Emigrante A minha ilha Santo Antão é terra de emigrantes. Há aqueles que vão para o exterior e há aqueles que vão para São Vicente. Deixam as montanhas íngremes de pedra vermelha para a cidade, deixam os vales verdejantes para o sol seco e poeirento. Deixam a pobreza para a esperança.
Santo Antão não tem universidade, e os alunos que tenham concluído o décimo segundo ano são forçado emigrar. Eles vão para Portugal, Brasil, algures nos Estados Unidos. Outros vão ao Mindelo, para além do canal, e outros como eu para a cidade da Praia.
Aqui podemos estudar e com um pouco de sorte encontrar um emprego. E também jogar voleibol. Eu sou passadora, jogo na equipa campeã regional há vários anos. O pavilhão desportivo tem pisos de madeira, as nossas uniformes são sempre em ordem e as minhas companheiras são também as minhas melhores amigas, talvez porque todas cobrimos o mesmo caminho.
Da ilha mais ao norte para a ilha mais ao sul, dos subúrbios distantes até a capital, do sossego dos pomares ao tráfego fumado. Como nos filmes, em busca de um sonho. Mas aqui eu não posso sonhar. Deixei os meus sonhos em Paul. Nas longas noites sentada nos degraus da casa conversando com amigas e ver passear os mesmos rostos antigos. Nas caminhada de quinhentos metros até a praça da Camara Municipal, no sal que o mar atrevido espalha nos rostos em noites de vento. Na minha equipa de volei, tão antiga e tão nova. Que a cada ano perde peças e todos os anos coloca novos. Uma árvore frutífera de atletas cujos frutos vão alimentado outras ilhas.
Agora nós, vestidas em cores diferentes, lutamos para ganhar o campeonato nacional. Se tivesse que disputar-lo contra a minha antiga equipa, sempre nova, talvez torceria para ela. Talvez.


























Sem comentários:
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!