Colunistas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Voleibol Cool: Em Cabo Verde Joga-se Voleibol à Italiana


Todos os cabo-verdianos têm razões para se orgulharem do desenvolvimento da modalidade voleibol nas nossas ilhas. É inegável o avanço no voleibol cabo-verdiano, principalmente a nível técnico-tático. No entanto, para atletas, dirigentes e amantes desta modalidade é incontornável o reconhecimento de dois “grandes” italianos apaixonados por essas ilhas, os Senhores Orazio Minneci e Luca Privitera. 

Tive a grande oportunidade de ser adjunto de Luca Privitera num grande torneio africano da Zona 2 e de coadjuvar Orazio Minneci num fantástico trabalho na equipa do Atlético de S. Vicente. Não pude deixar de notar em ambos uma grande capacidade de trabalho, assim como um elevado nível tático. Apesar do excelente trabalho desenvolvido por personalidades do voleibol nacional, como o Heriberto Gomes, Júlio Popey, Kaká, José Borges, Djimi, Quincas Luz, Carlos Jorge, Américo Lopes e Hernani Trigueiros entre outros, incluindo jovens treinadores, a chegada de Orazio Minneci e Luca Privitera a essas ilhas, trouxe um elevado acréscimo a nível por exemplo, do planeamento e execução dos treinos. 

Orazio Minneci: em 1995 iniciou um trabalho básico com jovens do Paúl e não imaginava que em 2002 retomaria a tempo inteiro como treinador do Paulense. Este trabalho resultaria no título de campeão em 2 campeonatos regionais masculinos (2004 e 2005) e 4 campeonatos regionais femininos (2004, 2005, 2006 e 2007). Participou em muitas atividades de formação, não só na ilha de S. Antão, mas também em S. Vicente e Fogo. Apesar de ter formado mais de 35 rapazes e cerca de 55 raparigas no vale do Paúl, desde de 2010 abraça um projeto ambicioso designado de Giravolley (Paúl), sendo que, atingiu o ponto alto no nosso Voleibol ao sagrar-se campeão de Cabo Verde em masculino pelo Atlético de S. Vicente (2012) com base num trabalho iniciado em 2010. 

Luca Privitera: depois da aventura que foi participar no campeonato regional em 2006 e de ter defrontado o poderoso ABC, viu o seu trabalho ser premiado inicialmente com 4 títulos regionais (Santiago Norte). Já venceu um título nacional em sénior masculino (ABC) e tem ainda um título em Beach Volleybol nos juniores. Já formou no masculino e feminino cerca de 100 jovens e este trabalho já conta com a profissionalização de um formando, o central Gerson Pereira (Esmoriz – Portugal). Como técnico principal da seleção de Cabo Verde é responsável pela projeção do voleibol cabo-verdiano no fórum internacional. Definitivamente Cabo Verde deu-se a conhecer ao mundo apesar de estar ainda no início da caminhada, ao conseguir brilhantemente o 3º lugar nos jogos de Lusofonia (Lisboa - 2009) e 2 º lugar no Senegal (Torneio Zona 2 de África em 2010). Pouco a pouco o seu trabalho tem-se revelado importante no Voleibol de Praia e foram conseguidos resultados muitos positivos (exemplo, Mozambique 2011 e Cabo Verde 2012). Já percorreu todas as principais “ilhas do voleibol” com o objetivo de implementar metodologias de treino e de análise modernas de modo a permitir que os selecionáveis beneficiem de uma tática uniforme. 

Orazio Minneci e Luca Privitera fazem em Cabo Verde um trabalho profissional de enorme qualidade, sem vencimento, provando que com disciplina, rigor técnico-tático, bom nível físico e com muita paixão é possível conseguir bons resultados apesar dos poucos recursos. O incentivo e a implementação de novas tecnologias, o estudo dos adversários, a implementação das estatísticas, assim como a exaustão do treino de pormenores tem feito com que o nível do voleibol nas ilhas cresça de forma muito favorável. O voleibol nos clubes e nas seleções está a melhorar e posso acrescentar que em Cabo Verde joga-se voleibol à italiana.


Jorge L. B. Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!