Volei Falado: A crise chegou ao voleibol

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Share this history on :
Já é sabido e comentado em geral, que a crise chegou, pelos vistos a mesma chegou ao desporto em geral e neste caso ao voleibol português. 

Na minha última coluna referi ao facto de alguns atletas da nossa selecção nacional partirem para novas aventuras a nível profissional no estrangeiro, onde o voleibol é mais profissional e onde esses atletas podem tirar melhor partido de todo o seu potencial, não que por cá o empenho não seja o mesmo, mas o facto é que em questões financeiras não é tão rentável como nos principais campeonatos europeus e até mundiais. 

Foi dito também nessa coluna, que a maioria dos atletas nacionais quase que não ganha um ordenado merecedor, restando apenas para os poucos estrangeiros que participam no nosso campeonato. 

O facto é que a “carolice” há muito existe no voleibol e no desporto em geral, e esse facto é conhecido na sua maioria, embora esta carolice aconteça mais na formação, sendo que em alguns casos exista mesmo a nível do voleibol sénior. 

No passado fim de semana ficou exposto por atletas do voleibol sénior do Leixões Sport Clube a verdadeira realidade do voleibol, e não pensem que apenas existe crise só no clube matosinhense. Não, a crise e a falta de pagamento de ordenados aos atletas há muito que existe, e não é difícil pesquisar na internet, nos jornais ou onde quiserem e conseguem ver a movimentação de bastidores. Onde clubes divulgam, a falta de compromissos entre entidades autarcas e os clubes, entre clubes e patrocinadores, depois estes envolvem atletas e por último depois vem as constantes trocas de acusações, porque uns fizeram isto e outros fizeram aquilo e etc. 

Fazendo a tal pesquisa que vos falei acima, pode-se ler vários artigos sobre a dita crise, e numa breve conclusão, os clubes que militam na divisão principal do nosso campeonato e que por conseguinte tem clube de futebol, são os que mais falam da crise. Aqui ficam alguns exemplos dos clubes: 

Leixões SC, SC Espinho, CS Maritimo, SL Benfica, Vitória SC, estes são alguns dos clubes e por muito que possam negar que não existe crise e que está tudo bem, é certo que se procurarem bem na net, a informação e a crise está lá toda. Contudo e como sempre, aqui ficam algumas questões que muitos gostariam de colocar e ver respondidas por aqueles que realmente fazem a crise voleibolística afundar ainda mais no nosso campeonato. 

De tal forma, é sabido que o futebol é o desporto que move multidões, e enquanto certos clubes continuarem a ter modalidades ditas amadoras associadas ao clube, as mesmas sofrerão em prol do futebol, restando apenas ou a sua continuidade com todos os acontecimentos que tem vindo a público ou então, aquilo que aconteceu em vários clubes, como por exemplo, FC Porto e Sporting CP, que extinguiram o voleibol no clube e embora ultimamente se tem ouvido aqui e ali de pessoas ligadas há modalidade nos clubes, a queiram trazer de volta, o facto é que até ao momento a mesma não aconteceu. 

Assim sendo e para terminar, tal como aconteceu no jogo Leixões SC - Vitória SC em que os atletas envergavam uma faixa alusiva há falta de pagamentos, não será estranho que outros atletas noutros clubes façam igual.


4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.... Não estou de acordo com o que escreveu...
Por exemplo o Castelo da Maia é um clube quase dedicado a 100% ao voleibol e esta época fala-se em ordenados em atraso. O S.C.Espinho, depois de ter pesquisado não encontro noticias de ordenados em atraso esta época. O S.L.Benfica ordenados em atraso????? Nunca vi mas sinceramente gostava de ver..
Não sei qual o seu clube do coração, mas parece-me que está a puxar um pouco a brasa a sua sardinha.
Cumprimentos

Unknown disse...

O amigo Teixeira tem razão na maioria das afirmações que faz, no entanto não é um exclusivo do voleibol ter os pagamentos em atraso. Refira-se o caso do FC Porto que há bem pouco tempo foi acusado de ter ordenados em atraso no geral das modalidades amadoras do clube. É um problema de cultura, o futebol é que manda, movimenta milhões, o resto com alguns tostões, têm a vida dificultada. E os clubes de Voleibol que não pertencem a um clube com futebol terão a mesma exposição? Português que se preze só quer futebol...e não adianta dizermos que somos muitos os amantes do volei, porque mesmo assim não chegamos para mudar pensamentos.

Anónimo disse...

Caro "anónimo", se pesquisou, então pesquisou mal. Quando falo na minha crónica, não falo desta época em geral mas também ém épocas anteriores. Por isso se pesquisar, tem de ir em épocas anteriores, um exemplo: 2009/10 e 2010/11. Como também referi na crónica, falei em clubes com ligações ao futebol e que me lembre nem mencionei o nome do Castelo da Maia, pois já passei lá como atleta e treinador e sei que é um clube compridor.
Se quiser exemplos, simples, na época passada e referido pelo treinador João Brenha em vários jornais desportivos, a direcção assumiu ordenados em atraso por várias ocasiões. Quanto ao Benfica, simples, se pesquisar também, verá que as principais aquisições da época passada (Hugo Gaspar e Flávio Cruz) apenas chegam há renovação de contrato pelo facto do clube ter comprido com o pagamento de ordenados em atraso, Abril e Maio.

Mikasa disse...

Este tema é bastante pertinente e o seu autor limitou-se a dar a sua opinião baseada na sua experiência e alguns factos reais, contudo isto é apenas a ponta do iceberg.

Quanto ao Castelo da Maia, apesar de defacto primar por ser um dito clube cumpridor, o que se consta é que não fosse a venda do Tiago Violas e muitos problemas iriam surgir.Sendo que os valores da transacção deste atleta para a Polónia serviu para regularizar e pagar a época toda desse clube... a ser verdade, do mal o menos!

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!