Qualquer que seja a situação, um grupo de pessoas constantemente reunidas é fonte de tensão. Imagine então quando os resultados estão aquém do desejado, por diversos fatores: lesões, rendimentos abaixo do esperado, falta de sincronia entre pessoas…
É exatamente isto que tem acontecido no Vôlei Amil e ficou escancarado no quarto set da suada vitória da equipe sobre o Pinheiros na noite desta terça-feira (5). Como é possível ver a partir de 2h07min do vídeo abaixo, o técnico José Roberto Guimarães e a cubana Ramirez entraram em atrito durante uma parada do jogo:
Durante a pausa, Ramirez, que está ao fundo do vídeo, começa a abaixar e é prontamente atendida por um membro da comissão técnica. Como saberíamos mais tarde, ela reclamava de dores no tornozelo esquerdo, o mesmo que a fez ficar de fora ou no banco de reservas em parte das últimas rodadas. Com 2h07min27s é possível ouvir Zé falar: “Mas ela está no jogo, como pode ter esfriado?”. Ao que Ramirez responde com 2h07min32: “Está doendo!”.
Ramirez então se aproxima da quadra é substituída por Vasileva (2h08min06s). Repórter do SporTV que fica perto dos bancos de reservas, Anselmo Caparica confirma que ambos tiveram uma discussão e relata que “Ramirez chegou a gritar”.
Pouco depois, ele acrescenta que “os dois estão discutindo até agora”. Encerrada a jogada que acontecia paralelamente a tudo isso, a câmera se volta para Ramirez, que muito nervosa diz algo para um integrante da comissão técnica e, chorando, sai de perto quando Zé se aproxima. Aos 2h10min30, a atacante aparece novamente recebendo atendimento médico e o repórter informa que o técnico falou para ela sair de quadra a fim de receber atendimento. Na seqüência, imagens recuperadas mostram o quão ríspida foi a discussão entre os dois. Ao término do duelo, nem Zé Roberto nem a jogadora falaram com a imprensa. Questionada sobre o assunto, a capitã Walewska disse que achava que Ramirez estava com dores, mas definiu a briga como “coisa de jogo”.
Uma pessoa que acompanha de perto os bastidores do time me disse que a cubana chegou a mandar o técnico “tomar no c…” por ele não ter acreditado em sua má condição física naquele momento. Aliás, este não seria o primeiro momento em que saiu faísca na relação entre treinador e jogadoras nas últimas semanas. Ciente de que as coisas não estão bem, a diretoria do time já discute medidas com ambas as partes para tentar acalmar os ânimos.
Minha função como jornalista não é julgar ninguém, apenas relatar o que acontece buscando o máximo de informações possíveis de todos os lados envolvidos. Diante disto, formo uma opinião. Neste caso, me parece que Zé Roberto errou ao forçar uma situação com Ramirez – não é porque estamos falando de um tricampeão olímpico que devemos classificá-lo como um “ser perfeito”. Por outro lado, crises acontecem em qualquer lugar, incluindo nos nossos trabalhos, e, muitas vezes, podem significar o combustível rumo à vitória, vide o que aconteceu com a própria seleção dirigida por Zé Roberto em Londres 2012. E, ainda que aos trancos e barrancos, além de falhas dos rivais diretos, o Vôlei Amil tem vencido os últimos jogos e já é o terceiro colocado na Superliga.
E você, o que acha? Sua opinião é livre, mas apenas peço para, qualquer que ela seja, seja mantido o respeito com todas as figuras envolvidas.
Carolina Canossa
Parceria
Maisvoleibol / Saída de Rede ( http://saidaderede.com.br)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!