Colunistas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Volei Falado: A culpa não morre solteira


Diz a sabedoria popular, que a culpa não morre solteira, e duma coisa é certa, não vai morrer.

Nos últimos anos, tem se visto e com algum desagrado o desaparecimento de alguns clubes de voleibol, bem não desaparecem totalmente mas a nível de escalões seniores assim parece, e a culpa normalmente vai nas más gestões de quem os gere.

Actualmente e acompanhando a modalidade ao distante, vejo com alguma tristeza um clube que parece caminhar para o abismo do desaparecimento e tudo por culpa das ditas más gestões ao longo de várias épocas desportivas.

Ainda recentemente e se estarão lembrados foi falado aqui por mim, sobre a opinião que tinha dos clubes que partilham o futebol com outras modalidades. Na nossa primeira divisão encontramos alguns e o certo é que aqui e ali, vão se lendo noticias sobre as dificuldades que alguns clubes sentem nas gestões, falta de apoios, jogadores que não recebem, clube que retira os poucos apoios conseguidos para o futebol, a rescisão de alguns atletas com os seus clubes e o blá blá do costume. Assim sendo a pergunta que coloco será, de quem é a culpa?

Não estando a crer citar nomes, porque não os sei, para mim a culpa é do responsável máximo de quem gere o clube, ou seja, o seu presidente.

O facto é que alguns clubes e na sua maioria com a prática do futebol canalizam todos os esforços e apoios para esta modalidade, o resto apenas serve para preencher papel e campanhas eleitorais. Estes ditos presidentes dão o dito por não dito num ápice, prometem mundos e fundos, quando a modalidade ganha todos são os maiores e depois foto aqui e ali, noticia aqui e ali e mais uma vez as coisas ficam por ai, esquecem-se do resto. Na verdade, muitos são os chamados directores que conseguem gerir com muito pouco, e que ainda assim lá vão conseguindo alguns pequenos milagres, contudo por muito que fazem o certo é que dum momento para o outro o desgaste emotivo, físico e psicológico começa a tomar conta destes directores e o resultado final é a saída, alguma com saudade e outras com lamentos, pois existem sempre culpas.

Voltando um pouco acima, podia citar o clube em questão, mas simplesmente não o farei, embora possa dizer que actualmente está nos lugares de descida na actual classificação, e por muito que custe, até existem pessoas que apostam que esse clube na próxima temporada não estará entre os grandes do primeiro escalão, e que se tal acontecer é certo que com a crise actual que existe nesse clube, o mesmo não conseguirá regressar ao escalão principal, embora ainda exista quem acredite que um ou outro clube desistam e assim existiria uma vaga por preencher, mas as coisas não são bem assim como muitos pensam.

Se inicialmente a culpa pode ser atribuída aos presidentes desses clubes, pois são eles os órgãos máximos, será que ainda existam mais culpados em toda esta história?

A meu ver existem, pois então e os presidentes das associações e da federação, o que fazem eles para conseguirem com que os clubes cumpram com as suas obrigações, pois na sua maioria e é quase sabido por todos, que os clubes tem obrigações a cumprir e em vários pontos, desde a entrega de boletins de jogo, a inscrição de atletas, treinadores, directores e outros demais, o policiamento dos jogos e etc, aos quais muitos não cumprem e que dão em algumas pequenas coimas, ou multas, como lhe queiram chamar, mesmo assim é conhecido que muitas dessas multas não são pagas, mas se assim é, então o porque delas existirem, que fazem as federações e associações para que os seus filiados cumpram.

Então assim sendo também eles são culpados pelo estado em que se encontram alguns destes clubes, porque assim sendo também colaboram para o aprofundamento endividamento da modalidade.

A meu ver e acompanhando alguns seminários sobre gestão e outros temas relacionados com os clubes, a criação de algo parecido com uma liga de clubes ou até mesmo fazer com que as diversas modalidades se fundissem em torno duma SAD e gerirem há parte, seria a solução ideal, mas como sempre, os todos poderosos e gananciosos assim não acham, e o mais certo é que daqui por alguns anos, tal como os dinossauros iremos ver e assistir há extinção da mesma. 

Uns sobrevivem e outros desaparecem.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!