
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, as Selecções Nacionais de Cadetes Masculinos e de Cadetes Femininos vão participar no prestigiado Torneio Internacional de Guadalajara (Torneio Navidad), a disputar em Espanha, de 27 a 29 de Dezembro de 2012 e organizado pela Real Federação Espanhola de Voleibol (RFEVB).
As selecções nacionais de cadetes, assim como todas as selecções jovens, encontram-se a estagiar em regime de internato ou semi-internato, nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, participando ainda no Torneio Gala Volei, em Matosinhos.
A próxima competição oficial internacional a disputar pelos cadetes femininos e masculinos será a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013, a realizar de 3 a 7 de Janeiro de 2013, nas cidades checa de Brno e eslovaca de Nitra, respectivamente.
A Fase Final do Europeu 2013 será realizada na Sérvia e na Bósnia-Herzegovina (masculinos) e na Sérvia e no Montenegro (femininos).
No Torneio Navidad, os rapazes portugueses enfrentarão, sucessivamente, a Espanha (27 Dezembro), a Grécia e a Tunísia (28 Dezembro).
O dia 29 de Dezembro será dedicado à disputa dos jogos de atribuição dos 3.º e 4.º lugares (manhã) e da Final (tarde).
Por seu turno, as portuguesas defrontarão, sucessivamente, a Selecção de Espanha B (27 Dezembro), a equipa do Feel Voley Alcobendas e a Selecção de Espanha A (28 Dezembro).
O dia 29 de Dezembro será dedicado à disputa dos jogos de atribuição dos 3.º e 4.º lugares (manhã) e da Final (tarde).
Aposta renovada nas jovens certezas
Há cerca de uma década e meia, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) foi pioneira no desenvolvimento das selecções de formação, ao instituir o trabalho em regime de estágio permanente das selecções nacionais no Campus Agrário do Vairão, em Vila do Conde. Depois, seguiu-se um percurso que incluiu o Centro de Estágio de Esmoriz, o Colégio de Gaia e, no caso dos masculinos e até 2010, a vila de Resende.
Este ano, a FPV voltou a demonstrar que continua na vanguarda no que diz respeito ao treino de alto nível ao proporcionar às selecções de juniores e de cadetes masculinos e femininos ainda melhores condições de treino, alojamento e estudo.
Actualmente com todas as selecções jovens reunidas, em regime de internato ou semi-internato, em Vila Nova de Gaia, beneficiando de óptimas condições para executar o seu trabalho, a FPV pode renovar a aposta feita nestas jovens promessas do Voleibol nacional, consolidando o desenvolvimento atingido pelo Voleibol português e perspectivando-o já no próximo ciclo olímpico, que culminará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Exemplos concretos de sucesso na conciliação de desporto / estudo
No dia 5 de Outubro do ano passado, os cadetes José Gabriel Fonseca e José Nuno Gomes de Brito, ambos de 16 anos, foram distinguidos pela Câmara Municipal de Resende com o Prémio Rebelo Moniz, uma distinção atribuída aos alunos do ensino do 2.º, 3.º ciclos e secundário, que se destacaram por terem obtido os melhores resultados. Um recebeu um prémio monetário de 149,94 euros e o outro de 124,79 euros.
José Fonseca recebeu ainda o Prémio Quadro de Excelência na Escola Secundária Dom Egas Moniz, estabelecimento de ensino onde estudava, mercê do protocolo firmado entre a FPV e o município de Resende.
Em 2010, Raquel Maia, atleta da Selecção Nacional de Cadetes Femininos, tinha já recebido o Prémio Excelência, que distinguiu os melhores alunos de 2010 na Escola ES/3 de Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, no âmbito do «Dia do Diploma» instituído pelo Ministério da Educação.
Raquel Maia tinha, então, 15 anos e 1,73 metros de altura e era capitã de equipa dos iniciados femininos do Vitória Sport Clube, tendo sido também distinguida na Gala do Desporto promovida pela Câmara Municipal de Guimarães com o Prémio Jovem Revelação Feminina, que compreende uma Bolsa de Formação Desportiva.
O facto de ter integrado o estágio permanente das selecções jovens, de estar sujeita a uma elevada carga horária de treino e de se encontrar grande parte do ano longe de familiares e amigos não foi impeditivo do seu excelente aproveitamento escolar, sendo a jovem cadete um bom exemplo de que é possível conciliar a prática do desporto de alta competição com os estudos.
A Selecção de Cadetes Femininos cumpre todos os anos um estágio permanente em Vila Nova de Gaia, onde também é feito o enquadramento pedagógico das atletas, algo essencial no projecto da Federação Portuguesa de Voleibol.
As selecções mais jovens irão reforçar e renovar a selecção de seniores femininos na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2009, Pedro Monteiro, atleta da Selecção Nacional de Cadetes Masculinos, recebeu na Escola ES/3 D. Egas Moniz, em Resende, o Prémio de Mérito, que distinguiu os melhores alunos no âmbito do «Dia do Diploma» instituído pelo Ministério da Educação.
Para além do galardão, no valor de 500 euros, Pedro Monteiro recebeu também um diploma alusivo à distinção de ter sido o aluno com melhor média de conclusão do ensino secundário daquele estabelecimento de ensino, onde completou o 12.º ano de escolaridade com a média de 18 valores em Ciências e Tecnologia.
Pedro Monteiro, então com 18 anos e 1,93 metros de altura, tal como os seus companheiros na Selecção Nacional, representou, na época desportiva de 2008/2009, o Clube Desportivo e Recreativo da Juventude de Anreade, que venceu o campeonato da III Divisão de seniores.
Fonte: FPV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!