Opinião: O Voleibol é um estilo de vida...

domingo, 1 de janeiro de 2012

Share this history on :
De modo a iniciarmos da melhor forma e em grande estilo esta nossa nova coluna de opinião, o MAISVOLEIBOL optou pela publicação de um excelente texto de Sónia Costa.

A simplicidade e autenticidade deste verdadeiro «poema» de voleibol certamente não deixará indiferentes os leitores que rapidamente se sentirão identificados com o decorrer da leitura.

À Sónia Costa endereçamos os nossos parabéns pela pureza e sagacidade que conseguiu aplicar no seu texto, com votos de que continue a compor mais textos como este.

O voleibol é um estilo de vida....
O treino terminou! Passa das 11 da noite e lá vou eu com o saco debaixo do braço. Viagem para casa e ainda tentar jantar. No treino raspei a pele, espero que amanhã não caia para o mesmo lado. Chego a casa e diz a minha mãe: tira as joelheiras do saco e mete-as a arejar... O que é que nos dá força para época após época continuar no voleibol? Aos Domingos gosto de dormir... dizem os outros... Nunca estamos juntos, diz a tua/teu namorada/namorado... Pensa mas é em estudar e trabalhar, dizem os teus familiares...

Ouves isto, pensas para ti... e SORRIS...

Que sabem eles o que significa o voleibol para ti... Que sabem eles da tensão e ansiedade que não te deixa dormir um dia antes do jogo... Que sabem eles dos jogos em que jogaste com alguma dor ou mau estar... Que sabem eles do que sentes quando marcas um ponto e os teus colegas te abraçam desesperadamente... Que sabem eles do que sentes quando não jogas... Que sabem eles da força que te dá, uma palmada nas costas de um colega quando algo não te corre bem... Que sabem eles do teu respirar fundo quando o treinador dá o 6 inicial... Que sabem eles do que sentes quando estás no banco de suplentes... Que sabem eles do que pensas 10 minutos antes do jogo... Que sabem eles o que é estar a aquecer, na esperança que o treinador te mande entrar... Que sabem eles como vibras numa vitória... Que sabem eles da dor que se sente numa derrota... Que sabem eles das quedas que dás e das vezes que tens de te levantar... Que sabem eles o que é dar tudo sem quase conseguir respirar... Que sabem eles do que sentes quando vês o jogo da bancada... Que sabem eles do que é estar parado ou perderes o resto da época por lesão... Que sabem eles dos banhos de água fria que já tiveste que tomar... Que sabem eles do que é treinar todos os dias nos meses de Verão, quando todos os teus amigos estão de férias...Que sabem eles quando todos vão sair para dançar e tu vais dormir para jogar no dia seguinte... Que sabem eles das privações que tens... Que sabem eles o que é sair de um treino ou jogo cheio de fome e não ter o que comer... Que sabem eles o que é não poderes reunir-te diariamente com os teus amigos e familiares... Que sabem eles do quanto amas o voleibol... Que sabem eles o que é perder a juventude em prol desse amor... Que sabem eles o que é chegar ao fim de uma época e deixar os amigos que fizeste...Que sabem eles o que é treinares de segunda a sexta e no sábado não estares sequer convocado...Que sabem eles o que se sente ao perder-se uma final... Que sabem eles da emoção, pele de galinha, que sentimos ao ler esta pequena nota...

5 Pessoas contigo... 6 do outro lado do campo...

Esta é a NOSSA vida, que sabem eles???

Muita gente diz que o voleibol não tem nada a ver com a vida... não sei quanto sabem da vida, mas de voleibol não sabem NADA...

Na vida, como no voleibol... se perdermos um jogo, perdemos pouco... se perdermos a HONRA, perdemos muito... mas se perdermos a CORAGEM, perdemos TUDO!

Compromisso: NUNCA DESISTIR!


Sónia Costa - Coimbra - 2011

1 comentário:

Anónimo disse...

Para dar continuidade ao vosso artigo e ao mesmo dar os parabéns a quem escreveu o mesmo gostaria de deixar um pensamento também de uma atleta não fui eu que o escrevi mas revejo em alguém que me é muito querido muito daquilo que a Sónia diz e também o autor deste pensamento.
----------
"Sou atleta. por vezes troco as saídas por treinos. O estilo pelo suor em todo o corpo. Noites de festa por um campeonato, roupa de moda por um par de joelheiras.
Não me importa nada de tudo o que deixei, porque o amor e a satisfação de fazer um excelente campeonato vale mais que tudo.
Eu si que os verdadeiros amigos entendem!!!
Porque ser atleta não é um HOBY, ser atleta é a minha vida.
------------
Obrigado
Carlos Louro

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!