico da forma, e isso agora não está acontecer, mas não é só por sua causa, as outras duplas também melhoraram, sobretudo as europeias, que souberam estruturar-se.
É lógico que o Brasil é e vai ser sempre uma referência no Voleibol mundial. Os outros países «aprenderam» muito com o Brasil como organizar-se e formar boas duplas. E o Voleibol de Praia cresceu no mundo inteiro.
Por outro lado, como acabou o Campeonato Americano (AVP), as duplas norte-americanas, para jogarem ao mais alto nível, têm de defrontar equipas brasileiras e europeias e, como tal, disputar o máximo de etapas do FIVB World Tour.
A evolução quer das duplas europeias, quer chinesas, não surgiu do nada. Foi pensada e estruturada há mais de dois anos e meio para agora colher frutos. Perdemos com uma dupla holandesa, que já conhecíamos bem, mas as holandesas estão mais fortes do que há três anos, organizaram-se e tornaram-se profissionais no Voleibol de Praia, já não é uma brincadeira depois de sair do Indoor”.

Amilton Barros Jr.: “Atletas talentosos têm agora todas as condições”

Amilton Barros Junior é o Supervisor destacado pela CBV para zelar pela comitiva brasileira.
Homem de grande experiência no desporto – foi jogador de Voleibol e recordista estadual do Decatlo, bem como dirigente desportivo –, Amilton Junior salienta o poder de visão da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Amilton Barros Júnior (ABJ): “O projecto da Confederação Brasileira de Voleibol tem como objectivo dar todo o apoio e as melhores condições de treino para as duplas que estão a disputar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Então, seleccionámos quatro duplas de femininos e quatro de masculinos, a quem estamos a dar apoio, embora essas duplas não se possam sentir completamente titulares. Elas vão disputar o Circuito Mundial e a cada período de três meses serão avaliadas no seu desempenho e podem mesmo vir a ser substituídas.
As quatro primeiras posicionadas, as que estão em melhores condições, vêm para Portugal.
Se, porventura, outra dupla que não está a receber este apoio da CBV superar uma destas duplas, poderá haver uma troca, de acordo com o estipulado pelo Presidente Ary Graça”.

– E qual a importância de ter uma base brasileira na Europa?

ABJ: “A maior parte das etapas do World Tour são situadas na Europa e o objectivo do Dr. Ary, ao criar este projecto, aproveitando a excelente relação entre os nossos povos e principalmente entre a CBV e a Federação Portuguesa, é minimizar os prejuízos causados pelas longas viagens.
Se no intervalo de uma etapa para a outra, todas as duplas tiverem que ir ao Brasil, isso vai acarretar uma quantidade de horas de voo muito grande. E o voo é um grande inimigo do atleta. Com um voo que vai da Europa para o Brasil, de 10, 12 horas ou mais de duração, dependendo do ponto de partida, o atleta não se alimenta bem, não dorme bem e qualquer ser humano durante um voo sofre um processo de desidratação forte, além da necessidade de adaptação aos diferentes fusos horários.
Essa ideia da criação de uma base em Portugal, é para diminuir a necessidade desses voos. Os atletas mais antigos estão muito acostumados a ir para o Brasil, mas estamos, pouco a pouco, a procurar mostrar-lhes as vantagens de ficar aqui em Portugal, com alimentação excelente, um povo caloroso, receptivo e as condições de trabalho maravilhosas que temos aqui, pois podemos usufruir de salas de musculação, de campos de treino na praia e de todo o apoio que a Federação Portuguesa nos estar a dar.
Pela amizade e pelo carinho mútuo entre as duas comunidades do Voleibol, as duplas portuguesas sabem que podem contar com o apoio do Voleibol brasileiro nos seus mais diversos empreendimentos no sentido de crescer no panorama internacional”.

– Antigo atleta de Voleibol e do Decatlo, como é que Amilton Barros Júnior vê a forma como o desporto de alto nível é encarado hoje em dia?

ABJ: “Vejo essa mudança, essa evolução, com muita alegria porque no meu tempo isto era apenas um sonho. Tínhamos que comprar o nosso próprio calçado, a bola, trabalhávamos e/ou estudávamos na Universidade durante o dia e à noite, já cansados, é que íamos treinar. Hoje não, existe um profissionalismo que possibilita, através de prémios, de patrocínios, de subsídios de entidades públicas e privadas, um apoio aos atletas talentosos, que agora têm todas as condições para treinar no sentido de obter um rendimento de alto nível e atingir os melhores resultados que o talento de cada um possibilita”.

– Quais são os maiores rivais dos brasileiros?

ABJ: “Historicamente, a grande briga do Voleibol de Praia sempre foi entre o Brasil e os Estados Unidos. Se virmos os resultados dos mundiais e dos Jogos Olímpicos, vamos ver que quem disputava os títulos eram sempre os brasileiros e os norte-americanos. Mas este panorama está a mudar e de que forma! Os países todos, os comités olímpicos, as federações desportivas estão a começar a perceber que o Voleibol de Praia é uma modalidade valiosa, pois proporciona quatro medalhas olímpicas, enquanto o Voleibol Indoor proporciona duas, à semelhança do basquetebol, do andebol e do próprio futebol.
Como proporciona quatro medalhas, muitos comités olímpicos estão a voltar as suas atenções para o Voleibol de Praia, que tem cada vez mais visibilidade em todo o mundo.
Actualmente, vemos que a China, a Alemanha, a Itália, a Rússia, a Holanda e a Espanha estão com atletas de altíssimo nível e todos a trabalhar nesse regime de Selecção Nacional, unidos no amor à bandeira do seu país.
A ideia do Presidente da CBV é precisamente essa: unir os nossos atletas de Voleibol de Praia em torno de um objectivo único comum, que é tentar colocar o Brasil no pódio e ganhar essas medalhas para o Brasil”.
Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Portugal: Gala Anual da FPV distingue os melhores

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) realizou, no último domingo, no Teatro Conceição Ribeiro, em Lamego, a 14.ª Gala Anual do Voleibol, associada ao 64.º aniversário da FPV e que premiou aqueles que mais se distinguiram ao serviço da modalidade, ao longo da época ou mesmo de toda uma carreira.

Apresentada com cativante simpatia por Inês Gonçalves, jornalista e apresentadora da RTP, a Gala Anual, que reúne a «Família do Voleibol» contou, como é já tradição, com a presença de notáveis de outros sectores: Luís Sardinha, Presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), João Matos, em representação do Comité Olímpico de Portugal, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, e antiga campeã olímpica Rosa Mota, entre outros, bem como representantes de várias autarquias, federações nacionais e clubes.

Esta foi uma Gala diferente, que mostrou como desporto e cultura se interligam e complementam, como puderam testemunhar in loco os cerca de 250 convidados.

E o modo como a Gala 2009/2010 abriu foi testemunho disso mesmo. A coreografia apresentada pelas jovens bailarinas da Escola de Ballet de Lamego foi o prelúdio ideal de uma tarde passada em «família».

Ao longo da cerimónia, a animação cultural, diversificada, contou ainda com as actuações de grupos de diferentes estilos musicais e mesmo de escalões etários, desde os jovens da banda «DIXI» e da Tuna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego ao Grupo de Concertinas de Lamego e Grupo Coral da Universidade Sénior.

As boas-vindas foram dadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego, que manifestou a sua “especial satisfação e honra” pelo facto de a cidade duriense ter acolhido a Gala, tendo agradecido a escolha à FPV e ao seu director Amílcar Saavedra, grande mentor da 14.ª edição da Gala. [Ver Discurso]

E quem disse que o Voleibol não pode ser visto como poesia em movimento?

Siza Vieira, o arquitecto português mais premiado, criou um «hino» ao Voleibol. [Ver texto de Siza Vieira]

O texto foi lido por Arnaldo Silva, poeta e antigo jogador de Voleibol, que também declamou um poema da sua autoria: “Ser Jogador”.

A entrega dos prémios iniciou-se logo após o discurso do Presidente da FPV, Vicente Araújo.

Os primeiros a serem distinguidos com o troféu de campeões foram os escalões de formação. [Ver Campeões Nacionais].

Grande entusiasta da modalidade, David Oliveira, professor da Escola Evaristo Nogueira, de Seia, recebeu o Prémio «Mérito Gira». [Ver Mérito Gira]

A 14.ª edição da Gala apresentou algumas novidades, caso da distinção da dupla Joana Neto/Mariana Filipe, vice-campeãs europeias Sub-18 de Voleibol de Praia, e a atribuição de novos prémios: Árbitro do Ano (Arnaldo Rocha), Árbitro Revelação (Ricardo Ferreira), Treinador do Ano (Francisco Fidalgo), Dirigente do Ano (Graziela Palmeira), Melhor Atleta do Ano (Flávio Cruz) e Melhor Atleta do Ano (Tâmara Hoffmann). [Ver Premiados]

A atribuição do Prémio Osório é o momento alto da Gala FPV.

Os troféus foram entregues pelo Presidente da FPV e pelo Presidente do IDP, em representação do Secretário de Estado do Desporto…

As Vereadoras Margarida Duarte, do Pelouro do Desporto, e Marina Valle, do Pelouro da Cultura, entregaram uma lembrança aos homenageados, em nome da Câmara Municipal de Lamego.

E os chamados Óscares do Voleibol foram para:

João Teotónio Nora de Magalhães – Foi, sucessivamente, jogador, árbitro nacional, árbitro internacional e treinador, tendo pugnado sempre pela dinamização da modalidade. Presentemente, é o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPV.

Aires Pereira, Vereador Câmara Municipal Povoa de Varzim – Determinado e de convicções inabaláveis, é um homem com os olhos postos no futuro e por isso compreendeu a importância estratégica de receber, assiduamente, na Póvoa de Varzim os jogos da Selecção Nacional de Voleibol.

Francisco Lopes, Presidente Câmara Municipal Lamego – O prémio é o reconhecimento pela colaboração e pelo empenho com que Francisco Lopes e a Câmara Municipal de Lamego, a que preside, têm correspondido às iniciativas da Federação Portuguesa de Voleibol, através de todo o apoio logístico e disponibilização de infra-estruturas para os trabalhos das Selecções Nacionais, mas igualmente na organização de competições nacionais e internacionais de Voleibol e de Gira-Volei.

A ligação entre a Federação Portuguesa de Voleibol e as autarquias está firmada em fortes laços de amizade e é cada vez mais visível o interesse das autarquias nas diversas acções promocionais da modalidade, sobretudo no projecto Gira-Volei.

A confirmar este apoio, está o já elevado número de autarquias que integram o Clube das Câmaras Amigas - atingindo o significativo número de 55!

Na 14.ª Gala foram duas as autarquias distinguidas: a Câmara Municipal de Ourém e a Câmara Municipal de Mértola.

O também já tradicional discurso do representante do Estado foi proferido por Luís Sardinha, em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto do Desporto.

O Presidente do IDP, um antigo jogador e treinador de Voleibol, agradeceu o convite, que lhe permitiu “revisitar em Lamego alguns antigos colegas e ainda hoje meus amigos, como o Amílcar Saavedra e o Pedro Oliveira, que fazem parte dos corpos sociais da Federação Portuguesa de Voleibol” e enalteceu o enorme desenvolvimento da modalidade, sobretudo nos últimos 10/15 anos, tendo destacado o “trabalho brilhante, no âmbito nacional e internacional da Federação. É natural que todo esse trabalho desenvolvido pela Federação tem de ver atribuído o reconhecimento aos corpos sociais, mas permitam-me destacar de uma forma especial a figura do presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, que tem sabido trazer para Portugal a sua experiência internacional”.

Terminando em beleza uma Gala memorável, a Federação Portuguesa de Voleibol entregou uma lembrança de gratidão à Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lamego, Marina Valle, também ela uma antiga jogadora de Voleibol, agradecendo a sua disponibilidade total e simpatia para com a FPV no apoio e coordenação da Gala.

Mais informações, discursos e homenageados em www.fpvoleibol.pt / www.volei.tv
Fonte: FPVoleibol
Ler Mais

Portugal: Formação Nacional de Treinadores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Departamento de Formação da FPV solicita a divulgação de um comunicado sobre o Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT-2011).

Neste documento pretende-se informar os treinadores, bem como os futuros aspirantes nos clubes, além dos próprios clubes, das alterações prevista e obrigatórias na formação e certificação dos actuais treinadores em exercício, e mesmo daqueles que não estando a treinar este ano, poderão voltar à actividade proximamente.

Alerta-se sobretudo, para a necessidade, de brevemente os treinadores terem de se registar na plataforma online do IDP - PRO DESPORTO, para a obtenção da sua Cédula de Treinador de Desporto, bem como da actualização da sua equivalência dos ex-níveis - I, II e II, para os actuais Graus - I, II e III. Alerta-se também para que a validade da solicitação desta equivalência, em relação a cursos anteriormente realizados é de 1 ano (informações prestadas pelo IDP, embora não definidas legislativamente).

Neste sentido, esta plataforma e base de dados online, está já em testes, esperando-se que a mesma possa estar operacional entre Março e Abril, se não houver atrasos de maior.

A referência à legislação também lá se encontra explicitada, bem como a referência à articulação entre os Graus dos Cursos de Formação de Treinadores e as Etapas de Desenvolvimento dos Praticantes.

De salientar também, que se encontra em fase de regulamentação a questão do estágio tutorado / formação em exercício, a partir de agora obrigatório em todos os cursos de treinadores, bem como a regulamentação específica da formação contínua.

Info AVP
Ler Mais
 

Moçambique

Portugal

São Tomé e Príncipe

Timor Leste