YOUNG VOLEI: Mês de Abril agitado

sábado, 20 de abril de 2013

Share this history on :
O mês de Abril começou agitado com o início da preparação das Selecções Nacionais de Voleibol de Moçambique (masculina e feminina). Essa preparação tornou-se ainda mais interessante com a participação dos atletas convocados para as selecções em Torneios organizados na cidade de Maputo. O primeiro desses torneios foram os Jogos entre as Selecções Seniores da Cidade de Maputo com os actuais Campeões de Moçambique. O resultado foi uma combinação de emoção e espetáculo de voleibol a que se assistiu numa tarde. 

Seguiu-se a esses dois jogos um jogo entre a Pré-Seleção Nacional Senior Masculina e a equipa Senior Masculina da Autoridade Tributária de Nampula. O resultado foi um autentico espetáculo de voleibol que brindou os atletas, treinadores e outros espectadores que se dirigiram ao Pavilhão da Escola Secundária Francisco Manyanga para assistir a este embate. O resultado foi de 3 x 2 a favor da AT com os seguintes parciais 41-39, 20-25, 16-25, 27-25 e 11-15. 

A equipa da AT depois deste jogo continuou a sua preparação para participar no Campeonato dos Clubes Campeões Africanos a ter lugar em Tripoli, Líbia de 17 a 28 de Abril corrente, realizando jogos contra equipas do Botswana (Kalavango 0 x AT 5, BDF Police 2 x AT 3 e Kutlwano x AT jogo que não ficou concluido), tendo logo depois seguido viagem para o Campeonato na Líbia. Esta equipa com certeza conta com todo o apoio da nação, dado que é a primeira equipa moçambicana que participa num Torneio a este nível, na qualidade de ser Campeã da Zona 6. O objectivo desta equipe é claro, os lugares de pódio. Independentemente do resultado, o nome dos atletas e dos de todos que farão esta campanha, para sempre estarão escritos na história do voleibol em Moçambique, pelo facto de serem os pioneiros nestes terrenos. 

Depois dos jogos foram publicadas as listas com os cortes e as novas convocações para a seleção.

Lista actualizada da convocatória para a Seleção Senior Masculina

PONTAS:
João Majaque - Académica de Maputo 
Carlos Acácio (Litos) - Maputo JETS/FPLM 
Aldevino Nuvunga - Autoridade Tributária de Nampula 
Manuel Mavala (Trá) - Mcel de Maputo 
Oliveira Salazar - Costa do Sol de Maputo 

CENTRAIS:
Fidel Paizone - Mcel de Maputo 
Neuzio Mandlate - Mcel de Maputo 
Firmino Chinai - Hotso de Maputo 
Belton Simão - Autoridade Tributária de Nampula 

OPOSTOS:
Edilson Condela - Académica de Maputo 
Délcio Soares - Costa do Sol de Maputo 
Luís Miguel - Autoridade Tributária de Nampula 
Bruno Nhamussua - Mcel de Maputo 

PASSADORES:
Carlos de Sousa (Mulato) - Académica de Maputo 
Justino Tovela - Autoridade Tributária de Nampula 
Njanjira Caetano - Académica de Maputo 

LÍBEROS:
Sílvio Gove - Académica de Maputo 
Ernesto Chongo (Xai-Xai) - Académica de Maputo 

TREINADOR: Hildeberto Araújo (Beto) 
TREINADOR ADJUNTO: Manuel N´dere 
PREPARADOR FÍSICO: Joaquim Ferreira (Quim)

Outro evento a ter em conta que movimenta os praticantes de voleibol do país são a Liga UEM, organizada pela Escola Superior de Ciências de Desporto da Universidade Eduardo Mondlane e que movimentará os estudantes desta que é a maior instituição de ensino superior do país. Atenção especial deve ser dada ao facto de alguns dos estudantes que vão participar neste torneio alguns dos atletas que actuam em clubes da Cidade de Maputo, e até mesmo alguns que são chamados a Seleção Nacional. Este torneio movimentará as modalidades de Voleibol de Sala (masculinos e femininos), Futsal e Futebol - 11(somente em masculinos). 

A Associação de Voleibol da Cidade de Maputo, logo depois de concluir a seu Torneio de Abertura organiza o Campeonato da Cidade de Maputo. A primeira jornada deste Campeonato jogou-se no Sábado dia 13 de Abril, nos pavilhões da Francisco Manyanga. Este conta com a participação de vários clubes nos escalões de juvenis, juniores e seniores (masculinos e femininos). A primeira jornada teve os resultados seguintes:

Juniores Femininos - Graal F x UP 1 x 3 (24-26, 25-12, 20-25, 25-27) 
Seniores Femininos - Aliança x Académica B 3 x 0 (25-22, 25-14, 26-24) 
Seniores Femininos - Graal x Mahotas 0 x 3 (24-26, 18-25, 20-25) 
Seniores Femininos - Académica M x Hotso 3 x 0 (25-20, 25-20, 25-23) 
Seniores Femininos - UP x Maputo Jets/FPLM 3 x 0 (25-14, 25-20,25-18) 

Juniores Masculinos - Maputo Jets/FPLM x Hotso 3-0 (Falta de comparência) 
Seniores Masculinos - Maputo Jets/FPML Y x Mahotas 1 x 3 (15-25, 25-23, 09-25, 12-25) 
Seniores Masculinos - Académica M x Maputo Jets/FPLM K 3 x 1 (23-25, 25-19, 25-22, 25-20) 
Seniores Masculinos - Maputo Jets/FPLM Z x Académica B 3 x 0 (25-18, 25-15, 27-25) 
Seniores Masculinos - Costa do Sol x Hotso 3 x 0 (25-13, 25-21, 25-21) 

Além dos torneios já mencionados que decorrem na cidade de Maputo, começam a surgir torneios nas províncias com o objectivo de formar as seleções provinciais que vão representar as suas províncias no XI Festival de Jogos Desportivos Escolares a ter lugar este ano na província de Tete. Um exemplo disso é a província de Manica, que já realizou alguns jogos entre a seleção e os clubes locais. Já na Cidade da Beira (província de Sofala), iniciou no Sábado (13/04/13) um torneio patrocinado e organizado pelo Município local que envolve 14 equipas da província e que decorre na praia do Estoril. 

Outro assunto a ter em conta é a publicação do Manual Maningue Volei que é para atletas e treinadores, e fala sobre o treinamento em voleibol. Esse Manual foi escrito pelo actual selecionador nacional de seniores masculinos, Hildeberto Araújo (Beto) com a participação de Osvaldo Machava (Adjunto na Seleção Senior Feminina) que lançou recentemente o manual do seu clube. Os dois manuais têm o apoio da Federeção Moçambicana de Voleibol, dado que são manuais actualizados e que serão de grande utilidade para a melhoria do voleibol moçambicano. O Maningue Volei é gratuito e está disponível a quem estiver interessado, bastando para tal contactá-lo ao assistir os treinos da seleção masculina no pavilhão da Francisco Manyanga todas as tardes. 

Todas estas movimentações indicam que o nosso voleibol está vivo, não de boa saúde, mas que luta a cada dia que passa para poder sobreviver e se erguer/ estabelecer como uma das modalidades principais no nosso país. O importante não é somente tornar o voleibol melhor, mas sim, toná-lo mias conhecido, reconhecido, mais considerado, e acima de tudo, elevar o nível de competitividade a nível interno, bem como melhorar o nível de competitividade das equipas nacionais a nível regional, continental e mundial. Estes objectivos não devem ser de alguns de nós praticantes e amantes de voleibol, mas sim de todos nós que fazemos e movimentamos o voleibol. Mas há que notar que só os atingiremos se nos mantivermos unidos, tal como diz o velho ditado: ¨a união faz a força¨.


Augusto Messa Júnior, Young Volei
maisvoleibol 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!