Moçambique: X Festival Nacional dos Jogos Escolares

terça-feira, 26 de julho de 2011

Share this history on :
Alegre movimento juvenil entrelaça Matola e Boane - FATOS de treino, camisolas, calções e bonés de distintas cores; autocarros transportando atletas sempre alegres e a cantar animadamente; recintos desportivos com roupagem garrida, eis o movimento que Maputo vive desde sábado com o X Festival Nacional dos Jogos Escolares, que desportivamente entrelaça Matola e Boane.


Ao longo dos primeiros três dias, os organizadores franziam o nariz, devido à fraca aderência dos espectadores aos locais dos jogos, particularmente do público-alvo, que são os jovens estudantes. No entanto, se se considerar que durante o fim-de-semana a mocidade se repartiu por múltiplos eventos desportivos, culturais e recreativos nas cidades de Maputo e Matola, a partir da tarde de ontem o panorama começou a mudar e a face das bancadas conhecia outro colorido.

Pela sua magnitude, o Festival Nacional dos Jogos Escolares é um evento super mobilizador dos jovens estudantes, e não só. E a província do Maputo, mesmo reconhecendo que a extensão entre Matola e Boane, as duas sedes das competições, não ajuda na compatibilização do programa dos espectadores, não podia fugir à regra. Por outro lado, tendo em conta a singularidade do próprio festival para os atletas participantes, estes não regateiam esforços e entregam-se aos jogos com todo o ardor.

Pela tradição dos Jogos Escolares, nomeadamente os festivais realizados a partir da presente década, existem rivalidades incontornáveis nalgumas modalidades, sinónimo de que a competição é também a valer. No basquetebol masculino, por exemplo, a partida entre província do Maputo e Cidade do Maputo, havida ontem à tarde, no campo da Escola Secundária da Matola, foi qualquer coisa de extraordinário. Prendeu a atenção do público do primeiro ao último minuto, até porque estavam envolvidos jogadores que se conhecem perfeitamente, a partir doutras competições escolares.

Neste grupo, segundo já se conjectura, as duas formações do Maputo deverão transitar para a etapa seguinte, mas qualquer delas receia se encontrar prematuramente com a gigante Zambézia, que está no festival com galões por todos respeitados. Tete e Cabo Delgado igualmente se apresentam com selecções à altura de discutir os lugares cimeiros, daí a expectativa que se vai criando em relação ao cruzamento nas meias-finais.

Na Escola Secundária da Zona Verde e na Ana Mogas tem lugar o torneio de voleibol, no qual à partida Manica, Sofala, Zambézia e Cidade do Maputo se apresentam em melhores condições de chegar ao pedestal de honra.
 
Vólei MasculinoGaza - Nampula (0-2)
Sofala -Tete (2-0)
Cabo Delgado - Maputo Cidade (0-2)
Manica - Zambézia (0-2)
Maputo Província - Inhambane (2-0)

Vólei FemininoGaza - Nampula (0-2)
Sofala - Tete (2-0)
Manica - Zambézia (0-2)
Maputo Província - Inhambane (2-0)
Cabo Delgado - Maputo Cidade (2-1)

Vasco Zacarias
Colaborador de Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!