Tempo Técnico: Análise aos jogos do dia 3 de Setembro

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Share this history on :
Voleibol feminino nos Jogos Africanos: Moçambique x Quénia

A selecção feminina de Moçambique enfrentou um grande adversário, um dos mais fortes da competição e favoritismo a medalha.

A fragilidade do sistema de recepção de Moçambique mais uma vez foi o pronto fraco da equipa, que sofreu por uma falta de especialista nesta posição. Recordando que Moçambique tem uma boa libero, mas na última hora foi substituída por mais uma levantadora e ainda joga com um sistema de recepção em W, fato que causa estranheza neste tempo de voleibol mais moderno e com especialistas por posições.

Quénia ganhou a partida por 3 x 0 (25 x 15, 25 x 11, 25 x 13), vamos ao jogo :

Ao contrario da partida anterior Moçambique entrou mais concentrado. No primeiro set, O bloqueio funcionou melhor, auxiliando no sistema defensivo, porém não conseguia aproveitar os contra-ataque e muitas chances foram desperdiçadas. Quénia soube aproveitar as falhas no sistema defensivo e o frágil serviço Moçambicano, que não dificultava em nada a recepção Queniana. Destaque para a excelente levantadora do Quénia que distribuía bem as jogadas.

No segundo set, os erros individuais e as falhas de recepção deram a tónica da parcial. Moçambique jogava com bolas altas no centro facilitando o bloqueio da equipa adversária. Quénia muito agressivo no ataque e com um bom serviço flutuante não encontrou nenhuma resistência por parte das Moçambicanas

No terceiro e última parcial, Moçambique não esbanjou nenhuma reacção. Tentou-se adaptar um pouco a levantadora Nilza no fundo para dar uma estabilidade no passe, porém, mais uma vez o frágil sistema de recepção impedida que Moçambique pontuasse no Sit out.

Destaque para a levantadora Queniana, muito rápida e com uma boa visão de jogo, dava uma boa cadência para o ataque queniano.

Por parte de Moçambique, Malo uma boa actuação ao contrario da partida contra a Nigéria. Também teve destaque Reana por sua personalidade em quadra. 
 

Voleibol Masculino nos Jogos Africanos: Excelente 3 set dos meninos de Moçambique!

Moçambique jogou a sua segunda partida contra Camarões e perdeu por 3 x 0, com parciais de 25 x 17, 25 x 13 e 25 x 23. Até ai nenhuma novidade, Camarões é franca favorita, juntamente com Argélia para ganhar este torneio.

Me permitirei somente falar do terceiro sete, pois é este nível que a equipa pode jogar, e só não joga por falta de condições. Não se pode comparar nunca o que é Camarões dentro do cenário mundial, com Moçambique. Primeiro Moçambique teve uma preparação caseira, com um jogo contra Suazilândia, Camarões acaba de chegar por um estágio na Eslováquia, México e Argentina.

Moçambique apresentou um excelente voleibol no terceiro, com um 5 bloqueio no último set. Destaque para Fidel, um gigante neste fundamento. A equipa mostrou maturidade, quando perdia para Camarões no 23 X 21 e com dois pontos consecutivo empatou o jogo, mas pecou nos últimos dois pontos por falha individual de levantada e na recepção de um serviço bem colocado por Camarões.

Falta um pouco de rodagem para esta selecção, para ganhar confiança. Falta sua Federação disponibilizar os meios mínimos necessários para um bom trabalho. Moçambique teve quase um ano de preparação, iniciando em Outubro.

A princípio treinava-se em uma quadra aberta, com pouca iluminação e atrapalhado por chuva e vento. As varetas eram canos improvisados comprados pelos técnicos, bola oficial se viu no final de Fevereiro, uma somente, e a dois dias do embarque para o torneio da zona VI. As sapatilhas para treino só foram conseguidas com muita lutas dos técnicos, três meses depois do início da preparação, o atleta antes literalmente antes, patinava em quadra.

Falando ainda dos três meses sem o subsídio de transporte e dos lanches para os atletas. Pode parecer pouco mais os 2,5 dólares pagado por dia faz uma diferença da vida de um atleta que pode faltar aos treinos por falta deste dinheiro.

Não se pede muito para o atleta Moçambicano, com toda a dificuldade que tiveram, e as quase inexistência de condições, viu-se um bom trabalho, por isso que vanglorio este terceiro set, pois para qualquer um pode ser pouco, mais para os atletas e todos que cercaram a preparação é muito. Por um momento se fez frente aos leões insondáveis, por um momento também jogamos um voleibol de alto nível

Não se pede gaiola para o treinamento, não se pede canhões de lançamento de bola, nem o gerflor se exige, o que se pede é respeito. Caros dirigentes, respeito é bom e estes atletas merecem.


Ler mais artigos
. Voleibol Indoor: Adiamento, falta de divulgação minam a modalidade?
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!