Embora esteja afastado dos pavilhões, vou acompanhando alguns jogos pela televisão e muitos deles através da internet. Ora recentemente acompanhei as selecções seniores (masculina e feminina) nas suas fases de apuramento e aquilo que vi deixou-me sem palavras e uma coisa posso dizer, em minha opinião, planeamento, gestão e organização é coisa que falta em ambas as equipas seniores, mas aqui, em minha modesta observação a culpa é repartida e apenas existe um culpado, ou seja, o presidente da Federação Portuguesa de Voleibol.
É sabido que em termos de organizarmos um evento, seja ele poule, taça, campeonato da Europa, liga ou o que for, realmente somos exímios no que toca a organizar, fazemos bem e os responsáveis internacionais tecem-nos rasgados elogios, mas no que toca a ir avante num projecto e alcançar objectivos, atrevo-me a dizer que somos uma grande fraude, desilusão e incerteza. Pergunto-me como é possível o sr presidente da federação, que ainda por cima tem um papel fundamental na FIVB, quando está com os seus amigos de outras federações dizer, que a selecção do seu país não consegue nada de importante.
Pois, realmente ganhamos uma liga europeia, é certo, mas desde ai para cá, tem sido tudo em vão, seja no pavilhão seja na praia.
Começando pelo pavilhão, desde já dou os parabéns à nova equipa técnica feminina liderada pelos professores Fernando Luís e Filipe Lacerda, que tiveram a coragem de pegar numa equipa que estava desorientada derivado ao fraco trabalho efectuado pela anterior seleccionadora, contudo e ainda assim, os objectivos foram algo que não aconteceram, fruto da inexperiência de algumas atletas, mas nada a que não estejamos já habituados, pois nunca foi aposta forte por parte de quem gere.
No sector masculino, mudou-se o treinador, contratou-se um italiano com sotaque brasileiro que a meu ver e na opinião geral de muitos treinadores nacionais, esta contratação foi no mínimo duvidosa e realmente quem duvidava, a esta altura deve estar a rir-se de satisfação pela contratação falhada por parte do senhor presidente, pois os objectivos propostos e que estariam ao alcance de qualquer um foram falhados pelo italiano, falhou-se na Liga Mundial e falhou-se o apuramento para o Campeonato da Europa. O certo é que nunca compreendi bem esta contratação, um italiano/brasileiro que tanto «insultava» os atletas dizendo que não tinham ambição e quando era ele quem os convocava, enfim, não se percebe.
O facto é que mais uma vez o sr presidente da federação falhou. E as coisas não ficam por aqui, pois no que toca ao voleibol de praia, as coisas continuam da mesma forma, sem objectivos. Pois todos os que se podiam realizar, não se concretizam.
O que ao fim ao cabo me leva a concluir que não há planeamento, não há gestão de recursos, e que acima de tudo, quem gere apenas pensa no seu interesse próprio.
Se no voleibol feminino a missa é a mesma, seja na praia ou no indoor, o certo é que nada se faz. Apenas uns rostos bonitos aos quais dão-se uns “mimos” e elas lá vão.
No masculino, em que se diz apostar tudo, o resultado salta ainda mais há vista, pois falha-se tudo, e quando quem gere nem tão pouco acompanha a sua selecção, então as coisas estão praticamente ditas, no que toca ao voleibol de praia, o mesmo filme, ou seja, as promessas do costume, blá blá e quando se chega a altura, as discussões, de sempre, que nem vale a pena repetir.
Falar é fácil, mas o certo é que assim caímos no ridículo, aliás, não se entende como quem tem os atletas que temos,... os objectivos nunca se concretizam.
Sempre se constou que quando um treinador não cumpre determinados objectivos o seu lugar é posto à disposição, mas acho que quem deveria por o seu lugar à disposição é quem gere o voleibol nacional, neste caso o seu responsável máximo, o presidente da federação portuguesa de voleibol, que praticamente enterra os seus praticantes com desilusões, mentiras e promessas em vão.
Tenho dito!
3 comentários:
Gostei muito do seu artigo.
Compreendi agora porque alguns diretores falam mal das finais nacionais, mesmo sendo estas organizadas pela FPV, Quanto o presidente tem desabafos destes em relação às seleções.
Quanto à sua critica em relação à Cubana, tenho que discordar, e por aquilo que eu conheço nem tudo se passou assim, esta, a maior parte das vezes não tem poder de decisão, tive conhecimento que esta chegou a apresentar uma lista de convocadas para as Juniores a qual foi alterada pelos diretores da FPV.
Na convocatória para a selção de cadetes foi decidido pelo Daniel Lacerda quem eram as atletas convocadas para o estágio, e para não falar mais de outras situações.
A Cubana tem muitos defeitos, como muitos outros treinadores, mas a culpa não é dela, dirijam as armas que têm contra alguns membros da FPV que se acomodaram ao poleiro e agora não sabem mais que fazer, e a unica coisa que fazem bem é denegrir a imagem daqueles que querem trabalhar
Ao anónimo, que deixou o comentário.
Nesta minha crónica, apenas falo do que vejo e daquilo que me chegam aos ouvidos, e muito do que sei é dito pelos atletas, em conversas que vou mantendo com alguns deles, pois para muitos destes grandes artistas (atletas) sou uma espécie de psicologo/amigo. O facto é que para mim, temos treinadores novos e velhos que se calhar com menos dinheiro faziam algo mais e o certo é que jogo a jogo da selecção apenas vejo uma coisa, o cansaço que os jogadores demonstram e tudo fruto duma má gestão por parte da federação, que faz jornadas duplas atrás de jornadas e quando muitos dos seleccionaveis chegam ao fim da época, a maioria apresenta-se ao serviço da selecção sem descanso.
É triste, mas a realidade será esta, nunca chegaremos a lado nenhum com tão má gestão.
Bom dia
Agradeço o seu comentário.
Só quero que entenda que estou como o senhor e tantos outros contra a FPV.
No entanto sou um defensor do trabalho da Cubana.
Também tenho a certeza que em Portugal temos treinadores que fariam o mesmo ou melhor trabalho, que os estrangeiros, só que por conhecerem a realidade da gestão nossa FPV não se atrevem sequer a oferecer-se.
Peço-lhe desculpa pelo anónimo, mas nesta altura tenho razões para o fazer.
E como disse anteriormente gostei muito de ler a sua crónica.
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!