Portugal: Alemanha voa para a fase final...

sábado, 30 de junho de 2012

Share this history on :
A Alemanha assegurou hoje a presença na fase final da Liga Mundial - a disputar igualmente no Arena Armeec, em Sófia - ao vencer, por 3-0 (25/19, 25/18 e 25/20), Portugal com uma estratégia que torna ainda mais evidente a diferença entre as duas equipas. Os alemães criaram uma pequena, mas preciosa, vantagem de três/quatro pontos com serviços agressivos, que impediram um bom contra-ataque do adversário e, depois, geriram-na com disciplina táctica e paciência, baseados no seu bloco altíssimo, na força do seu ataque e nos erros do seu oponente.

No outro jogo da poule, a Bulgária venceu, por 3-2 (25/19, 21/25, 24/26, 25/11 e 15/12), a Argentina.

O último compromisso da equipa nacional na Poule D da Fase Intercontinental da Liga Mundial 2012 será disputado amanhã, frente à ARGENTINA, pelas 15h30 locais (13h30 em Portugal) e poderá ser seguido na Sport TV.

A Alemanha entrou muito bem no jogo, pressionando Portugal através de serviços agressivos, e colheu frutos dessa estratégia, já que os serviços do capitão Bjorn Andrae deram dois pontos directos e possibilitaram um bloco fácil de Christian Dunnes (4-1).
Portugal reagiu (3-4), mas notava-se que a equipa não estava à vontade, a jogar ao seu nível normal, e logo os serviços e os blocos dos germânicos alargaram a distância (8-3).
Dunnes conseguiu um serviço directo (10-3) e Flavio Gulinelli teve de gastar o segundo pedido de desconto de tempo no set.
Carlos Fidalgo (7-14) e Filipe Pinto (9-15) ainda tentaram aproximar Portugal, mas a Bulgária chegou ao segundo tempo técnico a vencer por 16-9.
Marcel fez um bloco a Gyorgy Grozer (11-17) e foi também com um bloco, mas desta vez triplo (Marco/Marcel/Flávio), que os portugueses tentaram nova aproximação (14-19).
Contudo, a equipa de Vital Heynen soube usufruir da vantagem, gerindo-a com confiança até à vitória no set por 25/19.

No segundo set, a ascendência dos germânicos manteve-se: criaram uma pequena vantagem (5-2) e mantiveram-na até ao primeiro tempo técnico (8-5), com um ataque ao segundo toque de Lukas Kampa.
Um ataque de Marco Ferreira reduziu a diferença (10-12)... e Grozer e Schwarz voltaram a dilatá-la (14-10). O oposto luso teimou (12-14, 13-15), mas Andrae fez o 16-13.
E foi mesmo o capitão alemão quem, com um serviço directo, impulsionou a sua equipa (20-15) rumo ao triunfo no parcial: 25/18, com um serviço directo de Grozer.

No terceiro set, dois pontos do central Bohme voltaram a criar a vantagem inicial dos germânicos (5-2). E, embora no primeiro tempo técnico a vantagem fosse apenas de um par de pontos (8-6), o certo é que a equipa de Vital Heynen nunca permitiu que Portugal se aproximasse com verdadeiro perigo.
Ao invés, foram sempre os alemães que esticaram a distância pontual (16-10), colocando a pressão sobre os ombros dos homens das quinas, não obstante a reacção destes (15-17, 17-19).
E foi com um ataque falhado pela Selecção Nacional que a Alemanha fixou o resultado final: 25/20.

Gyorgy Grozer, com 12 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, enquanto entre os portugueses Marco Ferreira e Filipe Pinto, ambos com 9 pontos, foram os mais concretizadores.

Flavio Gulinelli (seleccionador de Portugal): "Parabéns à Alemanha, pois mostrou hoje, mais uma vez, que merece estar na fase final da Liga Mundial. O nosso adversários jogou de uma forma consistente e nós começámos o jogo sob grande pressão no nosso side-out, o que tornou tudo mais complicado.
Estou desapontado, pois os alemães deram-nos uma hipótese no terceiro set e não a soubemos aproveitar. A nível de mentalidade, ainda temos de evoluir muito".

Flávio Cruz (capitão de Portugal): "Parabéns à Alemanha, pela vitória no jogo e pela qualificação para a fase final da competição. Jogou bem, com um serviço muito agressivo que criou problemas ao nosso side-out. Devido a isso, estivemos sempre em desvantagem e não conseguimos superar essa situação".

Vital Heynen (seleccionador da Alemanha): "Estamos contentes, muito mais do que aparentamos. Há já algumas semanas que esperávamos conseguir qualificar-nos e hoje não demos hipótese a Portugal. Jogámos bem e os pontos foram repartidos por quase todos os jogadores".

Bjorn Andrae (capitão da Alemanha): "Estamos felizes e orgulhosos com a nossa equipa. A presença na fase final da Liga Mundial é merecida, pois crescemos muito nos últimos tempos. Pressionámos Portugal e foi por isso que eles cometeram hoje mais erros do que o habitual".
 
 
Fonte: FPV
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!