Portugal: SL Benfica vence a Supertaça Sport Zone 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Share this history on :
AJF Bastardo - SL Benfica, 0-3 (23/25, 21/25 e 21/25)
A equipa de seniores masculinos do SL Benfica ergueu ontém, pela segunda vez no seu historial, a Supertaça, competição que coloca frente a frente o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal.

A equipa orientada por José Jardim conquistou a Supertaça Sport Zone 2011 e recebeu o cheque de 10.000 euros, entregue pelo patrocinador Sport Zone, ao derrotar, por 3-0 (25/23, 25/21 e 25/21) a AJ Fonte do Bastardo, actual campeã nacional.

A 14.ª edição da Supertaça foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), com a colaboração da Associação de Voleibol de Lisboa (AVL) e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Os prémios foram entregues por Vicente Araújo (Presidente da FPV), Nuno Braancamp (Presidente da AVL), Vitalino Fagundes (Presidente da AJF Bastardo), João Coutinho (Vice-Presidente do SL Benfica) e Cláudio Pina e Nélson Neves (Sport Zone).

Os momentos iniciais do jogo foram pautados pelo equilíbrio (3-3, 4-4). Depois, a AJF Bastardo distanciou-se um pouco (6-4), quando os seus serviços começaram a fazer algumas mossas na recepção do SL Benfica. Contudo, a equipa de José Jardim acabou por pagar na mesma moeda ao concluir com êxito na rede os serviços fortes de Roberto Reis (7-6).

O equilíbrio voltou a imperar (10-10), mas os açorianos conseguiram gerir com eficácia uma pequena vantagem até ao segundo tempo técnico (16-14), pese embora o facto de falharem vários serviços. O 17.º ponto da equipa de Alexandre Afonso (17-14), obrigou os benfiquistas a utilizarem um pedido de tempo, mas Luís Samuels logrou ainda o 18.º ponto (18-14).

O SL Benfica reagiu e aproximou-se perigosamente (17-18), obrigando a equipa técnica do seu adversário a reunir os jogadores. Porém, aproveitando a motivação gerada com a recuperação, o SL Benfica fez o 18-18 por intermédio de Flávio Cruz, passando a liderar o marcador com uma ataque falhado de Thiago Leite.

Novo ataque falhado, mas desta vez da autoria de Flávio Cruz, permitiu o regresso dos açorianos à liderança no marcador (20-19). Um serviço forte de Flávio Cruz, complementado com um ataque ao primeiro toque de Hugo Gaspar, permitiu a igualdade (21-21) e um ataque de Roberto Reis deu a vantagem ao SL Benfica (22-21).

Caíque Silva empatou a contenda (22-22), mas logo desperdiçou um serviço (22-23), o mesmo acontecendo com Fabrício Silva (23-23).
Deste jogo de nervos, sairia vencedor o SL Benfica, com Hugo Gaspar a facturar o ponto da vitória (25/23) com um serviço directo.

No segundo set, o SL Benfica liderou o marcador praticamente desde o início, aproveitando o bom momento de Roberto Reis nas acções ofensivas (4-3, 6-4, 8-6). E seria novamente Roberto Reis, no ataque, a aumentar a vantagem do SL Benfica (10-7). Flávio Cruz fez o 13-8, o 14-9 e o 16-10, igualmente no ataque, tornando tudo ainda mais difícil para a AJF Bastardo.

Os açorianos chegaram a esboçar uma reacção, que chegou por intermédio do inconformado Luís Samuels (11-17), mas era tarde demais. Um bloco duplo de Hugo Gaspar e Marc Honoré fez o 20-12 e tudo parecia decidido. A garra de Manuel Silva deu azo à recuperação encetada pelos campeões nacionais (21-24), mas o SL Benfica não se atemorizou e fechou o set com o resultado de 25/21.

O terceiro set foi bem diferente. A AJF Bastardo fez o 4-2 com um serviço directo de Manuel Silva e o 5-2 com um bloco individual de Danilo Santos a Hugo Gaspar. A vantagem de 3 pontos com que se atingiu o primeiro tempo técnico (8-5) premiava a determinação dos campeões nacionais, que robusteceram a vantagem pouco depois (11-7) e lograram levá-la até à segunda paragem obrigatória (16-12).

O SL Benfica recuperou e aproximou-se (16-17), por intermédio de Flávio Cruz, Um bloco duplo de Hugo Gaspar/Flávio Soares a Manuel Silva igualou (17-17) e um ataque de Flávio Cruz colocou o SL Benfica na liderança do marcador (18-17). Com um serviço directo, Flávio Cruz fez o 20-18,..
Os momentos finais foram emocionantes, mas a equipa de José Jardim mostrou-se mais consistente e consolidou a vitória por 25/21.

No final, José Jardim, treinador do SL Benfica, salientou:
"Soubemos jogar sempre em equipa. Tivemos serenidade, mesmo nos momentos em que estávamos em desvantagem".

Hugo Gaspar, oposto do SL Benfica, foi o melhor pontuador do jogo, com 14 pontos.
"O trabalho que realizámos este mês foi decisivo para o desfecho favorável neste jogo, pois conseguimos entrosar uma equipa formada por muitos jogadores novos.
Creio que esta vitória, frente a um adversário que se bateu bem, foi a melhor maneira de agradecer aos adeptos, que foram, uma vez mais, incansáveis no seu apoio, e também a melhor forma de começar a época
", reconheceu o internacional português.

Por seu turno, Manuel Silva, zona 4 da AJF Bastardo, salientou:
"O primeiro set foi a chave do jogo, mas ainda há muita água para correr esta época. Cometemos erros e vamos agora analisar este jogo. Somos uma equipa humilde, mas também somos os campeões e vamos defender esta época um título que nos deu muito gozo a ganhar...".

Alexandre Afonso, treinador da AJF Bastardo, reconheceu:
"Esperávamos um pouco mais... Acabou por ser um jogo típico de início de época, com muito erros de ambas as equipas. O primeiro set foi muito equilibrado, mas a sorte acabou por sorrir ao Benfica. Estivemos mal no primeiro toque e cometemos muitas falhas defensivas e o Benfica aproveitou".

Em 1989/1990, o SL Benfica, em masculinos, e o CR Estrelas da Avenida, em femininos, tornaram-se as primeiras equipas a erguerem a Supertaça.
Desde essa época até à actualidade, várias outras equipas de seniores masculinos rubricaram o seu nome na lista dos vencedores deste troféu que coloca frente a frente o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal, com destaque para o Castelo da Maia GC, que, no seu historial, ergueu o troféu por cinco vezes, e para o SC Espinho (4 vitórias), tendo sido, ainda, os dois últimos vencedores da prova, respectivamente, em 2010 e 2000. Sporting CP, com três triunfos, e SL Benfica, com dois, completam o leque de vencedores [Ver historial da prova]
Fonte: FPV



Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!