Volei falado: Voleibol e a sua divulgação

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Share this history on :
Voleibol e a sua divulgação.

Longe vão os tempos, em que atletas, clubes, associações falavam da pouca divulgação que o voleibol tinha por parte dos media, só longe a longe, é que os jornais desportivos e os nacionais, divulgavam em pequenas letras, algo sobre a modalidade, em que davam par, alguns resultados desportivos e pouca coisa mais.

Com o passar dos anos, eis que a tendência mudou como que radicalmente, a mentalidade das pessoas mudou e o facto de que cada vez mais a Internet é um meio rápido de informação, eis que começam a surgir os ditos “blogues”, onde pessoas normais, apaixonados pela modalidade, começam a criar alguns blogues onde o principal era divulgar, aquilo que por dever, a federação ou até mesmo as associações, deveriam fazer, ou seja, divulgar os atletas e os clubes, que são quem mais fazem para que a modalidade se expande.

Aproveitando estas novas fontes de comunicação, eis que a custo pessoal, alguns clubes e atletas, criam as suas páginas de Internet, Miguel Maia, enquanto atleta, foi dos primeiros, os clubes, esses aproveitando o facto de alguns terem o futebol como modalidade principal, aqui e ali, lá iam divulgando o voleibol, mas o facto, é que ainda assim, pouco era conhecido sobre a modalidade, dado que a mesma para alguns tinha pouca visualidade.

Eu mesmo, senti as dificuldades, quando realizando um projecto escolar, e sabendo que clubes como Sporting, Sporting de Espinho, FC Porto, Leixões SC, SL Benfica e outros clubes, com fortes tradições no voleibol, e quando pesquisando na net sobre esse historial, o facto é que nem os seus sites oficiais pareciam saber da história da modalidade no clube. Eis que até em bibliotecas, jornais e outros meios, a divulgação da história do voleibol, era quase nula. Hoje, as coisas são muito diferentes e os meios são bem melhores. Mas se no voleibol as coisas eram difíceis, certamente na variante da praia, as coisas ainda eram bem piores, e o certo, e se procurarem bem, pouca ou até mesmo nenhuma informação existe. Procurem ou até mesmo pesquisem e vão ver. Se o fizerem vão ver que descobrem algo do género, “o voleibol de praia começou em …., depois houve um torneio…., e blá blá,…”, o facto é que pesquisando, vão ver que começou e depois existem vários espaços, em que dum ano para o outro as coisas parece que morreram, enfim a tal falta de informação que gostávamos de ver e há qual, os meios de comunicação social não divulgam e aos quais durante anos, os atletas se queixaram. Também aqui os chamados blogues, apareceram e começaram a mudar algumas mentalidades.

Actualmente as coisas mudaram, e se os meios jornalísticos ainda falham na divulgação, o facto é que agora a tendência mudou, e as redes sociais alteraram o modo de pensar e de agir, e hoje em dia, clubes e atletas se auto promovem, através dessas ditas redes sociais.

Realmente, e como alguém dizia, “o sonho comanda a vida” e por tal, o Facebook, Twitter e YouTube, são os meios escolhidos para a divulgação e auto promoção, de tudo. Agora muitos são aqueles que se promovem, são as páginas de duplas, de atletas, de clubes, de instituições, de provas, de eventos, enfim, de tudo, e basta apenas um click e já está. Se os outros não informam, sejamos nós, os amantes, os praticantes, os apaixonados, aqueles que vivem dia a dia a modalidade a promover, a divulgar a modalidade.

Tal facto fez com que mais gente adira e partilhe com todos, a modalidade de que adora. Enfim, novos tempos e novas mudanças.


Ler mais artigos
. As maiores dificuldades

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!