Colunistas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Volei Falado: O voleibol de praia, melhorou ou piorou?


Ora bem, estava eu no meu cantinho e bem tranquilo, quando ao ler uma pequena lembrança colocada por um “colega do voleibol” e ao qual deixo aqui o link para recordarem e então saberem o porque desta minha crónica, eis o link: 

http://treinovoleipraia.blogspot.de/2010/01/passada-uma-decada-no-voleibol-de-praia.html

Penso que já todos devem ter dado uma vista de olhos e respondendo agora ao comentário que tinham posto no facebook em que perguntavam o seguinte:
Melhorou ou piorou? a nossa modalidade desde 1999 até hoje?

Muito sinceramente e numa só palavra, PIOROU.

Sim, como podem ver e ler nas fotos que foram retiradas de vários jornais na altura, as promessas feitas e as perguntas por muitos colocadas ainda continuam sem resposta.

Desde o ano de 1999 que se colocam duvidas, incertezas e uma coisa é certa, desde então para cá tudo terminou. Terminaram os circuitos mundiais no nosso país, terminaram as duas duplas de renome, Maia/Brenha e Schuller/Pereira e até algumas duplas que vinham aqui e ali a participarem em algumas provas, também deixaram de participar e o certo é que ninguém diz nada, ninguém faz nada e tão pouco ninguém quer saber de nada, o que faz revoltar algumas pessoas, inclusive eu próprio.

Assim sendo e passados estes anos, a questão que se coloca afinal não é se melhorou-se ou não o voleibol de praia, mas sim, qual o seu futuro?

Confesso, que acompanho muita miudagem e que por vezes me colocam questões do passado, do presente e do futuro, o que por vezes confesso que não sei o que dizer, senão de que continuem a fazer o que gostam, a praticar a modalidade que tanto adoram e eu também e que o futuro tratara de seguir o seu rumo, mas o facto é que olhando para trás e vendo o presente, encaro o futuro com grande preocupação.

Estranha-me uma vez mais a tomada de posição de alguns elementos federativos aos quais muitos saberão quem são quanto ao facto de que actualmente não temos ninguém a participar em provas mundiais. Alguns vão dizer que temos, será mesmo que temos, pois na ultima época voleibolista não tivemos nenhuma dupla a participar a 100% nas etapas mundiais, alias nem a 50% estiveram tão pouco. Aliás, desde a desistência da dupla feminina Schuller/Pereira, não tivemos com apoios federativos qualquer dupla a participar no circuito mundial. Sim, alguns vão dizer que existiram algumas duplas que foram participando, claro que participaram, mas com apoios de quem? Da federação não foi, pois na sua maioria foram por iniciativa própria e com apoios de vários patrocinadores. Então a duvida ainda permanece no ar.

Comparando com outras duplas mundiais, estas contam sempre com os apoios da federação do seu país, esta arranja um sponsor e as duplas lá vão conseguindo os restantes apoios. Nós por cá, temos as maiores dificuldades, pois federativamente não querem saber e as duplas na sua maioria amadoras lá tentam aqui e ali conseguirem os seus apoios, embora dificilmente consigam mais do que o necessário para provas nacionais.

A meu ver e para quem acompanha o voleibol de praia há muitos anos, apenas digo isto, temos boa matéria prima, temos bons treinadores (os melhores) e como recentemente ficou visto nas ultimas olimpíadas temos bons árbitros, se temos isto tudo, porque razão temos de ser nós comuns mortais e sem grandes poses tentar conseguir o que outros arranjam nas maiores das facilidades.

Por fim, e para terminar, fica a duvida e a incerteza, teremos mais alguma dupla masculina e feminina a chegar ao mesmo patamar que outros conseguiram?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!