Depois de salvar seis match points no tiebreak, brasileiras se superam e vencem a seleção russa
Em jogo equilibrado do começo ao fim, a seleção brasileira feminina de vôlei superou as atuações contestadas na primeira fase e venceu um jogo complicado contra a Rússia, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres. A vitória veio apenas no tiebreak, depois de seis match points a favor da Rússia, com parciais 24/26, 25/22, 19/25, 25/22 e 21/19, e teve atuação decisiva de Sheilla.
"Foi uma das mais lindas vitórias que o nosso time já teve. Não há coração que aguente. Eu tinha que dar (o peixinho no fim do jogo), estava entalado. Saímos de várias situações difíceis, estávamos perdendo o quarto set, viramos, teve erro do juiz no quinto. O time se doou muito. Elas estão com muita personalidade", comentou Zé Roberto Guimarães ao canal Sportv.
O jogo
O primeiro set brasileiro rendeu bons ralis, mas acabou com vitória russa. Depois de o Brasil reverter o placar duas vezes, a falha nos contra-ataques acabou fazendo a diferença em favor da seleção europeia. Com 21 a 19, as brasileiras conseguiram empatar e virar com um raro contra-ataque, mas voltaram a falhar na hora da decisão, deixando na mão das russas Sokolova e Gamova, responsáveis pelas bolas de segurança do adversário do Brasil. A Rússia acabou fechando em 26 a 24.
O bloqueio brasileiro voltou a funcionar no segundo set. Aproveitando um apagão das russas no jogo, o Brasil chegou a abrir 8 pontos de vantagem, fazendo 18 a 10, com Sheila e Thaisa atacando com eficiência. A má fase da Rússia não durou muito, e a equipe chegou a endurecer o jogo antes do fim do set. As brasileiras deixaram as adversárias se aproximarem no placar, mas conseguiram empatar o jogo fechando os segundo set em 25 a 22.
O bom ritmo da seleção brasileira teve continuidade no início terceiro set, mas a Rússia se manteve sempre no máximo dois pontos atrás. O técnico José Roberto Guimarães voltou a pedir paciência no bloqueio brasileiro. As russas cresceram no jogo e conseguiram virar o placar antes da metade do set. Sem poder de reação contra o jogo duro das adversárias, o Brasil saiu novamente derrotado no terceiro set por 25 a 19.
O Brasil começou perdendo o quarto set por 4 a 1. Com a mudança da estratégia do saque e com mais eficiência no bloqueio, o Brasil conseguiu virar o placar do set. Apesar dos erros de contra-ataque, a equipe conseguiu pontos nos momentos mais difíceis em saques de Sheilla. Com três bloqueios em cima de Gamova nos últimos cinco pontos, a maior pontuadora do jogo até então, as brasileiras encaminharam para a decisão do set. O bloqueio que decidiu o set veio com Fabiana, fechando mais um set apertado com o placar de 25 a 22.
O tiebreak foi o momento mais equilibrado do jogo. As brasileiras cresceram, estiveram a frente desde o início, mas o set foi disputado ponto a ponto. Um erro da arbitragem, que deu fora uma bola dentro de Fernanda complicou o ímpeto brasileiro. Com erros no levantamento, o Brasil passou dificuldades no final do jogo. A Rússia passou a frente no placar e esteve sempre com o match point na frente. A sobrevivência do Brasil veio sempre nos pontos de Sheilla.
Em um bom saque de Fernanda Garay, a seleção brasileira passou a frente, depois de seis match points. Na primeira oportunidade que teve o ponto do jogo, as brasileiras fecharam a partida com ponto de Fabiana, vencendo por 21 a 19.
"Esse jogo foi a prova de que o time está mais do que vivo. Apesar do sofrimento, da dificuldade que a gente vem passando nesses dias, a gente sai fortalecida para o próximo jogo", afirmou Natália.
Com a vitória, o Brasil enfrenta pela semifinal a equipe do Japão. O jogo acontece na próxima quinta-feira (9), às 19h30. A outra semifinal será entre Estados Unidos e Coreia do Sul.
Fonte: Gazeta do Povo
Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!