O fim do ano está ai há porta e como não deixaria de ser eis que mais um assunto anda rolar nas redes sociais. Desta feita alguém colocou nas páginas do facebook e do twitter a seguinte questão:
Quem será melhor, Juan Diaz ou Flávio Gulinelli?
Bom, eu respondi dizendo, “Nem um nem outro, temos cá portugueses que fazem melhor”.
Mas este comentário foi um de muitos e realmente as opiniões vão todas dar ao mesmo. A maioria dos adeptos de voleibol e aqueles que gostam de dar a sua opinião nas redes sociais concorda que realmente este italiano com sotaque brasileiro nada de novo trouxe à selecção de todos nós e os resultados falam por si. Mas se os adeptos contestam os resultados, eis que existe alguém do tipo iluminado que ou não quer ver ou então deixa passar tudo como se nada fosse.
O certo é que modéstia à parte, sou da opinião que para fazer o que este senhor tem feito durante esta época, é certo que existem no nosso campeonato treinadores com gabarito suficiente para fazerem um trabalho bem melhor do que aquele que este pseudo-italiano/brasileiro fez por cá.
Os nomes são ao gosto de cada um e estar aqui a revelar nomes poderia deixar alguém mais constrangido e tal não é a intenção, mas o fosse qual fosse o nome sugerido pelos nossos leitores, o certo é que qualquer um deles, provavelmente ira ganhar menos que estes dois últimos ganharam, e faria mais e melhor.
Chegou a hora de apostar no que é nacional, e como lá diz o anuncio, “o que é nacional é bom”.
O facto é que existiram muitas remodelações e algumas desistências por motivos aos quais na maioria todos desconhecemos, mas que nos deixam um pouco desconfortáveis, pois as histórias e os boatos existentes assim fazem com que nos deixem ainda com mais duvidas.
Como se devem lembrar, existem algumas coisas que não se percebem, do tipo, jogadores que renunciam a determinados jogos alegando cansaço e na primeira oportunidade participam em torneios de praia e outras coisas mais. Uns divulgam na praça publica fazendo conferencias de imprensa dizendo que não representam mais a selecção e quando passados alguns meses, eí-los de volta e depois são castigados e relegados para o banco, quando até se encontram em bom momento de forma.
Depois existem os casos de jogadores que são formados pela federação e na altura de poderem dar o seu contributo, eis que afinal só servem para treinos e nada mais, e como estes casos que aqui cito, outros mais existem e aos quais nada sabemos o que se passa. O que a meu ver coloca várias questões, afinal quem convoca os jogadores para representar a selecção? Quem treina os convocados? Como são escolhidos os atletas?
Por muito que custe, estas são questões que fazem pensar realmente quem comanda em quem. Será que não devemos proporcionar aos melhores as condições para que eles dêem o seu melhor pela sua selecção?
Será que não seria mais lógico convocar e jogar com aqueles que nos dão mais garantias para resultados melhores?
Talvez não perceba de voleibol de pavilhão, talvez, mas afinal se para uns jogos podemos contar com os melhores, então para outros já não contamos?
Ora algo está mal, ou contamos com os melhores para todos os jogos, pois todos eles são importantes, ou então não contamos e procuramos soluções, mas que sejam plausíveis e de confiança, porque a meu entender as convocatórias que existiram ao longo desta temporada, foram algo esquisitas.
Este Flávio pode até ter o melhor currículo, mas desconhece totalmente o nosso voleibol, os nossos atletas e acima de tudo os nossos treinadores e tal facto pesou nas suas decisões e a prova foi o dito por não dito que o mesmo proporcionou à comunicação social, pois por várias vezes manifestou-se desagradado com alguns atletas lusos, mas mesmo assim convocava-os na mesma e apostava neles. Muito estranho!
Por tal, está mais do que na hora de apostarmos no que existe por cá, e certamente currículos não faltarão para que o sucesso seja garantido.
Sim aos treinadores portugueses e está na hora de apostar nacional para as nossas selecções.
Joaquim Teixeira
maisvoleibol 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!