Crónicas do outro Mundo #5: Dois metros para sonhar

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Share this history on :

Dois metros para sonhar

Quando, á alguns anos, aterramos no aeroporto de Lisboa ainda era verão e estava quente. Mas quando o inverno chegou, o primeiro dinheiro ganho foi-se por um par de sapatos e um blusão. Não era o contrato de Luís Figo, mas eu era um profissional. Eu sou um profissional???

Em criança, nem podia sonhar com isso. Em São Vicente o voleibol era uma coisa para poucos, não como o futebol que se joga em cada esquina. Eu que bofeteava uma bola de baixo do sol de Laginha: duzentos metros de areia onde se podia estrelar um ovo, de tanto queimar.

Todos os dias na praia e às vezes no ginásio. Com três ou quatro companheiros, o mesmo sozinho. Com uma bola esfarrapada e um par de calções de nylon que se colavam às pernas.

Eu, que tive o primeiro par de ténis com 18 anos. Eu, que jogava durante o dia e depois, à noite, corria ao longo da Avenida Marginal refrescada pela brisa da noite da baía. De baixo dum céu estrelado, onde a lua está tão perto que podes tocar-la. Em seguida, uma equipa, um treinador, os pés que se esticam nos chinelos, fortalecem os braços e a minha cabeça que se levanta até dois metros, até ao sonho.

Agora sou uma espécie de herói. O primeiro Cabo-verdiano profissional. Um herói com ténis e cuecas. Um profissional de voleibol que vagueia pela Europa rematando bolas de outro lado da rede, em pavilhões com ar condicionado e milhares de espectadores. Sempre com equipamento novo e um saco cheio de satisfações.

Dizem-me que um garoto, perdido em minha própria terra dividida, sonha em se tornar como eu. Desejo-lhe de todo o coração.

Mas eu pagaria para me sentar na areia de Laginha tocando com a lua cheia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!