Tal como ficou prometido no último texto, vamos responder à questão “Será que posso treinar de maneira individualizada num jogo desportivo colectivo?”. Falaremos mais especificamente de voleibol, mas é uma filosofia que pode ser aplicada a qualquer jogo desportivo colectivo.E a resposta é SIM, podem treinar de maneira individualizada, mesmo sendo um jogo colectivo.
Quando pensamos em treino individualizado, pensamos naquele atleta de salto em comprimento, por exemplo, onde o seu treinador elabora treinos específicos tendo em conta a especificidade do seu atleta. Pois bem, o voleibol não é diferente e podemos retirar os pontos positivos deste tipo de treino para a nossa modalidade.
Dentro de uma equipa com 12 ou 13 jogadores, não existem dois jogadores iguais, por isso podemos logo esquecer que os 12 sejam iguais. Como tal, o treino não deve e não pode ser igual para todos. Mas isto ganha uma certa complexidade, pois trata-se de um jogo colectivo. Então como vamos trabalhar esta questão da individualização do treino, onde temos uma hora e meia ou duas horas de treino e 12 atletas completamente diferentes? Se nem os jogadores que ocupam a mesma posição (por exemplo, dois distribuidores) têm características físicas, técnicas e mentais iguais, porquê insistir em treinos iguais, treinos massivos? A resposta dada pelos atletas não será a mesma.
Poderemos ter então várias maneiras de abordar este assunto e de resolver este “problema”.
Faz sentido então que possamos dar a oportunidade para todos os atletas alcançarem o sucesso. Isto pode ser alcançado de diversas formas:
- Dentro do mesmo exercício, cada atleta tem um objectivo;
- Dentro do mesmo exercício, cada atleta tem um número de execuções;
- Exercícios específicos.
Para que o leitor possa ter uma ideia mais clara sobre o assunto, passo a explicar cada um dos três pontos, através de exemplos práticos.
- Dentro do mesmo exercício, cada atleta tem um objectivo;
- Dentro do mesmo exercício, cada atleta tem um número de execuções;
- Exercícios específicos.
Para que o leitor possa ter uma ideia mais clara sobre o assunto, passo a explicar cada um dos três pontos, através de exemplos práticos.
- Para o mesmo exercício, cada atleta tem um objectivo diferente
1. Num exercício de colocação de serviço, um jogador menos forte terá o objectivo de colocar 5 serviços em 10, enquanto que o melhor jogador da equipa a servir, terá de colocar 18 serviços em 20. ESPECIFICIDADE
1. Num exercício de colocação de serviço, um jogador menos forte terá o objectivo de colocar 5 serviços em 10, enquanto que o melhor jogador da equipa a servir, terá de colocar 18 serviços em 20. ESPECIFICIDADE
2. No mesmo exercício de serviço, o jogador menos forte poderá servir colocado, enquanto que o jogador mais forte terá de servir em força. ESPECIFICIDADE
3. Numa situação de jogo formal, o primeiro atacante de zona 4 deverá atacar bolas na grande diagonal, o segundo atacante de zona 4 deverá jogar com o bloco e o atacante de zona 2 só pode atacar bolas à linha, pois são os ataques que cada um precisa trabalhar mais. ESPECIFICIDADE
- Para o mesmo exercício, número de execuções diferentes
1. Num exercício de aperfeiçoamento de técnica um jogador terá de fazer 100 passes numa zona alvo em 5’ enquanto o colega de equipa terá de fazer, no mesmo tempo, 200 passes. ESPECIFICIDADE
2. Em 10’, um jogador terá de realizar pelo menos 20 ataques considerados bons, enquanto o seu colega de equipa só terá de fazer 10 no mesmo período de tempo. ESPECIFICIDADE
- Exercícios específicos
1. Numa situação de jogo reduzido 2x2, uma das equipas terá de jogar sempre em passe em toque de dedos e a outra poderá usar manchete. A primeira equipa precisa de treinar o deslocamento para debaixo da bola enquanto a segunda necessita de treinar o deslocamento para a bola. ESPECIFICIDADE
E com isto o treinador leva a que, com objectivos diferentes, mas com finalidades iguais, todos os jogadores consigam alcançar sucesso e saírem motivados de cada treino realizado.
É isto que torna o desporto fenomenal e em específico a nossa modalidade. A capacidade que o treinador tem de compreender os seus atletas e aceder às necessidades de cada um, torna a nossa profissão e a nossa modalidade únicas.
Como devem ter percebido facilmente, este artigo e o último, sobre estado óptimo de aprendizagem, relacionam-se e estão ligados de forma fortíssima. Para quem não leu o artigo anterior, deixo a sugestão de que o façam, para uma melhor compreensão da leitura.
Após algumas crónicas já realizadas e de ter a opinião de alguns leitores, gostaria de ter mais. Deixem a vossa opinião nos comentários ou através de e-mail: carlos.caeiro87@gmail.com
Exponham as vossas dúvidas e deixem ideias sobre o que gostariam de ver debatido. O site maisvoleibol é vosso e como tal, deverá ir de encontro com as vossas necessidades e gostos.
Um abraço para todos vós
Carlos Caeiro, equipa maisvoleibol


























2 comentários:
preciso d ganhar mais salto, o que faço? É a única q falta pra eu melhorar o meu jogo. Ajudem-me por favor.
Boa tarde,
Obrigado pelo comentário. Fique atento, pois o próximo artigo será sobre aquilo que precisa. Como saltar mais alto.
Um abraço
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