DEPOIS DO JOGO: Como Organizar um Torneio de Praia

quarta-feira, 10 de abril de 2013

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Proposta de organização - Torneio Aberto na Praia

Esta informação só passará a formação quando a colocares em prática com todas as limitações que irás encontrar. Não hesites em colocar as questões que quiseres.

Esta informação será actualizada conforme as questões e soluções que forem sendo encontradas.

Primeiro faz porque gostas, segundo tens de ter amigos que façam por gosto também e convém terem uma praia ou caixa de areia por perto. Existem alguns passos a seguir

1- Pré Torneio

a) Material
- Certifiquem-se que têm material para o fazer (redes, postes, campos, bolas, apitos, boletins de jogo, marcadores, canetas) há coisas que podem faltar, nós em 2011 não tínhamos marcadores suficientes e tínhamos de pedir às duplas que levassem para o torneio as redes e bolas (Kit). Mas sempre que isto aconteça informem os atletas para este facto.

b) Agendamento
- Escolhe a data de preferência de acordo com a disponibilidade do pessoal que vai ajudar

c) Autorizações
- Liga para a Câmara Municipal (ou Junta) e procura chegar a quem normalmente trata dos eventos desportivos.
- Diz que pretendes organizar um torneio, se te responderem – “não há dinheiro e não podemos ajudar…” - vocês replicam – “CALMA! Nós só queremos que nos ofereçam/tratem/dêem as autorizações. Conseguem?!”.
- Aqui falem da necessidade do seguro, nos Municípios geralmente eles já têm estes mecanismos criados e é mais um pró-forma.
- Esta entidade ficará responsável por tratar de toda a papelada e geralmente ainda fica responsável pelo seguro dos atletas no torneio.
- Se não houver disponibilidade dirijam-se à capitania e demais entidades, normalmente nas capitanias informam acerca de quais as entidades a contactar.

d) Taxa de inscrição
- Esta servirá para comprar águas e atribuir prémios aos atletas e uma outra parte deverá reverter para instituições de apoio social.
- Contacta uma ou várias instituições e questiona acerca das suas necessidades e inclui isso na inscrição. (por exemplo: 10 paus/atletas + material escolar/alimentos)

e) Divulgação
- Após as autorizações serem dadas, divulga através de SMS, e-mail, Facebook, cartazes, telefona para quem conheces e pede para que o divulguem por pessoal amigo.
- Informações importantes: Data, Praia, Inscrição e Prémios.

Atribuição do Prémio
- Geralmente é atribuído 70 a 60% do total de inscrições
(1) Exemplo: 16 duplas inscrevem-se = 10pausx32atletas = 320paus - 60%prémio total 192paus | 1º 100paus | 2º 50 paus | 3º 40 paus. Os restantes 128paus deverão cobrir todas as despesas com água, sacos para o lixo, gelo, fruta e outros consumíveis. Se sobrar dinheiro usa para a prestação da casa e do carro ou para as férias.

f) Recolha de Inscrições
- 1 ou 2 pessoas devem actualizar a folha de inscrições (a segunda deve confirmar o trabalho da primeira)
- Nada como uma base de dados simples, recomendamos: Nome dos atletas, contacto de telefone, correio-e e número do BI (para o seguro).
- As inscrições devem ser recolhidas apenas por um canal para evitar duplicação de informação e esquecimentos, nós recomendamos por correio-e e com um assunto bem definido por exemplo: “Enviar inscrições para XX@XXX com o assunto: 31 de Abril – praia da Arruda.”
- Depois de encerrares as inscrições, imprime, recorta e separa em envelopes (masculino/feminino por exemplo) estes serão utilizados na reunião técnica durante o sorteio

No dia anterior ao torneio deves passar uma revista geral ao que tens de levar para a praia.

Check List (exemplo):
1- Autorizações
2- Kits
3- Redes
4- Bolas
5- Apitos
6- Boletins de jogo
7- Marcadores
8- Regadores
9- Envelopes
10- Quadro competitivo (grupos, eliminatória directa, dupla eliminatória)
a. Recomendamos o site: http://www.printyourbrackets.com/
11- Canetas
12- Folhas para identificação dos campos
13- Contactos dos atletas
14- Contacto dos Bombeiros (a resposta é mais rápida do que o 112 em caso de emergência)
15- Barraquinha da organização
16- Águas
17- Caixa para recolha de alimentos/roupa ….
18- Carrega o telemóvel com dinheiro e bateria
19- Liga para todos os que deverão ir contigo para montar campos
20- Som (microfone e pilhas ou bateria)
21- Protector solar
22- Águas
23- Lanche
24- Carro com gasolina sem possibilidade de ficar preso no estacionamento e pneus impecáveis
25- Óculos de sol
26- Estojo de primeiros socorros
27- Cadeiras de praia no mesmo número de kits/redes a utilizar
28- Cabos sobressalentes, caso hajam quebras durante os jogos
29- Marquem todas as bolas
30- Fita-cola
31- Varetas (tubos em pvc)
32- …

2- Dia do Torneio
Acordem bem cedo, normalmente para um torneio a iniciar às 9h (sorteio), nós estamos na praia um pouco antes das 7h se tivermos de montar 4 a 6 Kits (2 a 4 pessoas). Se forem menos kits estamos na praia por volta das 7h30. É mesmo muito importante que os atletas quando chegam à praia vejam que está tudo pronto para começar, se és atleta sabes disso, nada pior que chegar e ver malta a arrastar os pés com material por montar e a queixar-se da vida.

g) Zona de Organização
- Nomear 2 organizadores que se devem dedicar a manter o ritmo de jogos recolhendo os resultados e divulgando-os nos quadros, deverá também manter o pessoal a arbitrar jogos.
- A zona de organização não deve ser “invadida ou ocupada” por atletas.

h) Reunião técnica e Sorteio dos Jogos
- Reunião técnica serve para esclarecer dúvidas nomeadamente relativamente a critérios de arbitragem e a caso existam a nomeação de cabeças de série e informar que duplas estão atrasadas e colocar como patamar o adiamento de um jogo.
- Deverá ser feito na presença dos atletas e 20 minutos antes do primeiro jogo, quem faltar ou não informe o atraso ficará de fora do torneio. O sorteio deve ser feito pelos atletas retirando os nomes do envelope.

i) Jogos
- Pela ordem do sorteio.
- Não existem campos pré-definidos.
- Assim que um jogo termina deve começar o seguinte.

j) Arbitragem e mesa
- Sempre que possível será feita pela organização.
- Caso não seja possível, devem ser nomeados atletas ou mais complicado encontrar voluntários.
- Para alguém com experiencia e com o material adequado é possível apitar e registar os pontos no boletim.

k) Limpeza da Praia
- É importante que os atletas tenham consciência que são um exemplo para a sociedade e não se coíbam de recolher e deitar fora o lixo que encontrarem.
- RELATIVAMENTE ÀS TAMPAS DAS GARRAFAS DEVEM SER RECOLHIDAS SEPARADAMENTE HÁ SEMPRE INSTITUIÇÕES OU PESSOAS QUE NECESSITAM

3- Depois do Torneio
a. Ainda na praia agradece a todos os que estão presentes
b. Divulga os resultados
c. Faz o balanço
d. Envia o relatório para as entidades que te apoiaram na fase se autorização
e. Começa a pensar no próximo

Em traços gerais estas são as linhas para a organização de um torneio, no entanto este texto é apenas uma informação, para seres formado em torneios tens de colocar em prática e sentir na pele situações como: o apertar do horário, a gestão do número de sets a disputar em cada fase do torneio, manter todo o pessoal motivado para apitar jogos, não perderes a noção do compasso dos jogos e saberes que jogos em que campo…

Para levar o torneio a bom porto é necessário mão firme e definição clara de limites na reunião técnica, ninguém melhor do que os organizadores para conhecerem os seus limites.

Não tenham medo de errar, só não erra quem nada faz. É Muito importante encontrar erros em todos os torneios!

Boa Sorte e por favor coloca questões, sabemos que o texto pode não ser de fácil compreensão.


António Malveiro, depois do jogo
maisvoleibol 2013

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