Ora muito bem, muito recentemente pediram-me para falar sobre “estatísticas”, sobre o que são, para que servem, quais os seus fundamentos e acima da sua importância num jogo.
Se a memória não me falha, quando começamos por fazer os cursos de treinador, não nos ensinam a fazer estatísticas, se bem me lembro, penso eu que só no segundo nível de treinador é que já nos ensinam algo mais sobre este tema, que ao que parece e por algumas conversas que tive parece desconhecido.
Quantos de nós já não vimos durante um jogo o treinador da nossa equipa ou até de outra, com uma capa na mão e onde a cada jogada do jogo vai apontando algo vezes sem conta. Pois bem, isso que ele aponta são os dados de todos os atletas que estão envolvidos no jogo, é nesse bloco, que cada treinador/a aponta as acções desenroladas por cada atleta em cada set, sejam elas de bloco, defesa, recepção, passe, serviço, enfim, de todas as acções envolventes.
Ai depois, terminado cada encontro, munido de todas as informações que o treinador/a apontou no caderno, este recolhe as estatísticas referentes de cada atleta, e munido dessa informação, ele sabe quem esteve em que no jogo, quem esteve melhor ou menos bem durante o jogo, e então durante a semana de treinos, saberá quais os aspectos que deverá melhorar a sua formação, seja ela colectiva ou mesmo individualmente.
Durante anos, cada treinador/a desenvolveu a sua forma de recolher dados, a partilha passa de geração para geração, e hoje em dia, o recurso ás novas tecnologias ganha mais forma, os dados são informatizados e até criados programas através do computador, recorrendo ao excel.
Actualmente as estatísticas ganham forma nas altas competições e aliás, a maioria das grandes selecções mundiais recorrem a um programa especifico que foi desenvolvido de tal forma, que a cada jogada, a informação é dada a todo o pormenor.
O programa que falo, é conhecido por “DataVolley”, usado por muitas selecções, inclusive a nossa selecção, e para não falar, que muitos dos nossos clubes dos escalões principais já o usam para minuto a minuto saberem como está a decorrer o jogo.
Aliás, este programa, a meu ver um dos melhores, faz com que jogada a jogada possamos saber, como corre o nosso jogo e ter uma informação mais detalhada sobre o nosso adversário, descobrindo quem ataca melhor, quem recebe mais, onde estão os pontos fracos e fortes da nossa equipa e também do nosso adversário.
Resumindo, a estatística permite-nos avaliar o desempenho da nossa equipa seja durante o jogo ou até num treino.
Joaquim Teixeira, Volei Falado
maisvoleibol 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!