Portugal: SC Braga estreia-se no campeonato com vitória

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Share this history on :
Teve início este fim-de-semana o campeonato nacional de voleibol feminino da 1ª Divisão.

Constituído pelas 10 melhores equipas portuguesas, com 2 equipas da ilha da Madeira (Sports Madeira e Câmara de Lobos), uma dos Açores (Ribeirense), uma do sul do país (Belenenses), sendo as restantes seis equipas do norte (Sporting de Braga, Académico da Trofa, Castêlo da Maia, Gueifães, Santo Tirso e Leixões) provando-se assim que a grande força do voleibol português continua no norte do país.

O grande favorito deste campeonato será o Ribeirense, atual campeão nacional. Apesar de ter sofrido grandes mexidas no seu plantel, o conjunto da ilha do Pico tem uma capacidade financeira muito superior à da concorrência, o que lhe tem permitido contratar jogadoras estrangeiras de excelente nível. 

Na época passada o seu grande rival foi o Académico da Trofa, mas as grandes dificuldades financeiras por que passou e passa, provocaram a debandada das suas principais jogadoras nacionais e estrangeiras e por esta razão dificilmente o Trofa será novamente rival do Ribeirense. A provar isto mesmo, registe-se a derrota do Trofa, em casa, neste fim-de-semana por 0-3, frente ao recém- promovido Castêlo da Maia, com os parciais de 15-25, 15-25 e 23-25.

O grande candidato a disputar o título de 2011/12 com as açorianas, poderá ser o Gueifães que na jornada inaugural do campeonato, bateu em casa o Ribeirense por 3-2 (25-23; 13-25; 25-23; 20-25 e 19-17).

Equipas como o Leixões, que este fim-de-semana derrotou o Belenenses por 3-0 (25-22; 25-18 e 25-7) e como o Sports Madeira que também derrotou o vizinho Câmara de Lobos por 3-0 (25-14; 25-18 e 25-13), partem igualmente para este campeonato com algumas aspirações, tendo ambos os conjuntos se reforçado bem. 
 
No jogo de Santo Tirso, o Sporting de Braga entrou no campeonato da melhor forma, obtendo uma vitória por 3-0 perante um adversário que relativamente à época anterior perdeu “pedras” influentes e perante o qual o Braga também na época anterior, não conseguiu nenhuma vitória nos 3 jogos realizados.
O resultado de 3-0 (19-25; 26-28 e 17-25) poderá fazer transparecer um jogo fácil para as bracarenses o que de facto não aconteceu. Embora sem realizarem uma boa exibição, as bracarenses foram umas justas vencedoras e só conseguiram os 3 pontos em disputa porque atuaram durante todo o jogo com grande determinação e porque demonstraram que queriam muito vencer este jogo inaugural.

O Sporting de Braga entrou para este encontro com um “7 inicial” muito semelhante ao que apresentou na época passada e o facto de poder ter mantido a estrutura base da equipa, ao contrário do Santo Tirso, possibilitou um melhor entrosamento e entendimento entre as jogadoras e poderá ter sido um dos fatores determinantes na vitória.

Na verdade, a única cara nova deste Sporting de Braga 2011/2012, foi a central Catarina Mineiro, ex-Santo Tirso. De resto, o técnico bracarense João Lucas, apresentou as 2 pontas da época anterior (Mariana Falcão e Mariana Filipe), a mesma distribuidora (Marina Costa), a mesma libero (Vera Silva) com a outra libero (Xana Fernandes) a entrar no 3º set, a mesma oposta (Alexis Rodrigues) e as mesmas centrais, Bárbara Julião nos 1º e 2º sets e Sara Barata no 3º. Apenas não foram utlizadas as pontas Ana Margarida e Luciana Braga e a central Ana Rita Barros.



No próximo sábado, pelas 19H00, na nave 1 da Universidade do Minho, o Sporting de Braga receberá pelas 19H00 o conjunto de Gueifães e esta será a primeira oportunidade para que os adeptos do Sporting de Braga e os adeptos do voleibol possam assistir a um jogo de elevado nível entre duas das melhores equipas do voleibol português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!