Liga Mundial: Portugal e Sérvia chegam este fim-de-semana ao momento de todas as decisões

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Share this history on :
Os jogos de sábado e domingo, ambos às 16h00, no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, são cruciais para as aspirações das duas selecções. Mais para a portuguesa, que não pode ceder pontos na corrida ao segundo lugar na Poule C, já que o primeiro lugar muito dificilmente sairá das mãos hábeis e seguras da Argentina.

Os sérvios ainda podem sonhar com a liderança da poule, mas para isso terão de vencer em Portugal e na recepção aos argentinos, na sexta e última jornada da Fase Intercontinental da Liga Mundial… e esperar que os argentinos não vençam os dois jogos com os finlandeses.
Missão muito difícil, mas não impossível…

Num grupo tão competitivo como a Poule C, as vitórias em casa tornam-se decisivas e, como consequência, o público terá uma influência importante na exaltação do moral das hostes da selecção local.
Depois da viagem atribulada de cerca de 90 horas na deslocação à Argentina, concluída com dois desaires, a Selecção Portuguesa quer emendar a mão e dois triunfos sobre a Sérvia constituiriam uma excelente oferenda para os seus adeptos, bem como seriam «ouro sobre azul» no alimentar do sonho da qualificação.

A selecção orientada por Juan Diaz ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao segundo lugar, que vale a passagem à fase final, a disputar de 6 a 10 de Julho em Gdansk-Sopot, na Polónia, e a última palavra será dada este fim-de-semana pelos jogadores, que estão conscientes de que terão de mostrar outra postura, mais ambiciosa e mais de acordo com as características que lhes apontam: tranquilidade, garra, espírito de entreajuda, pois só assim conseguirão vergar uma selecção que é terceira no ranking mundial e já deu provas do seu valor…

Na Sérvia, há quinze dias, Portugal e Sérvia repartiram irmãmente as vitórias, mas desigualmente em pontos: Portugal venceu por 3-2 e a Sérvia por 3-0.

As três semanas de viagem, principalmente a atribulada e longa viagem para a Argentina, deixaram mossas, algumas visíveis, como o cansaço, e outras invisíveis, na Selecção Nacional, orientada por Juan Diaz.

Flávio Cruz que apresentava dores num ombro, foi pouco utilizado na Argentina, mas parece estar a recuperar bem e a situação deverá estar ultrapassada antes dos jogos com os sérvios.

Estamos a tratar de recuperar física e mentalmente os jogadores e a prepará-los o melhor possível para os dois desafios que vamos enfrentar na Póvoa de Varzim. Acreditamos que vão reagir de uma forma positiva e encarar os dois desafios com responsabilidade, conscientes de tudo o que está em jogo. Não queremos é que se sintam pressionados e entrem em campo muito tensos, pois isso já aconteceu este ano e com resultados funestos.
Depois da época que fizeram no ano passado, não esperávamos que alguns jogadores acusassem desta forma a participação na Liga Mundial, mas esta também é uma competição muito diferente daquelas que disputámos no ano passado
”, salienta o Seleccionador Nacional, alertando:
Esta fase é decisiva para os nossos objectivos: a manutenção na Liga Mundial e tentar agarrar a possibilidade de podermos chegar ao segundo lugar do grupo.
Para isso, temos de jogar muito bem e com tranquilidade e, para além disso, de vencer, no mínimo, três dos quatro jogos que nos faltam disputar.
Perdemos uma grande oportunidade na Sérvia, pois ficou bem patente que podíamos ter ganho os dois jogos, mas os erros crassos que cometemos pagam-se caro numa competição tão exigente como a Liga Mundial
".

O técnico luso-cubano acredita que desta vez a história vai ser muito diferente:
Quando a vitória está na palma da mão, temos de cerrar a mão e não a deixar fugir.
Os jogadores estão mentalizados para isso e querem entrar em jogo e dar o máximo, primeiro com a Sérvia e depois, na próxima semana, na Finlândia.
A Sérvia está a debater-se com alguns problemas, já que era considerada favorita e neste momento ainda não sabe se consegue qualificar-se.
Já os defrontámos e vimos que são adversários acessíveis e agora temos é de pensar em nós e tratar de vencer os jogos
”.

O estágio permanente da Selecção Nacional realiza-se no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.
 
Fonte: FPVoleibol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Todos os comentários serão revistos pela administração antes de serem publicados
- Palavras ofensivas serão removidas
- Os comentários não reflectem a opinião dos autores
- Não coloque links no comentário para divulgar outro blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Administração agradece que não comente em "anónimo"
Este blog respeita todos os seus leitores. Obrigado pelo comentário!