
Encerrada a fase de classificação da Superliga masculina de vôlei, resolvi fazer o mesmo exercício aplicado aos números da Superliga feminina dias atrás: calcular quantos pontos cada time teria caso ainda fosse adotado o sistema de pontuação antigo, com dois pontos para cada vitória e um por derrota.
Ao contrário das mulheres, onde houve apenas um mando de quadra de diferença (que no fim das contas o Sesi tornou irrelevante), a mudança entre os homens é significativa: graças ao critério de desempate do set average, o Sada Cruzeiro terminaria esta fase em primeiro lugar, à frente do RJX. Ou seja, ambos estariam em lados diferentes da chave do mata-mata, o que poderia mudar toda a história da competição.
Hoje, com o critério de três pontos por vitória por 3 a 0 e 3 a 1, dois por 3 a 2 e um por derrota no tie-break, os cariocas conseguiram 53 pontos, um a mais que os mineiros. Porém, se fosse como antes, o maior número de derrotas deles no quinto set teria um peso maior. Veja:
RJX – 53 pontos
(Nove vitórias por 3 a 0, cinco por 3 a 1, quatro por 3 a 2, três derrotas por 3 a 2 e uma por 3 a 0)
Set average: 2,400
Critério antigo: 40 pontos (18 vitórias e quatro derrotas)
Sada Cruzeiro – 52 pontos
(Dez vitórias por 3 a 0, cinco por 3 a 1, três por 3 a 2, uma derrota por 3 a 2, uma por 3 a 1 e duas por 3 a 0)
Set average: 2,478
Critério antigo: 40 pontos (18 vitórias e quatro derrotas)
![]() |
| Marcelo Mendez poderia estar quebrando a cabeça com outros adversários; playoffs masculinos começam na sexta (8) (Foto: Divulgação/Vipcomm) |
Para quem não sabe, essa forma de pontuação foi importada da Itália, que há muitos anos a utiliza. Mesmo apontando essa diferença provocada por ela na atual Superliga, quero ressaltar que concordo com o critério atual, visto que considero uma derrota por 3 a 2 bem mais “honrada” que em sets diretos.
Também não acho que torcedores e dirigentes do Sada tenham direito de reclamar do que ocorreu: uma vez que o regulamento está assinado, pressupõe-se que você concorda com ele. Fica no ar apenas uma questão para se discutida antes do início da próxima temporada, já que sei de muita gente que preferia o sistema de pontuação de antigamente.
Carolina Canossa
Parceria Maisvoleibol / Saída de Rede ( http://saidaderede.com.br)



























Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!