Moçambique: 1.º Curso de Capacitação de Técnicos no Município da Matola

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Share this history on :

Projecto Involeibol e Associação Juvenil Hotso

Começou no Passado dia 04 de Outubro, o Curso de Capacitação de Técnicos no Município da Matola

O Técnico Brasileiro Hildeberto Araújo, Ex-selecionador Nacional, começou com o ciclo de palestras para a capacitação de treinadores de voleibol na Matola, este primeiro encontro, foi na Escola Secundária da Zona Verde, e contou com um número de 12 formandos, envolvendo interessados da Cidade e Província de Maputo.

Os futuros treinadores de voleibol, são de diversas categorias, entre eles: Licenciados em Educação Física, Professores de Educação Física, actuais Treinadores de Voleibol e Atletas de Voleibol. Espera-se que o número aumente, como já vem se verificando, mesmo que o Técnico Brasileiro se apresenta satisfeito com o número pois contava nesta primeira fase capacitar uma média de 10 treinadores.

O foco da primeira palestra, foi a apresentação do programa, do formador e dos formandos. Foi muito interessante a primeira fase, o formador deu uma visão geral de o que é o voleibol actual e o que lhe diferencia do voleibol dos anos 80, mostrando com isso, a necessidade de se obter conhecimentos técnicos sobre o treinamento, os formados por sua vez, apresentaram as suas maiores dificuldades no processo de treinamento, o que permitirá ao técnico fazer uma planificação adequada da formação.

Mostrou-se a necessidade de se obter um ginásio e um campo para formação prática.

É importante salientar que a formação inclui profissionais da área de: Preparação Física, Psicologia do Desporto, Medicina do Desporto e técnicos de outras modalidades.

Foi distribuído o primeiro material que consistiu no Planeamento de Voleibol de Sala Masculino (X Jogos Africanos) elaborado por Hildeberto Araújo, Estratégias de Revitalização do Desporto, do Ministério da Juventude e Desportos e a Lei nº 11/2002 de 12 de Março, Lei do Desporto.

Espera-se que os encontros sejam semanais e que tenham um prazo de 8 a 10 semanas.

No fim do curso, espera-se que os formados tenham conhecimentos teóricos e práticos do voleibol actual, saibam definir os padrões de treinamento adequados, formulação de tácticas boa nutrição dos atletas.

O Involeibol colheu algumas entrevistas dos formandos sobre o significado deste curso.

Pedro Fernando Ponza
É mais um curso que é merecido, uma vez que faço parte da área desportiva também, sou professor de educação física numa das escolas daqui da Província de Maputo, nomeadamente Escola Secundária de Infulene, sou Formado também em Educação Física pela Universidade Pedagógica, creio que pela explanação que eu vi aqui, digo que ele explana muito bem, com segurança, conhecedor da matéria, e a aprendizagem e um processo continuo que não para, acho que é mais um ganho estar aqui, vou até ao fim do curso e gostaria que tudo corresse bem do meu lado e dos companheiros que estão comigo.

É um elogio de facto ser a Matola a primeira, não estou a ser egoísta, podia ser a Cidade de Maputo a primeira, mas foi aqui e vai ser um ganho porque estou a ver muitos jovens, professores e outros jovens que fazem parte do desporto a nível da comunidade por ai em diante, que estão a empenhar-se a participar também neste curso, eu acho que é uma mais-valia, vai servir a este nosso povo que precisa mesmo, e expandir esta modalidade de voleibol porque eu acho que esta esquecida
”.

Celeste Chirindza
Gostei da iniciativa, acho que vale a pena porque é algo que vai ajudar a nós os treinadores da Matola a nos estimularmos, primeiro como ele disse, porque o próprio treinador tem que ter estímulo e optimista do trabalho que ele faz, para que depois possa estimular os seus atletas, eu acho que é uma coisa que estava a faltar a nível da Cidade da Matola, acredito que vamos crescer a nível do voleibol.

É de louvar que ele tenha tido esta iniciativa a nível da Matola uma vez que nem na Cidade de Maputo existe treinadores de alto nível, isso demonstra que Matola parece que alguém olha para Matola e a Matola está a cresce muito, acredito que nos vamos crescer a nível do voleibol e vamos expandindo não só para a Cidade de Maputo, mas, também pelas outras províncias pelo pais
”.


Para ver foto-reportagem, clica aqui!

(Agradecimentos a toda equipa de colaboradores do INVOLEIBOL)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!