Volei Falado: As maiores dificuldades

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Share this history on :
As maiores dificuldades

Ora já algum tempo que estávamos há espera de que este tema fosse falado e revelado. Como sempre o blog investiga, procura e tenta saber tudo o que esteja relacionado com o voleibol de praia. Desta feita e após várias conversas com atletas, treinadores e pessoas que sentem na pele o voleibol de praia, eis que revelamos aqui um pequeno estudo efectuado por nós durante a época passada e ao qual agora vai ser revelado.

Como todos sabem, e após as inúmeras entrevistas por nós realizadas, eis que concluímos que tudo se queixa e lamenta a falta de apoios para conseguirem para a sua dupla ou para um projecto que em alguns casos seriam a de uma época em pleno para lá fronteiras, ou seja, em provas do circuito mundial, circuito europeu e até mesmo poderem competir nessas provas de forma mais profissional, com acontece com duplas mundiais e europeias, e podia citar algumas.

Realmente as queixas são enormes. Por tal, o ano passado tentamos levar mais a sério e percorrer um pouco, não digo o país, mas sim tentar conseguir os ditos apoios ou patrocínios e assim lá fomos.

Resolvemos então tentar conseguir apoios e patrocínios para 2 objectivos em questão, o primeiro seria patrocinar o blogue de voleibol de praia, e o outro seria arranjar material e claro um patrocinador ou mais para a escola de voleibol de praia do teixas, ao qual esse seria o maior projecto e a maior aposta.

E assim começamos. Elaboramos 2 apresentações, uma a dar conta do blogue, do trabalho que realizamos lá, dos vídeos, das fotos, dos eventos que apoiamos e onde em troca oferecíamos claro, disponibilidade para que as pessoas pudessem saber quem era o nosso patrocinador na nossa página, andaríamos com t-shirts ou sweats com o logótipo da empresa, etc. Na apresentação que fizemos para a escola de voleibol de praia do teixas, fizemos apresentando também material necessário para que a escola começasse da melhor maneira, aliás apresentamos um orçamento quase risonho de 500€, aos quais seriam destinados para a compra de um kit de rede completo e algumas bolas para que a miudagem pudesse treinar.

Estes foram os primeiros passos, de seguida tentamos via telefónica, por mail, indo directamente a vários locais para nos promovermos, afim de que as pessoas pudessem saber quem éramos, o que queríamos e pretendíamos. O facto é que desde Fevereiro de 2009 até agora, (Fevereiro 2010), precisamente um ano, levamos sempre com nega em tudo, e as piores negas foram precisamente mais as que nem uma resposta nos deram, nem um sim, nem um não ou um talvez, o facto é que, e desculpando a expressão, "cagaram", e não quiseram saber tão pouco.

Hoje revelamos aqui alguns dos possíveis apoios ou patrocinadores que tentamos.

Para arranjar o material para a escola de voleibol, contactamos algumas marcas desportivas, a SportZone, a Macroon, a MegaSport, a Decathlon, a JMPSport, a Games and Fun e outras mais, as quais o resultado final foi sempre o mesmo, não podiam, ou nem responderam. Isto ainda é mais grave, quando marcas como Adidas, Nike, Reebok e etc, essas, estavam fora de questão, o não foi mais directo.

Para piorar ainda, foi visitar algumas empresas com peso no Porto e em Matosinhos e a resposta ser do género, "Parece um projecto engraçado, barato, mas já temos investimentos realizados em outras modalidades", pergunto eu quais, corridas, provas de btt, futebol, ah, no futebol acredito mais que haja investimentos. Mas nem vou por ai.

Continuando, fomos as autoridades municipais para ver o que se arranjava, as respostas como sempre foram, ah, não houve respostas, a Junta de Freguesia de Matosinhos nunca respondeu, da primeira vez que tentamos contacto, havia eleições, da segunda, o senhor presidente não estava, na terceira mandaram-nos para a Câmara Municipal. Enfim, muitas voltas.

Fomos há Câmara Municipal, mas lá deram-nos, não deram, pois atiraram-nos logo para a MatosinhosSport, pois era da responsabilidade deles. Eu feito miúdo obediente lá fui, primeiramente não me puderam receber, depois pediram-me uma carta de apresentação com o projecto e com o que pretendíamos e a resposta até hoje ficou no mail de alguém, pois no meu nunca apareceu.

Para terminar, e como dentro disto tudo, ainda temos a nossa vida pessoal e profissional e o tempo acaba por ser pouco, eis que fomos tentando as chamadas pequenas empresas, as lojinhas do povo, e também ai levávamos com o não ou então, "sabe jovem, se a vida fosse outra eu ajudava e até lhe dava o dobro. Mas a crise".

Bem, estes foram os momentos que passamos ao longo de quase um ano a tentar arranjar apoios, que como puderam ver, até hoje, não aparecem. O blog continua, a escola de voleibol de praia do teixas para já está sem actividades e o que é certo nisto tudo, é que continuamos a gastar do nosso, sem quais quer benefícios, lucros ou nada, tudo apenas pelo prazer da modalidade.

Agora imaginemos, atletas que tentam representar Portugal na melhor maneira, treinadores que tentam dar a atletas que sentem dificuldades para conseguir ir lá fora e as pessoas que se envolvem quase que involuntariamente nesses projectos, conseguem arranjar aqui ou ali, um pequeno espaço para poder conseguir aqueles pequenos, mas grande objectivo de uma época.

Terminando, assim vai o desporto em Portugal.
Futebol tudo, Voleibol nada.


Ler mais artigos
. Análise ao Campeonato Nacional de Voleibol de Praia 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!