
Foi pedido, através de um leitor do nosso site, que fosse elaborado um artigo para aprender a saltar mais alto. Pois bem, todos nós sabemos da importância do trabalho pliométrico em voleibol.
O trabalho pliométrico é utilizado por todos os treinadores, tendo sempre por base o objectivo de que os seus atletas saltem mais alto.
A preparação de exercícios pliométricos deverá ter em conta alguns factores:
- A idade morfológica e biológica dos seus atletas;
- A coordenação motora de cada um dos atletas;
- A preparação física de cada um dos atletas.
Devo voltar a relembrar um dos meus artigos, onde faço referência às habilidades dos atletas conjugadas com os exercícios propostos. O mesmo principio se aplica aqui. Se a preparação física dos ateltas não for a ideal e se não existir alguma coordenação motora, não interessa utilizar o mesmo trabalho que é utilizado ao mais alto nível. Simplesmente, não vai obter resultado algum.
Os exercícios deverão estar adequados às capacidades dos atletas, sempre!
Por último, devem ter em conta a idade morfológica e biológica de cada um dos seus atletas: dois atletas com 15 anos de idade biológica, não significa que os dois atletas estejam com 15 anos de idade morfológica. O desenvolvimento morfológico condiciona a escolha dos exercícios e do trabalho a desenvolver com os atletas.
Tendo estes factores em conta, existem vários tipos de trabalho que podem ser desenvolvidos:
1. Força Explosiva à Salto a partir de uma posição estática, ou seja, salto onde o atleta parte da posição de flexão para o salto;
2. Força Explosiva Elástica à Salto com contra movimento, ou seja, salto onde o atleta parte com os membros inferiores esticados, flecte os mesmos e realiza um salto vertical;
3. Força Explosiva Reactiva à Salto a partir de um plano alto, ou seja, de cima de um banco o atleta salta para o solo, saltando de seguida verticalmente, o mais rápido possível;
Existem assim, vários tipos de trabalho que podem ser desenvolvidos com os atletas, com ou sem material. Existem alguns circuitos com saltos sobre barreiras, saltos sobre e para caixas, saltos mais curtos e explosivos, saltos mais altos. A imaginação de cada treinador, é importante para o trabalho a desenvolver, criando novos desafios aos seus atletas, mas sempre de acordo com as suas capacidades.
Carlos Caeiro, Crescer com Voleibol
maisvoleibol 2013


























Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!