Volei de Praia: Apresentação do Campeonato da Europa de Sub-23

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Share this history on :
O Campeonato da Europa de Sub-23 de Voleibol de Praia, em masculinos e femininos, realiza-se de 4 a 7 de Agosto na praia adjacente ao Edifício Transparente, no Porto, localizado entre o Castelo do Queijo e a Circunvalação. O evento será antecedido de uma etapa do Circuito Nacional de Voleibol de Praia, que terá por palco a mesma praia, nos dias 29 a 31 de Julho.

Estas competições foram apresentadas hoje em Conferência de Imprensa, na Zona VIP do estádio de Voleibol de Praia existente na praia adjacente ao Edifício Transparente, na Cidade Invicta, por Inês Taveira, Adjunta do Vereador do Pelouro do Turismo, Inovação e Lazer da Câmara Municipal do Porto (CMP), Armando Oliveira, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Porto Lazer, Henrique Gomes, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e Director de Competição do Europeu de Sub-23, e Teodemiro de Carvalho, Secretário-Geral da FPV e Director da Prova do Europeu de Sub-23.

Inês Taveira, Adjunta do Vereador do Pelouro do Turismo, Inovação e Lazer da Câmara Municipal do Porto, cidade anfitriã dos eventos internacionais, deu as boas-vindas a todos os que directa ou indirectamente começaram hoje a «participar» no Campeonato da Europa de Sub-23.
É com todo o gosto que mais uma vez vos recebemos neste cenário magnífico, que acolheu no ano passado o Mundial de Sub-19 e o Europeu de Sub-18, momentos que partilhamos convosco através de uma exposição que está patente nas instalações do Edifício Transparente.
Esta iniciativa servirá, mais uma vez, para promover a prática desportiva e potenciar a capacidade turística da cidade do Porto.
Lembrando as palavras do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, damos a boas-vindas a todos aqueles que se deslocam a esta cidade para participarem neste evento desportivo de escala internacional, esperando que aproveitem esta oportunidade de sentir o Porto e que regressem aos seus países como bons embaixadores da cidade do Porto.
São dezenas de atletas de vários países que levam de volta a boa imagem do Porto
”.

Armando Oliveira, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Porto Lazer, alertou:
É muito importante a promoção de um evento desta natureza, tanto a nível nacional como internacional.
Vamos acolher atletas e representantes de 24 países europeus que vão divulgar as imagens paradisíacas das praias do Porto e da própria cidade, desde o centro histórico aos lugares turísticos que valem sempre a pena visitar.
Por outro lado, o público também deverá desfrutar da beleza e da qualidade do espectáculo desportivo, com as jogadas de recorte técnico e táctico protagonizadas por alguns dos melhores atletas do Voleibol de Praia.
Damos as boas-vindas a todos. Aos atletas desejamos ainda que as suas expectativas sejam concretizadas
”.

Teodemiro de Carvalho, Secretário-Geral da FPV e Director da Prova do Europeu de Sub-23, foi o porta-voz da FPV, tendo explicado que Vicente Araújo, Presidente da entidade que rege o Voleibol a nível nacional, não pôde estar presente na conferência de imprensa por se encontrar a desempenhar as funções de Presidente do Comité de Controlo do Campeonato do Mundo de Juniores Femininos, a decorrer no Peru.
É com grande prazer que estamos aqui novamente, depois de no ano passado termos organizado três eventos belíssimos [uma etapa do Campeonato Nacional, o Mundial de Sub-19 e o Europeu de Sub-18], no seguimento dos quais recebemos e-mails de representantes dos países que participaram nas competições a expressarem a sua satisfação pela forma como tudo correu, fazendo votos de poderem regressar em breve ao nosso país e à cidade do Porto.
Estes ecos das competições enchem-nos de orgulho e aproveitamos para agradecer, mais uma vez, à Câmara Municipal do Porto, à Porto Lazer e aos patrocinadores do Edifício Transparente a parceria e a oportunidade de receber neste belo estádio uma etapa do Campeonato Nacional e o Campeonato da Europa de Sub-23, que será, com certeza, uma mais-valia para a cidade e para o Voleibol
”.

Henrique Gomes, Director de Competição do Europeu de Sub-23, também recordou as palavras elogiosas e de incentivo que a FPV recebeu após a organização, em parceria com a CM Porto, do Mundial de Sub-19 e do Europeu de Sub-18 em 2010, explicando:
Quando as pessoas são bem acolhidas, demonstram a sua satisfação e foi o que aconteceu no ano passado e vai acontecer, certamente, este ano com o Europeu de Sub-23.
Os atletas que vão disputar esta competição são jovens mas ao mesmo tempo jogadores já com grande experiência em provas deste tipo e mesmo de etapas do Circuito Mundial de seniores. Simultaneamente ao Europeu a realizar no Porto, realizam-se provas internacionais de seniores pontuáveis para a qualificação olímpica para os Jogos de Londres 2012… e mesmo assim vamos ter cá as melhores duplas, pois os atletas estão mesmo apostados em conquistar o título europeu.
Em relação às duplas portuguesas, realce-se o trabalho desenvolvido sob a orientação técnica do professor Francisco Fidalgo, um trabalho que já deu frutos, como por exemplo, e todos se recordam, a medalha de prata conseguida pela Joana Neto e pela Mariana Filipe no Europeu de Sub-18, disputado em 2010, aqui, no Porto.
Graças à maior experiência competitiva de algumas das nossas duplas, há expectativas quanto aos seus resultados neste Europeu.
O grande objectivo dos portugueses é passar à segunda fase, para depois jogarem com os melhores da Europa.
Para que o consigam também vai ser muito importante o entusiasmo do público e o apoio da Comunicação Social
”.

A vez dos portugueses
Portugal vai receber, de 4 a 7 de Agosto, na praia adjacente ao Edifício Transparente, o Campeonato da Europa de Sub-23, masculinos e femininos, em Voleibol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol e pela Câmara Municipal do Porto – através da empresa municipal Porto Lazer – e supervisionado pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV).
Esta será a terceira edição do Europeu de Sub-23 organizada pelo nosso país: em 2001, realizou-se em Esposende e teve como vencedora a dupla lusa José Pedrosa/José Teixeira; em 2008, os polacos Gzergorz Fijalek e Mariusz Prudel e as russas Maria Bratkova e Evgenia Ukolova sagraram-se campeões europeus em Espinho.

Uma excelente oportunidade para as duplas portuguesas, sobretudo para as oriundas dos Centros de Alto Nível de Voleibol de Praia, que no ano passado participaram no Mundial de Sub-19 e no Europeu de Sub-18, realizados no Edifício Transparente, e com resultados encorajadores.
A dupla Mariana Filipe Alexandre/Joana Neto rubricou mesmo uma página de ouro no desporto português ao alcançar, pela primeira vez no historial do Voleibol de Praia nacional em femininos, a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18.

Também em 2010, Rui Moreira e Ricardo Silva classificaram-se num honroso 9.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-23, realizado na ilha grega de Kos.
Rui Moreira disputou já várias competições deste nível, tendo participado no Europeu de Sub-18 de 2006 (9.º lugar), no Campeonato do Mundo de Sub-19 de 2007 (17.º lugar) e no Europeu Sub-23 de 2008 (13.º lugar).
Este mês, Rui e Ricardo venceram o Meydan Beach Volleyball Exibition Tournament, torneio realizado na cidade turca de Istambul e homologado pela CEV.

Um excelente resultado e bom augúrio para o Europeu de Sub-23 de 2011.

Mais informações: www.cev.lu
 
Fonte: FPVoleibol
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!