Como relatei na minha última crónica, “A idade da Inocência”, em minha opinião a cada escalão atribuo uma fase consoante o estilo a que os jovens atletas apresentam, dai chamar aos juvenis pelo nome de “Chicos Espertos” e ao qual passo a explicar um pouco mais abaixo o porquê deste apelido .
Esta minha crónica baseou-se ao assistir neste fim de semana ao jogo de juvenis masculinos, entre o Leixões Sport Clube e o Sporting Clube de Espinho, e ao qual faço um breve resumo.
O jogo começou bem para a equipa da casa, o Leixões que venceu categoricamente o seu opositor com o parcial de 25-15. No segundo set, a equipa matosinhense conseguiu uma vez mais contrariar a equipa espinhense e venceu, sentindo alguma dificuldade com 25-22.
No terceiro set, quando as coisas estavam encaminhadas para uma vitória tranquila dos pupilos do prof Mário Martins, eis que surgiu a reviravolta dos comandados do técnico Tiago Rachão e vencem por 27-25.
No quarto set a turma espinhense motivada com o feito conseguido no terceiro set comanda o jogo , vencendo por 25-23.
No quinto e último set surge um volte-face por ambas as equipas, e qualquer uma delas merece a vitória final, que acaba por surgir uma vez mais nas vantagens, onde a equipa do leixões foi mais feliz, vencendo por 16-14. De salientar a má arbitragem, ao qual o árbitro permitiu por várias vezes situações pouco desportivas.
Voltando ao inicio da crónica, nesta idade e neste escalão os jovens atletas tem a mania que sabem tudo, que já sabem fazer blocos, que sabem defender, que sabem atacar, aliás sabem tudo, dai eu chamar-lhes os "Chicos Espertos”.
Normalmente considero esta fase a mais importante na vida dum jovem, pois é aqui que eles começam a querer imitar o seu ídolo, a sua maneira de jogar e tudo o mais.
Normalmente cabe aos treinadores moldar o jogador e corrigir os erros dos seus atletas, sejam eles técnicos ou tácticos. Embora que por vezes, e conforme as suas idades, começa-se a notar a rebeldia normal destes, mas com pulso por parte do treinador e acima de tudo com uma boa argumentação, estes vão respeitando aqui e ali as suas ideias, decisões e criticas, pois só assim estes jovens conseguem progredir na modalidade.
Enfim, todas as idades são criticas e de aprendizagem, pois a formação é continua e sempre a subir.
Joaquim Teixeira
maisvoleibol 2012
2 comentários:
Boa tarde.
Tenho seguido com atenção algumas das suas crónicas, algumas delas muito boas.
Em primeiro gostaria de dizer que não percebo o que tem a ver o árbitro com os "chicos espertos".
E em segundo faltou penso eu falto um dado muito relevante nesta sua cronica que tem a ver com as atitudes dos nossos jovens seja ele no voleibol ou noutro desporto qualquer. Por aquilo que eu tenho assistido nos últimos anos não se trata apenas de uma tentativa de imitação de alguns dos seus ídolos, mas também alguns e infelizmente muitos são a imagem do seu treinador no que de principalmente está errado.
Penso que a equipa por vezes é uma imagem do treinador, principalmente nas más atitudes.
Se ao introduzir a questão da arbitragem quis deixar no ar a ideia de que algumas das más atitudes para com a arbitragem partem dos treinadores que o permitem.
E já agora gostaria de deixar também um relato que justifica aquilo que estou a tentar dizer. Este fim de semana assisti a um jogo de juniores feminino no qual um dos treinadores depois de uma decisão da arbitragem se manifestou (erradamente), o arbitro como mandam as regras chamou a capitã que com alguns modos que não beneficiam a boa atleta que esta é, achou-se na razão de dizer algo ao arbitro, como este não gostou da atitude mostrou-lhe o cartão.
Quero dizer com isto que parte dos treinadores a educação técnica, tática e também social ou de bom comportamento.
Obrigado
Carlos Louro
Meu caro, antes demais esta crónica resume-se em duas. Se reparar primeiro faço um resumo do encontro e depois faço a habitual crónica
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!